SóProvas


ID
977650
Banca
FUNRIO
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Para o CobiT, os pilares fundamentais que sustentam o núcleo da Governança de TI podem ser representados por cinco áreas-foco. A área-foco que tem como prática "a execução da proposição de valor através do tempo, assegurando que a TI entregue os benefícios prometidos de acordo com a estratégia, concentrando-se em otimizar custos e em comprovar o valor intrínseco da TI", é denominada:

Alternativas
Comentários
  • 5 Áreas Foco na Governança de TI


    • Alinhamento Estratégico

    • Entrega de Valor

    • Gerenciamento de Recursos

    • Gerenciamento de Riscos

    • Medição de performance


    Alinhamento estratégico: foca em garantir a ligação entre os planos de negócios e de TI, definindo, mantendo e validando a proposta de valor de TI, alinhando as operações de TI com as operações da organização.


    Entrega de valor: é a execução da proposta de valor de IT através do ciclo de entrega, garantindo que TI entrega os prometidos benefícios previstos na estratégia da organização, concentrado-se em otimizar custos e provendo o valor intrínseco de TI.


    Gestão de recursos: refere-se à melhor utilização possível dos investimentos e o apropriado gerenciamento dos recursos críticos de TI: aplicativos, informações, infraestrutura e pessoas. Questões relevantes referem-se à otimização do conhecimento e infraestrutura.


    Gestão de risco: requer a preocupação com riscos pelos funcionários mais experientes da corporação, um entendimento claro do apetite de risco da empresa e dos requerimentos de conformidade, transparência sobre os riscos significantes para a organização e inserção do gerenciamento de riscos nas atividades da companhia.


    Mensuração de desempenho: acompanha e monitora a implementação da estratégia, término do projeto, uso dos recursos, processo de performance e entrega dos serviços, usando, por exemplo, “balanced scorecards” que traduzem as estratégia em ações para atingir os objetivos, medidos através de processos contábeis convencionais.


    Fonte: Cobit, pág. 8