SóProvas


ID
974608
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

NÃO é correto o que se afirma em :


Alternativas
Comentários
  • Letra "A"

    O método da albumina reacção ou processo de UHLENHUTH é um processo para identificação de sangue. Este método consiste em colocar o sangue a ser pesquisado em contacto com o soro preparado de diversos animais.


  • REVISTA DE MEDICINA - 30 AGOSTO 1940 - A REAÇÃO DE UHLENHUTH EM MEDICINA LEGAL  - ARNALDO AMADO FERREIRA Docente-Livre, 1.° Assistente, Chefe de Lab. do Depart. de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo: "Dentre as reações biológicas empregadas na prática médico-legal, destinadas ao diagnóstico específico de sangue, salienta-se, sem dúvida, como a melhor, a soro precipitação, também denominada de prova de Uhlenhuth, por ter sido esse cientista tudesco quem primeiro a utilizou para fins forenses''.

    O método mais seguro é o da albumina reação ou processo de UHLENHUTH (Este método consiste em colocar o sangue a ser pesquisado em contato com o soro preparado de diversos animais, ex: sono anti-humano). Diante do exposto, a questão esta certo até a palavra "albuminorreação", mas quando se expõe "se presta à especificação do tipo étnico fundamental", erra a alternativa porque como foi dito ela se presta para colocar o sangue a ser pesquisado em contato com o soro preparado de diversos animais. Como estamos falando em sangue em medicina legal vamos lembrar alguns conceitos que acho importante em local de crime:

    REAÇÃO DAS OXIDASES - água oxigenada sobre a mancha suspeita (dá "efervescência" quando positivo): 

    • Técnica de Adler-Ascarelli = Reagente de benzidina 

    • Técnica Kastle-Mayer (vermelho)

    – PROVA DA QUIMILUMINISCÊNCIA - o reativo (Luminol) adere na mancha de sangue, tornando-a fluorescente à luz ultravioleta.  

    – Luminol é uma substância química criada em 1928 por H. O. Albrecht. É um produto que é preparado misturando-se o luminol propriamente dito, com uma substância à base de peróxido de Hidrogênio ( água oxigenada), que reage muito lentamente. quando essa mistura entra em contato com o sangue humano, utiliza o ferro presente na hemoglobina como agente catalisador 

    causando uma reação de quimiluminescência. 

    Provas de Certeza, específicas quanto à presença de elementos ou 

    – hemácias podem ser vistas por ICAS ou propriedades do sangue 

    TÉCNICAS HISTOLÓGICAS - as microscopia com ou sem corar – TÉCNICAS MICRO-QUÍMCRISTALOGRÁFICAS: 

    • Cristais de Teichmann (1853) - identificam hematina; 

    • Cristais de Lecha-Marzo ou de Takayama - identificam hemocromogênio; 

    • Cristais de Guarino - identificam hematoporfirina.

    FONTE: TODAS ESSAS INFORMAÇÕES FORAM RETIRADAS DA APOSTILA DA  Prof.ª Dra. Adriana Onesti apostila de Medicina Legal , paginas 29 e 30 e REVISTA MÉDICA DE MEDICINA LEGAL PAGINA 140.




  • A Fórmula de Retzius é baseada na largura x 100/ comprimento do crânio, o Dolicocéfalos é ou < 75 da base do crânio, o Mesaticéfalos é entre  75 e 85 também na base do crânio e finalmente o Braquicéfalos > 85.

  • O método uhlenhuth é usado para determinação da espécie humana através de amostra de sangue.

    É um método de albuminorreação e consiste numa reação de antígeno e anticorpo. 

  •  

    O método da albumina reacção ou processo de UHLENHUTH é um processo para identificação de sangue e ele se prestar para determinação de ser da espécie humana o referido sangue •

    O erro está  em dizer que tal exame é capaz de identificar a espécie de ser humano como calcasico negroide etc Este método consiste em colocar o sangue a ser pesquisado em contacto com o soro preparado de diversos animais e ocorrera reação de antígeno anticorpo e assim verificar se trará de ser humano.

  • A) INCORRETA-  Arnaldo Amado Ferreira ( Da técnica médico-legal na investigação forense, São Paulo, Revista dos Tribunais, 1962, p. 391 e 392) o modo de proceder da reação de Uhlenhuth: “No tubo n. 1 coloca-se 0,9cm3 do macerado da mancha diluído a 1/00, cuja especificidade se quer determinar e se adiciona 0,1cm3 de soro precipitante anti-humano. No tubo n. 2, 0,9cm3 da solução de cloreto de sódio a 8,5/00, com o qual se macerou a mancha de sangue e 0,1cm3 de soro precipitante anti-humano. No tubo n. 3, 0,9cm3 duma solução de sangue humano a 1/00 e 0,1cm3 de soro precipitante anti-humano. No tubo n. 4, 0,9cm3 duma solução de sangue humano a 1/00 e 0,1cm3 de soro normal de um coelho que não foi injetado. No tubo n. 5, 0,9cm3 duma solução a 1/00 de sangue de um coelho não inoculado e 0,1cm3 de soro precipitante anti-humano. No tubo n. 6, 0,9cm3 duma solução de macerado de um pedaço de pano da mancha, porém retirado dum ponto não manchado de sangue e 0,1cm3 de soro precipitante anti-humano. Os tubos são imediatamente levados à estufa, a 37ºC, por vinte minutos a meia hora. Nos tubos n. 1 e 3, se o material for de procedência humana, notarse- á um precipitado de colorido branco, sob forma de anel, no limite separativo dos líquidos em presença. Os tubos 2, 4, 5 e 6 são para comprova da reação. O soro precipitante fica sempre no fundo do tubo, porque é mais denso que as soluções em exame''.

    B) CORRETA-  Segundo FRANÇA "A primeira providência é saber se o material mandado a exame é sangue. Para tanto, utiliza-se uma técnica muito simples, que consiste na procura dos cristais de Teichmann. Para evidenciar esses cristais, coloca-se um pouco do material sobre a lâmina, cobre-se com a lamínula e deita-se uma gota de ácido acético glacial, levando-a ao calor para uma evaporação lenta, repetindo-se algumas vezes o mesmo processo. Em seguida, leva-se a lâmina ao microscópio e, nos casos positivos, observa-se a presença dos cristais, de forma rômbica, alongados, cor de chocolate, isolados ou em grupos ou em forma de charuto ou de roseta, conforme a disposição em que se encontrem". FRANÇA, GENIVAL VELOSO DE- Medicina Legal, Guanabara Koogan, p. 139.

    C) CORRETO- FÓRMULA DE RETZIUS = LARGURA X 100/COMPRIMENTO CRÂNIO

    D) CORRETO- sob o aspecto microscópico, utiliza-se os canais de HAVERS- Segundo FRANÇA: " a) no homem, é em número três vezes maior do que no animal; b) no homem, seu diâmetro é superior a 25 micra e, no animal, inferior a 25 micra; c) o número de canais no homem é de dez por campo e de 40 no animal; d) a direção dos canais no homem é sempre paralela ao grande eixo da diáfise e irregular no animal"- FRANÇA, GENIVAL VELOSO DE- Medicina Legal, Guanabara Koogan- p. 811.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A 
  • a) O método de Uhlenhuth utiliza a albuminorreação e se presta à especificação do tipo étnico fundamental

    SE PRESTA A DETERMINAR SE UMA AMOSTRA DE SANGUE É HUMANO OU ANIMAL.


  • GAB.A

    O método da albumina reacção ou processo de UHLENHUTH é um processo para identificação de sangue. Este método consiste em colocar o sangue a ser pesquisado em contacto com o soro preparado de diversos animais.