SóProvas


ID
979609
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde às três estratégias de depuração de software.

Alternativas
Comentários
  • Segundo PRESSMAN, quando o caso e teste descobre um erro, a depuração é a ação que resulta na reparação do erro. A depuração não é teste, mas sempre ocorre em conseqüência do teste. A depuração tenta relacionar sintoma com causa levando assim a correção do erro. A mesma apresenta dois resultados: a causa será encontrada e corrigida ou a causa não será encontrada. No caso da última pode suspeitar de uma causa, projetar um caso de teste para ajudar a validar aquela suspeita e trabalhar para correção do erro de um modo interativo.     Independente da abordagem adotada, a depuração tem como objetivo primordial encontrar e corrigir a causa de um erro de software.   Em geral três estratégias de depuração foram proposta por [MYE 79]:       Força Bruta – método mais comum e menos eficiente para isolar a causa de um erro de software. Adotamos a filosofia “deixe o computador encontrar o erro”, são feitas listagem da memória, são invocados rastreadores da execução e o programa é carregado com comandos de saída.   Rastreamento – usada com sucesso em programas pequenos, o código-fonte é rastreado manualmente até que o lugar da causa é encontrado. Infelizmente, a medida que o número de linhas-fonte aumenta, o número de caminhos potenciais para trás pode se tornar inadmissivelmente grande.   Eliminação de causa – manifestada por indução ou dedução e introduz o conceito de particionamento binário. Os dados relacionados à ocorrência do erro são organizados para isolar causas em potencial. Sendo uma hipótese de causa concebida e os dados mencionados são usados para provar ou rejeitar a hipótese. De forma alternativa uma lista de todas as causas possíveis é desenvolvida e são conduzidos testes para eliminar cada uma. Se os testes iniciais indicam que uma hipótese particular de causa é promissora, os dados são refinados em uma tentativa de isolar o defeito.
  • Parabéns ao colega Antonio Vinicius pela excelente colocação em seu comentário.

  • Prezados,

    Segundo Pressman, página 423, existem 3 estratégias de depuração, a força bruta, o rastreamento e a eliminação.


    Portanto, alternativa correta é a letra B


    Fonte : Pressman, Engenharia de Software, 7º edição


  • Letra B

    Em geral três estratégias de depuração foram proposta por [MYE 79]:

    Força Bruta – método mais comum e menos eficiente para isolar a causa de um erro de software. Adotamos a filosofia “deixe o computador encontrar o erro”, são feitas listagem da memória, são invocados rastreadores da execução e o programa é carregado com comandos de saída.

    Rastreamento – usada com sucesso em programas pequenos, o código-fonte é rastreado manualmente até que o lugar da causa é encontrado. Infelizmente, a medida que o número de linhas-fonte aumenta, o número de caminhos potenciais para trás pode se tornar inadmissivelmente grande.

    Eliminação de causa – manifestada por indução ou dedução e introduz o conceito de particionamento binário. Os dados relacionados à ocorrência do erro são organizados para isolar causas em potencial. Sendo uma hipótese de causa concebida e os dados mencionados são usados para provar ou rejeitar a hipótese.

    De forma alternativa uma lista de todas as causas possíveis é desenvolvida e são conduzidos testes para eliminar cada uma. Se os testes iniciais indicam que uma hipótese particular de causa é promissora, os dados são refinados em uma tentativa de isolar o defeito.