SóProvas


ID
975382
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os primeiros jesuítas chegaram à Bahia com o governador-geral Tomé de Sousa, em 1549, e em pouco tempo se espalharam por outras regiões da colônia, permanecendo até sua expulsão, pelo governo de Portugal, em 1759. Sobre as ações dos jesuítas nesse período, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Os primeiros jesuítas chegaram na Bahia, em 1549, junto com Thomé de Sousa para fundar a primeira capital do Brasil. O padre  era o superior da Companhia de Jesus no Brasil. Foram os primeiros jesuítas a chegarem na América.

    No mesmo ano, os jesuítas construíram em Salvador, com as próprias mãos, a primeira escola, o Colégio dos Meninos de Jesus, e o primeiro templo da Ordem no Brasil: a .

    Em Salvador, fundaram a Província do Brasil da Companhia de Jesus, a sede da Ordem na América Lusitana. Em 1553, fundaram o , que incluía um curso em humanidades e o noviciado para a formação de padres. Foi a primeira instituição de nível superior no Brasil, onde se formaram sacerdotes, por exemplo, São José de Anchieta e .

    Vários outros colégios foram criados no Brasil, pelos jesuítas, em Porto Seguro, São Paulo (1554), Rio de Janeiro (1568), Olinda (1576), Ilhéus (1604), Recife (1655), São Luís, Paraíba, Santos, Belém, Alcântara (1716), Vigia (1731), Paranaguá (1738) e Desterro (1750). Em geral, eram escolas elementares que ensinavam a ler, escrever e contar, além de ensinamentos católicos. Os  do Colégio da Bahia, entretanto, funcionava meritoriamente como uma universidade, a primeira do Brasil. Os jesuítas desempenharam papel importante na educação de adultos e crianças, em geral, e na catequese dos índios.()

  • Jesuítas tiveram papel fundamental na implementação da educação no Br-colônia, porém não respeitavam a cultura indígena, não adotavam princípios humanistas, e não tiveram papel significativo na produção artística ou no campo da diplomacia.

    Letra C

    Fuvest 2023