-
JURIS WAY : "...o tórax do homem assemelha-se a um cone invertido; o da mulher tem a semelhança de um ovóide...". Portanto a letra "B" está incorreta.
.
-
Letra a) correta - Sexo médico-legal: - É a bacia (pelve),contudo, que fornece os caracteres diferenciais mais importantes. Integrante do nobre mister da maternidade, a bacia feminina tem constituição mais frágil que a do homem e maiores os diâmetros transversais; a grande e a pequena bacia,mais largas, o sacro mais baixo e côncavo somente na sua metade inferior(...) As dimensões verticais da bacia masculina sobrepujam as correspondentes da bacia feminina.
Letra b) errada – O tórax na mulher tende à forma ovóide, mais achatado no sentido ântero-posterior, e no homem, à forma conóide.
Letra c) certa – Sobre a determinação deidade: As rugas, flacidez, a secura e a pigmentação da pele e nos olhos, ocírculo colesterínico (arco senil) são sinais de velhice.
Letra d) certa – Não só fêmur e tíbia, mas perônio, úmero, rádio e cúbito também são importantes. Elas são usadas para definir estatura geral em duas importantes tabelas: a osteométrica de Broca e ade Étienne-Rollet, que pelo tamanho destes ossos específicos conseguem determinar o tamanho da pessoa.
Delton e Croce. Pag. 75. Manual de medicina legal. 8ªed.
-
A) CORRETO- O exame do esqueleto completo permite diagnóstico diferencial do gênero em 94% dos casos. Além disso, os ossos que fornecem subsídios de valor são em primeiro lugar a pelve, seguindo-se do crânio, o tórax, o úmero e o atlas (ARBENZ, 1998).
B) INCORRETO- Mulher- tórax formato ovoide; homem com forma conoide.
C) CORRETO- "O elemento mais significativo no estudo externo do globo ocular, referente à idade, é o arco senil, que se caracteriza por uma faixa periférica e acinzentada da córnea. Contrastada na íris, presente em 20% dos quadragenários e em 100% nos octogenários." FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 150.
D) INCORRETO- São vários os métodos de medição, conforme especificações abaixo. Seria incorreto dizer que os mais importantes são os listados.
Tento em vista que os mais conhecidos métodos são:
a) Tábua osteométrica de Broca- Considera: Fêmur,Tíbia, Fíbula, Úmero, Brádio, Ulna
b) Tabela de Trotter e Gleser Tabela de Étienne-Rollet | Comprimento dos ossos segundo as estaturas- Considera:Fêmur, Tíbia, Fíbula, Úmero, Rádio e Ulna
c) Tabela de Mendonça- Considera: Úmero e Fêmur
d) Tabela de Lacassagne e Martin- Considera:Fêmur, Tíbia, Fíbula, Úmero, Rádio, Ulna.
Logo, considero que a questão deveria ser anulada. Até porque a banca FUMARC adota a doutrina de Genival Veloso França. E é justamente essa doutrina que elenca tais métodos de medição. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B e D
-
O tórax da mulher que ovóide o do homem é cônico.
-
GAB. B
O tórax na mulher tende à forma ovóide, mais achatado no sentido ântero-posterior, e no homem, à forma conóide.
-
I - Certo - A pelve apresenta ossos com dados mais abundantes e fidedignos para a análise do dimorfismo sexual.
II - Errado - Os ossos mais importantes para a determinação do sexo são: Pelve, crânio, mandíbula, tórax, ossos longos. Tratando-se do tórax, é o masculino que possui formato de cone invertido, posto que o homem possui ombros mais largos fazendo com que o tórax fique num formato de cone (invertido). Já o tórax feminino possui formato ovoide.
III - Certo - O arco senil nas mais é que o arco acinzentado ao redor da íris do olho. Está presente em 100% dos indivíduos com 80 anos ou mais.