SóProvas


ID
976453
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1906, os governadores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro se reuniram e estabeleceram o Convênio deTaubaté, que:


Alternativas
Comentários
  • d) estabeleceu a primeira política de valorização do café.


    Os mais poderosos da República Velha eram os cafeicultores. Para eles, o Estado tinha de estar sempre por perto para protegê- los. Mas nem sempre as coisas seriam assim tão fáceis. Em 1906 foi firmado o Convênio de Taubaté. Já que o preço mundial era baixo, os governos estaduais comprariam o café por um valor maior, salvando a pele dos fazendeiros. Esse café ficaria estocado e, quando o preço voltasse a crescer no mundo, os governos poderiam exportar esse café estocado, ganhando um bom dinheiro. Para comprar o café os governos estaduais aumentaram os impostos dos pobres e pediram empréstimos externos com os bancos estrangeiros. Aliais, os Estados pegaram emprestado porque o Governo Federal deu a garantia do pagamento. O presidente da época era Rodrigues Alves (cafeicultor). 

  • CORRETA LETRA D

    Para solucionar a crise de superprodução da economia cafeeira, os governadores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro se reuniram, em 1906, e estabeleceram o Convênio de Taubaté, que promoveu a primeira política de valorização do café, com a intervenção direta do Estado na economia cafeeira.
    Alternativas Erradas:A) A política dos governadores foi criada pelo presidente Campos Sales (1898-1902) e consistia na troca de favores entre o governo federal e as elites regionais para perpetuação da oligarquia dominante no poder. B) O Convênio de Taubaté defendeu medidas de intervenção do Estado na economia cafeeira, no intuito de superar a crise de superprodução. C) Dentre as medidas propostas no Convênio de Taubaté, ficou acordado que os governadores dos estados produtores deveriam desencorajar a expansão das plantações de café, por meio da cobrança de altos impostos para o plantio de novos cafezais. E) A “política do café com leite” foi o apelido dado à aliança entre as elites paulistas e mineiras, estados mais poderosos e produtores de café e leite, cujos líderes políticos se revezavam na Presidência da República, no contexto da “política dos governadores”, fundada pelo presidente Campos Sales (1898-1902). 

    Fonte: Gabarito comentado do Exército Brasileiro
  • pq não pode ser a letra E

  • Repondendo à pergunta anterior:

    Formalmente, a política do café-com-leite teve início em 1898, no governo de Campos Salles, e encerrou-se em 1930, com a chegada de Getúlio Vargas ao poder.

  • A c) poderia gerar dúvida no candidato, visto que de fato houve, num primeiro momento, um aumento na produção cafeeira após as decisões tomadas nesta reunião. Mas não houve, necessariamente, uma política que determinasse este aumento.

    Tal aumento, na verdade, resultou no insucesso, um pouco adiante, do que se pretendeu com o Convênio de Taubaté.

  • Conhecido como Convênio de Taubaté, o encontro estabeleceu que nos momentos em que a produção do café superasse sua procura no mercado internacional, os governos estaduais comprariam estoques dos produtores para serem queimados, a fim de que seu preço fosse mantido elevado. Dessa maneira, recursos públicos eram utilizados para manter o lucro dos cafeicultores, o que foi chamado pelos historiadores de “socialização das perdas”.

    D.