SóProvas


ID
974605
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal

NÃO se trata de método de identificação judiciária ou policial:

Alternativas
Comentários
  • Absurdo essa alternativa. Ferrete era a marcação através de ferro em brasa. As outras alternativas todas fazem parte  da identificação judiciária ou policial.

  • Não entendi o porque da resposta ser a letra: a) ferrete.

    Antropometria:conjunto de técnicas utilizadas para medir o corpo humano ou suas partes.

    Retrato falado: é a representação de uma pessoa por meio de uma imagem, segundo a abstrata descrição de seus aspectos físicos gerais, específicos e características distintivas.

    Sistema dactiloscópico de Vucetich: Compreende a identificação utilizando as impressões de todos os dedos de ambas as mãos.


  • Também achei absurdo, mas (depois de ter errado a questão) encontrei esta informação:

    Identificação judiciária: a identificação judiciária ou policial independe de conhecimento médico, sua fundamentação reside no uso de dados antropométricos e antropológicos para a identidade civil e caracterização dos criminosos.

    Processo antigo: ferrete e mutilação.

    Fonte: http://www.jurisway.org.br/v2/cursoonline.asp?id_curso=867&id_titulo=10954&pagina=28

    Como podemos perceber a informação leva em consideração os aspectos antropométricos, contradizendo o gabarito, que aponta a alternativa B. Talvez esta alternativa seja a correta por não considerar a antropometria um método. De qualquer maneira, fica a dúvida.

  • O ferrete ou ferro em brasas é uma ferramenta usada para marcar gado, madeira, couro, escravos, certas outras pessoas e - atravês da moda mais recente - carne como steak. A ferramenta é de metal, normalmente ferro, e é aquecida até que fique vermelho e pressado contra o objeto a gravar. (No sentido figurativo ferrete significa também o próprio sinal de ignomínia estigma ou labéu deixado pelo ferro em brasa.) Distingue-se a gravação de madeira e pessoas com pirógrafo, agulhas aquecidas etc. para gravações a mão livre.

    portanto a questão está errada.

  • Não sei ao certo pq antropometria não é considerada método de identificação, mas por eliminação dava pra acertar (procurei o item menos certo). Os métodos que conheço são: ferrete, técnica de icard, mutilação, sistema dermográfico de bentham, assinalamento sucinto, retrato falado, fotografia, fotografia sinalética, sistema antropométrico de Bertillon (bertilhonagem), desenho digital, desenho palmar/ou plantar, análise da íris, sistemas flebográficos.

    Dentre esses o sistema antropométrico de Bertillon parece com o conceito de Antropometria, mas não sei qual a diferença.

  • Questão absurda, teratológica, não sei como não foi anulada. Vejamos o que diz Delton Croce:

    Letra a) Certa -  2.3 -  Identidade policial ou judiciária  - 2.3.1. Processos (métodos) antigos - No passado as leis prescreviam medidas de extremo rigor, bárbaras e cruéis, para o assinalamento dos malfeitores, sobretudo reincidentes, como símbolos, letras, flor de lis, marcas na fronte ou em outras áreas por ferro incandescente (o tal do ferrete), mutilações das orelhas e nariz, ablação da língua, avulsão dos dentes etc.

    Letrab) Certa -  2.3.2. Bertilonagem -  Tem por base a antropometria - 2.3.2.1.Antropometria - Preconiza as medidas dos diâmetros longitudinal e transversal do crânio, o diâmetro bizigomático, o tamanho dos dedos médio e mínimo, o do antebraço e do pé do lado esquerdo do corpo, a altura da orelha direita, a cor da íris esquerda, a estatura, a envergadura e a altura do busto...

    Letra c) certa - 2.3.2.2. Retrato falado - É obtido pela descrição analítica dos caracteres antropológicos, morfológicos e cromáticos da face, em assinalamento sucinto de frente e perfil direito da fronte, nariz e orelha, supercílios, cabelos, barba, bigode, rugas, tatuagens,cicatrizes, nevos, verrugas, pálpebras, órbitas, olhos e sua cor, tudo codificado em expressões convencionais: pequeno, médio e grande.

    Letrad) Certa - 2.3.3. Dactiloscopia  -De origem grega (daktilos, dedos; scopein, examinar), tem hoje consagração universal.  -A dactiloscopia estuda as impressões digitais, que são vestígios e marcas deixadas pelas polpas dos dedos graças à substância gordurosa secretada pelas glândulas sebáceas em quase todos os locais de crime e em objetos os mais variados, como a superfície lisa de vidros, espelhos, copos, móveis, louças e faianças, armas, facas, frutas,folhas de plantas, luvas. Interessa, portanto, diretamente à Justiça, para apontar autor de delito pela impressão digital deixada em local de crime, reincidências etc.

    Esquematizando: 

    2.3 - Identidade policial ou judiciária

         2.3.1. Processos (métodos) antigos – Ferrete

         2.3.2. Bertilonagem  Tem por base a antropometria.

              2.3.2.1. Antropometria

              2.3.2.2.Retrato falado

         2.3.3. Dactiloscopia 

    Delton Croce, 8ª ed. Manual de Medicina Legal. Saraiva

  • Perfeito meu caro Alex Santos!! Apenas para complementar, Genival Veloso de França tb classifica o método antropométrico de Bertillon como meio de identificação criminal, ou melhor, classifica como o primeiro método científico de identificação. Tanto que na conclusão do assunto assim descreve: "mesmo em desuso... grande valor histórico pelo motivo de ter sido a base dos atuais processos científicos da identificação civil ou criminal."


    Ainda que alguém alegue que o próprio autor afirme que o processo está em desuso, vamos entender oq raios é "ferrete". Ainda segundo Veloso teria sido provavelmente o primeiro método de identificação - leia-se identificação do cara ou mulher que fizesse alguma mer**. É aquele método de marcar a pessoa com um ferro fervendo...


    Sério que a banca considerou que antropometria não é método de identificação criminal e considerou o ferrete como sendo???

    Parabéns hein...

  • Identificação judiciária: Processos antigos, Assinalamento sucinto, Fotografia simples,

    Retrato falado, Sistema antropométrico de Bertillon, Sistema geométrico de Matheios,

    Sistema dermográfico de Bentham, Sistema craniográfico de Anfosso, Sistema otométrico

    de Frigério, Sistema oftométrico de Capdeville, Sistema oftalmoscópico de Levinsohn,

    Sistema radiológico de Levinsohn, Sistema flebográfico de Tamassia, Sistema flebográfico

    de Ameuille, Sistema palmar de Stockes e Wild, Sistema onfalográfico de Bert e Viamay,

    Sistema poroscópico de Locard, Fotografia sinalética, Sistema dactiloscópico de Vucetich

    e Registro inicial de identificação (recém-nascidos)