SóProvas


ID
974776
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direitos Humanos

Analise as seguintes afirmativas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas: 

( ) Qualquer país membro da ONU pode ser denunciado perante o Comitê de Direitos Humanos por violar direitos civis ou políticos. 
( ) O direito à vida, liberdade, propriedade, igualdade e segurança são considerados direitos de cunho negativo, uma vez que dirigidos a uma abstenção por parte do Estado. 
( ) Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e,durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos. 
( ) A Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio de 1948 e o Protocolo sobre o Estatuto dos Refugiados de 1966 compõem o sistema global de proteção aos Direitos Humanos. 
 A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:


Alternativas
Comentários
  • Alguém tem que avisar esse examinador que o direito de IGUALDADE faz parte da 2a dimensão de direitos humanos e exige uma PRESTAÇÃO POSITIVA por parte do Estado (e não uma abstenção).

    O gabarito correto seria: F, F, V, V

  • Segurança exige prestação positiva tb...

  • I - Esta incorreta pois somente os estados que hajam ratificado o Protocolo Facultativo podem ser sujeitos à denúncias levadas ao Comitê de Direitos Humanos

  • NÃO VISLUMBRO ERRO NA ALTERNATIVA "a". 

    SEGUE INFORMAÇÕES PRESENTE NO SITE "A Human Rights Education Associates (HREA), 
    LINK:http://www.hrea.org/index.php?doc_id=439
    O Comitê de Direitos Humanos foi estabelecido para garantir a proteção dos direitos listados no PIDCP.  O Comitê, com sede em Genebra, é composto por 18 representantes eleitos, os quais prestam serviços para um mandato de quatro anos independentemente e não como representantes de seus Estados de origem. Seu papel concentra-se em quatro atividades principais: a revisão de relatórios apresentados pelos Estados relativos às ações domésticas implementadas para o cumprimento do tratado; considerar as informações prestadas por um dos Estados membros acusando outro Estado membro de violação do tratado de alguma forma; considerar denúncias individuais contra Estados que tenham assinado o tratado, bem como revisar os relatórios elaborados por ONGs; e elaborar "Observações Gerais".
  • Essa questão foi anulada!!

    Vide gabarito oficial definitivo.

    http://www.fumarc.com.br/imgDB/concursos/111_13_NOVO_GAB_PROVA_OBJ_ML-20130709-162814.pdf

    trata-se da questão n58:

    http://www.fumarc.com.br/imgDB/concursos/Caderno%2030_Medico_Legista_A-20130528-143535.pdf

    Bem que eu estava desconfiado....tinha até enviado mensagem pro pessoal do QC pedindo para eles conferirem esse gabarito. ...


    ABRA O OLHO QC!!!!


  • A segunda alternativa esta totalmente errada, sabendo disso, qualquer um acerta a questão. Segurança é ação positiva do estado. 

  • Sobre o item I

    Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos (1966)

    Artigo 41 §1. Com base no presente artigo, todo Estado-parte no presente Pacto poderá declarar, a qualquer momento, que reconhece a competência do Comitê para receber e examinar as comunicações em que um Estado-parte alegue que outro Estado-parte não vem cumprindo as obrigações que lhe impõe o presente Pacto. As referidas comunicações só serão recebidas e examinadas nos termos do presente artigo no caso de serem apresentadas por um Estado-parte que houver feito uma declaração em que reconheça, com relação a si próprio, a competência do Comitê. O Comitê não receberá comunicação alguma relativa a um Estado-parte que não houver feito uma declaração dessa natureza. As comunicações recebidas em virtude do presente artigo estarão sujeitas ao procedimento que segue:

    1. Se um Estado-parte no presente Pacto considerar que outro Estado-parte não vem cumprindo as disposições do presente Pacto poderá, mediante comunicação escrita, levar a questão ao conhecimento desse Estado-parte. Dentro do prazo de três meses, a contar da data do recebimento da comunicação, o Estado destinatário fornecerá ao Estado que enviou a comunicação explicações e quaisquer outras declarações por escrito que esclareçam a questão, as quais deverão fazer referência, até onde seja possível e pertinente, aos procedimentos nacionais e aos recursos jurídicos adotados, em trâmite ou disponíveis sobre a questão;

    2. Se dentro do prazo de seis meses, a contar da data do recebimento da comunicação original pelo Estado destinatário, a questão não estiver dirimida satisfatoriamente para ambos os Estados-partes interessados, tanto um como o outro terão o direito de submetê-la ao Comitê, mediante notificação endereçada ao Comitê ou ao outro Estado interessado;

    3. O Comitê tratará de todas as questões que se lhe submetam em virtude do presente artigo, somente após ter-se assegurado de que todos os recursos internos disponíveis tenham sido utilizados e esgotados, em conformidade com os princípios do Direito Internacional geralmente reconhecidos. Não se aplicará essa regra quando a aplicação dos mencionados recursos prolongar-se injustificadamente;

    [...]

    Fonte: https://www.oas.org/dil/port/1966%20Pacto%20Internacional%20sobre%20Direitos%20Civis%20e%20Pol%C3%ADticos.pdf

    Gabarito preliminar: letra C