SóProvas


ID
974614
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia comentar esta questão para ampliar nossos conhecimentos.

  • Informação sobre  letra a.

    Um segundo tipo, que chamarei de informações técnicas, diz respeito à caracterização da arcada dentária do cadáver, segundo padronização utilizada internacionalmente pela odontologia. O método divide a arcada dentária em quatro regiões (ou quadrantes), segundo os arcos (superior e inferior) e segundo os lados (direito e esquerdo) da boca. A cada região é atribuído um número (por exemplo: arco superior direito, nº 1; superior esquerdo, nº 2; inferior direito, nº 4; inferior esquerdo, nº 3). Desta forma a cada um dos trinta e dois dentes (o modelo baseia-se num indivíduo adulto) é atribuído um número com sua localização em cada região: assim, o dente incisivo do arco superior direito é o 1.1 e o último molar (dente ciso) é o 1.8.Ver melhor na apostila em:Disponivel em:<http://www.fafich.ufmg.br/antro-pos/arquivos/PATRICK%20ARLEY%20DE%20REZENDE.pdf>. Acesso em:06 de mai, 2014)


    def de palato letra b:

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.PalatoIllu01 head neck.jpg06-06-06palataltori.jpgLatimpalatumGray'sassunto #242 1112MeSHPalate    O palato (ou céu da boca) é o teto da boca dos animais vertebrados, incluindo os humanos. Ele separa a cavidade oral da cavidade nasal. O palato é dividido em duas partes, a parte óssea anterior ("palato duro") e a parte mole posterior ("palato mole" ou "véu palatino").



    letra c seria identificação por marcas hemorrágicas e não fotográficas ...valorizar a presença de pontilhado hemorrágico no assoalho dos 3º e 4º ventrículos – sinal de Piacentino, que associado à marca elétrica de Jellineck, leva a um diagnóstico de convicção de uma morte por eletroplessão(luz artificial). Ver melhor na apostila em:

    Disponivel em: (<http://www.search.ask.com/web?o=APN11471&l=dis&q=m%C3%A9todo+de+Piacentino>. Acesso em:06 de mai, 2014)

  • IDENTIFICAÇÃO MÉDICO JUDICIÁRIA:

    Fotografia Sinaléptica– Alpholsobertillion- tomada de fotografias comuns de frente e perfil direito.

    Prosopografia –Método de PIACENTINO identificação de cadáver esqueletizado –

    (fotografia do crânio em transparência, e da pessoa qndo em vida*** SUPERPOSIÇÃO).

      Datiloscópico de VUCETICH – estudo das impressões digitais (estudo das Impressões digitais – elevações ou cristas na Epiderme. (cristas Papilares).

    Impressão(marca) é o Reverso do Desenho Digital. 

  • Resposta C:

    O método de Piacentino, que consiste em identifacação por superposição de negativos de imagens fotográficas do indivíduo, tiradas em vida, sobre as do esqueleto do crÂnio (CERTO), é um método seguro (ERRADO), No Livro do prof. Genival, diz que não é um metódo de grande segurança, porém é usado quando falharem os mais significativos. 

    Portanto errada.


    Resposta B:

    b) O palato, ou face superior da abóbada bucal, é revestido por uma mucosa muito delicada, que produz rugosidades em face do relevo da superfície (errado >) óssea dos malares. Novamente no livro do prof genival, ele diz que o relevo da superfície é dado pelos ossos do maxilares superiores.

    Resposta A:

    a) Qualquer que seja a forma apresentada por um arco dentário, sua curva representativa é sempre de (errado >)circunferência. Genival diz que Qualquer que seja a forma por um arco dentário, sua curvatura é representativa é sempre de elipse.


    Espero ter ajudado 

  • Gabarito: D

     

    Sobre a assertiva B:

    b) O palato, ou face superior da abóbada bucal, é revestido por uma mucosa muito delicada, que produz rugosidades em face do relevo da superfície óssea dos malares. (ERRADO)

    Segundo Genival de França (Medicina Legal 2015, pág. 179) "O palato, ou face super ior da abóbada bucal, é r evestido por uma mucosa muito delicada, que produz rugosidades em face do relevo da superfície óssea dos maxilares superiores".

  • Sistema Amoedo

    A odontologia forense é baseada no sistema de pesquisa Amoedo, que consiste em recolher e classificar impressões dentárias de criminosos para compará-los com os dos suspeitos ou detidos e, atualmente, não só para essas pessoas, mas para identificar desconhecidos. É amplamente utilizado quando não há traços.

    Este sistema também é baseado nos pequenos defeitos do esmalte, cavidades, preenchimentos, coroas, extrações, que são de valor de identificação decisivo.

  • a) Qualquer que seja a forma apresentada por um arco dentário, sua curva representativa é sempre de circunferência. NÃO É CIRCUNFERÊNCIA, É ELIPSE.

    -

    b) O palato, ou face superior da abóbada bucal, é revestido por uma mucosa muito delicada, que produz rugosidades em face do relevo da superfície óssea dos malares.

    NÃO É DA SUPERFÍCIE ÓSSEA DOS MALARES, É DOS OSSOS DO MAXILAR SUPERIOR.

    -

    c) O método de Piacentino, que consiste em identificação por superposição de negativos de imagens fotográficas do indivíduo, tiradas em vida, sobre as do esqueleto do crânio, é um método seguro. NÃO É UM MÉTODO DE GRANDE SEGURANÇA.

    -

    d) GABARITO :)

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em odontologia legal.

    A) ERRADO. Qualquer que seja a forma apresentada por um arco dentário, sua curva representativa é sempre de elipse (e não de circunferência). Só excepcionalmente esses arcos podem apresentar a forma parabólica ou de elipse alongada. As formas em V ou U são mais raras ainda.

    B) ERRADO. O palato, ou face superior da abóbada bucal, é revestido por uma mucosa muito delicada, que produz rugosidades em face do relevo da superfície óssea dos maxilares superiores, e não da superfície óssea dos malares.

    C) ERRADO. A identificação por superposição de imagens, também conhecida por método de Piacentino ou crânio foto comparativo, consiste na identificação individual por demonstração fotográfica, utilizando-se a superposição de negativos de fotos do indivíduo tiradas em vida sobre as do esqueleto do crânio. Não é um método de grande segurança, sendo usado quando falharem os mais significativos

    D) CERTO. A posição e as características de cada dente, seja ele temporário ou permanente, as cáries em sua precisa localização, a ausência recente ou antiga de uma ou várias peças, os restos radiculares, a colocação de uma prótese ou de um aparelho ortodôntico, os detalhes de cada restauração, a condição dos dentes no que diz respeito a cor, erosão, limpeza e malformações, tudo é importante no processo de uma identificação. Esse processo é também conhecido como Sistema Odontológico de Amoedo, que tem como estratégia o levantamento completo do arco dentário e os assinalamentos de cada peça dentária, formando um conjunto individualizador.

    Fonte: Medicina Legal, Genival V. de França.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

  • GAB. D

    O sistema odontológico de Amoedo tem como estratégia o levantamento completo do arco dentário e dos assinalamentos de cada peça dentária, formando um conjunto individualizador.