REVISTA DE MEDICINA - 30 AGOSTO 1940 - A REAÇÃO DE UHLENHUTH EM MEDICINA LEGAL - ARNALDO AMADO FERREIRA Docente-Livre, 1.° Assistente, Chefe de Lab. do Depart. de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo: "Dentre as reações biológicas empregadas na prática médico-legal, destinadas ao diagnóstico específico de sangue, salienta-se, sem dúvida, como a melhor, a soro precipitação, também denominada de prova de Uhlenhuth, por ter sido esse cientista tudesco quem primeiro a utilizou para fins forenses''.
O método mais seguro é o da albumina reação ou processo de UHLENHUTH (Este método consiste em colocar o sangue a ser pesquisado em contato com o soro preparado de diversos animais, ex: sono anti-humano). Diante do exposto, a questão esta certo até a palavra "albuminorreação", mas quando se expõe "se presta à especificação do tipo étnico fundamental", erra a alternativa porque como foi dito ela se presta para colocar o sangue a ser pesquisado em contato com o soro preparado de diversos animais. Como estamos falando em sangue em medicina legal vamos lembrar alguns conceitos que acho importante em local de crime:
REAÇÃO DAS OXIDASES - água oxigenada sobre a mancha suspeita (dá "efervescência" quando positivo):
• Técnica de Adler-Ascarelli = Reagente de benzidina
• Técnica Kastle-Mayer (vermelho)
– PROVA DA QUIMILUMINISCÊNCIA - o reativo (Luminol) adere na mancha de sangue, tornando-a fluorescente à luz ultravioleta.
– Luminol é uma substância química criada em 1928 por H. O. Albrecht. É um produto que é preparado misturando-se o luminol propriamente dito, com uma substância à base de peróxido de Hidrogênio ( água oxigenada), que reage muito lentamente. quando essa mistura entra em contato com o sangue humano, utiliza o ferro presente na hemoglobina como agente catalisador
causando uma reação de quimiluminescência.
Provas de Certeza, específicas quanto à presença de elementos ou
– hemácias podem ser vistas por ICAS ou propriedades do sangue
TÉCNICAS HISTOLÓGICAS - as microscopia com ou sem corar – TÉCNICAS MICRO-QUÍMCRISTALOGRÁFICAS:
• Cristais de Teichmann (1853) - identificam hematina;
• Cristais de Lecha-Marzo ou de Takayama - identificam hemocromogênio;
• Cristais de Guarino - identificam hematoporfirina.
FONTE: TODAS ESSAS INFORMAÇÕES FORAM RETIRADAS DA APOSTILA DA Prof.ª Dra. Adriana Onesti apostila de Medicina Legal , paginas 29 e 30 e REVISTA MÉDICA DE MEDICINA LEGAL PAGINA 140.