Na urina, essa pesquisa não tem valor absoluto, dadas as variações de concentração motivadas pelo número de micções, bem assim pelo fato de estar ou não vazia a bexiga no início da libação, dando, desse modo, concentrações diferentes. A concentração do álcool na urina varia de intensidade devido à maior quantidade de água em relação ao sangue e difere de acordo com o fluxo resultante dos rins, dependendo do tipo de bebida, como, por exemplo, a cerveja.
A questão avalia os conhecimentos do candidato em toxicologia e embriaguez médico-legal.
Atenção: pede-se a alternativa INCORRETA.
A) ERRADO. Para se dosar o álcool no organismo humano, entre outros, podem ser utilizados saliva, urina, humor vítreo, bílis, ar expirado e sangue. A dosagem do álcool na saliva seria de grande valia em virtude de se aproximar da concentração alcoólica no sangue. No entanto, é prática desaconselhada pois na saliva encontram-se substâncias redutoras voláteis capazes de levar a falsos resultados. Na urina, essa pesquisa não tem valor absoluto, dadas as variações de concentração motivadas pelo número de micções, bem assim pelo fato de estar ou não vazia a bexiga no início da libação, dando, desse modo, concentrações diferentes. A concentração do álcool na urina varia de intensidade devido à maior quantidade de água em relação ao sangue e difere de acordo com o fluxo resultante dos rins, dependendo do tipo de bebida, como, por exemplo, a cerveja.
B) CERTO. Após a ingestão, o álcool começa a ser absorvido pela via digestiva, passando diretamente para a veia porta e para o fígado, indo à circulação sanguínea e linfática do organismo, onde vai se distribuindo pelos tecidos em geral.
C) CERTO. No instante em que a absorção se equilibra com a difusão, a concentração de álcool no sangue mantém-se uniforme. A isto chama-se equilíbrio de difusão. A partir daí, o organismo humano começa o processo de desintoxicação, por fases continuadas de oxidações, transformando-se em aldeído, ácido acético, gás carbônico e água. Nesse processamento são desprendidas 7,2 calorias por grama de álcool.
D) CERTO. A oxidação é o principal meio de defesa do organismo sob a ação do álcool. Pequeníssimas quantidades de etanol são eliminadas sem se oxidar. O organismo humano metaboliza cerca de 90 a 95% do álcool pelo processo de oxidação, transformando-se em aldeído acético, ácido acético, catalisados por uma enzima chamada acetaldeído-desidrogenase, e depois água e gás carbônico. O restante é eliminado pelos rins, pulmões, pele e glândulas salivares, entre outros.
Referência: FRANÇA, Genival Veloso. Medicina Legal. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2017. 11a edição.
Gabarito do professor: Alternativa A.