SóProvas


ID
974707
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

São perturbações neurológicas da intoxicação alcoólica crônica, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Genival Veloso de França elenca entre as perturbações neurológicas a Polineurite, a Poliencefalite superior hemorrágica de Wernicke e a Síndromede Korsakow. Já o sinal de Romberg é apenas uma manifestação neurológica,caracterizada pela perda de equilíbrio de quem bebeu.

    Polineurite – é o comprometimento de vários neurônicos periféricos por um processo degenerativo.

    Poliencefalite superior hemorrágica de Wernicke –caracteriza-se por minúsculos focos hemorrágicos dos nervos cranianos do tronco cerebral.

    Síndrome de Korsakow – também chamada de síndrome amnésica ou psicosepolineurítica, está caracterizada por um quadro clínico de amnésia, desorientação no tempo e no espaço, confabulação e sintomas de polineurite. 

  • GABARITO LETRA C.

     

    A intoxicação alcoólica crônica pode acarretar distúrbios metabólicos que determinam fenômenos de natureza degenerativa, afetando os nervos periféricos e dando, em consequência, sinais de polineurite. Se esses fenômenos incidem nos nervos cranianos, poderão surgir sinais de poliencefalite superior hemorrágica de Wernicke e, finalmente, se comprometerem o córtex cerebral, prejudicando a memória, levam à síndrome de Korsakow. 

     

    Polineurite. É o comprometimento de vários neurônios periféricos por um processo degenerativo. É uma síndrome sensitivo-motora representada por parestesias das extremidades; 

     

    Síndrome de Korsakow. Também chamada de síndrome amnésica ou psicose polineurítica, está caracterizada por um quadro clínico de amnésia, desorientação no tempo e no espaço, confabulação e sintomas de polineurite.

     

    Romberg é um exame neurológico que é usado para avaliar as colunas dorsais da medula espinhal,[1] que são essenciais para a propriocepção (localizar a posição das articulações) e sentido vibratório. Um teste Romberg positivo sugere que a ataxia é de natureza sensorial, ou seja, depende da perda da propriocepção. Um teste Romberg negativo sugere que a ataxia é de natureza cerebelar, ou seja, depende de disfunção localizada do cerebelo.

     

    Poliencefalite superior hemorrágica de Wernicke. Caracteriza-se por sintomas resultantes de lesões por minúsculos focos hemorrágicos dos nervos cranianos do tronco cerebral. Seus sintomas são: paralisia dos músculos do globo ocular, sintomas trigeminais (nevralgia facial), paralisia dos músculos faciais e, algumas vezes, disfonia, disfasia, tremor da língua e tremores peribucais. 

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em embriaguez médico-legal.

    Atenção: pede-se a alternativa INCORRETA. A intoxicação alcoólica crônica pode acarretar distúrbios metabólicos que determinam fenômenos de natureza degenerativa, afetando os nervos periféricos e dando, em consequência, sinais de polineurite. Se esses fenômenos incidem nos nervos cranianos, poderão surgir sinais de poliencefalite superior hemorrágica de Wernicke e, finalmente, se comprometerem o córtex cerebral, prejudicando a memória, levam à síndrome de Korsakow.

    A) CERTO. Polineurite é o comprometimento de vários neurônios periféricos por um processo degenerativo. É uma síndrome sensitivo-motora representada por parestesias das extremidades, hiperestesias cutâneas, hipoestesia superficial, mialgias, impotência motora dos músculos braquiais e crurais, alterações dos reflexos, atrofias musculares, alterações vegetativas e perturbações de coordenação motora.

    B) CERTO. Também chamada de síndrome amnésica ou psicose polineurítica, está caracterizada por um quadro clínico de amnésia, desorientação no tempo e no espaço, confabulação e sintomas de polineurite. As amnésias orgânicas são progressivas e as psicogênicas, na sua maioria, súbitas.

    C) ERRADO. As alterações do equilíbrio na embriaguez alcoólica aguda (e não crônica) manifestam-se pelo sinal de Romberg simples e Romberg combinado. A marcha do embriagado tem a denominação de marcha ebriosa, cerebelar ou em ziguezague, e devem ser afastadas outras causas que produzem estas alterações.

    D) CERTO. Caracteriza-se por sintomas resultantes de lesões por minúsculos focos hemorrágicos dos nervos cranianos do tronco cerebral. Seus sintomas são: paralisia dos músculos do globo ocular, sintomas trigeminais (nevralgia facial), paralisia dos músculos faciais e, algumas vezes, disfonia, disfasia, tremor da língua e tremores peribucais.

    Referência: FRANÇA, Genival Veloso. Medicina Legal. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2017. 11a edição.

    Gabarito do professor: Alternativa C.
  • GAB. C

    Perturbações neurológicas a Polineurite, a Poliencefalite superior hemorrágica de Wernicke e a Síndromede Korsakow.

    Já o sinal de Romberg é apenas uma manifestação neurológica, caracterizada pela perda de equilíbrio de quem bebeu.

    GENIVAL FRANÇA

  • Perturbações neurológica (de acordo com Genival Franca)

    • Polineurite
    • Síndrome de Wernicke
    • Síndrome de Korsakov

    Perturbações psíquicas (de acordo com Genival Franca)

    • Delirium tremens
    • Delírio de ciúmes dos bebedores
    • Epilepsia alcoólica
    • Dipsomania
  • KORSAKOF**

    Fui seco só pq tava escrito errado kkkkkkk

  • Síndrome de Korsakow = SE BEBER, NÃO CASE!

    "You spin my head right round, right round

    When you go down, when you go down down"