SóProvas


ID
975943
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

        Essa poesia não logrou estabelecer-se em Portugal. De
origem francesa, suas primeiras manifestações datam de
1866, quando um editor parisiense publica uma coletânea de
poemas; em 1871 e 1876, saem outras duas coletâneas. Os
poetas desse movimento literário pregam o princípio da Arte
pela Arte, isto é, defendem uma arte que não sirva a nada e
a ninguém, uma arte inútil, uma arte voltada para si própria.
A Arte procuraria a Beleza e a Verdade que existiriam nos seres
concretos, e não no sentimento do artista. Por isso, o belo
se confundiria com a forma que o reveste, e não com algo
que existiria dentro dele. Daí vem que esses poetas sejam
formalistas e preguem o cuidado da forma artística como
exigência preliminar. Para consegui-lo, defendem uma atitude
de impassibilidade diante das coisas: não se emocionar
jamais; antes, impessoalizar-se tanto quanto possível pela
descrição dos objetos, via de regra inertes ou obedientes aos
movimentos próprios da Natureza (o fluxo e refluxo das ondas
do mar, o voo dos pássaros, etc.). Esteticistas, anseiam
uma arte universalista.
        Em Portugal, tentou-se introduzir esse movimento; certamente,
impregnou alguns poetas, exerceu influência, mas
não passou de prurido, que pouco alterou o ritmo literário
do tempo. Na verdade, o modo fortuito como alguns se deixaram
contaminar da nova moda poética revelava apenas
veleidade francófila, em decorrência de razões de gosto pessoal
ou de grupos restritos: faltou-lhes intuito comum.
(Massaud Moisés. A literatura portuguesa, 1999. Adaptado.)



As informações apresentadas no texto referem-se à literatura

Alternativas
Comentários
  • As características do Parnasianismo são completamente opostas às realistas-naturalistas. Vejamos:

    Arte pela arte: sem influências da realidade nas formas ou conteúdos.

    Objetividade: em oposição ao sentimentalismo exacerbado.

    Culto da forma: ao contrário do descuido formal dos românticos

    Impessoalidade: negação ao sentimentalismo romântico.

    Racionalismo: surge a poesia de meditação, filosófica.

    Visão carnal do amor: em oposição à visão espiritual dos românticos. Vênus é citada como modelo de mulher.

    Além dos aspectos expostos acima, podemos citar o universalismo temático, o qual generaliza a temática, aborda temas universais em oposição ao individualismo dos romancistas.