SóProvas


ID
979615
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A fase de elaboração dos testes de software é uma das partes mais importantes, no desenvolvimento de um software.Sobre o teste de caixa branca,assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O teste caixa-branca fundamenta-se em um exame rigoroso do detalhe procedimental, sendo também chamado teste de caixa-de-vidro. Por ser bem detalhado e chegar a nível de código é feito pelo próprio programador.

  • Prezados, vamos analisar todas as alternativas :

    a) Teste feito pela equipe de testadores de software.

    Alternativa errada. O teste caixa branca é feito pelo próprio desenvolvedor.


    b) Teste executado pelo usuário final do software.

    Alternativa errada. O teste caixa branca é feito pelo próprio desenvolvedor.


    c) Teste realizado, na fase de concepção do software.

    Alternativa errada. Visto que essa é uma questão múltipla escolha, temos que escolher a mais correta. Observamos no RUP que mesmo na etapa de concepção alguns casos de uso são codificados e testados, mas não seria o foco dessa etapa.


    d) Teste executado, após a implantação do software.

    Alternativa errada. O teste é feito durante todo o ciclo de desenvolvimento


    e) Teste feito pelo próprio programador que verifica, se o código que foi construído, é funcional.


    Alternativa correta , o teste caixa branca é feito pelo próprio desenvolvedor e observa se o código construído atente os seus requisitos.


  • Uma dúvida: O programador não teria vício com o código?

    Coloquei letra A -> Teste feito pela equipe de testadores de software.

  • Também coloquei a letra A. No meu entendimento, o teste não é feito pelo próprio programador devido ao vício no código. Poderia considerar como resposta até um outro programador fazendo a revisão do código, mas não o mesmo (próprio programador). 
    Gostaria de saber qual a referencia bibliográfica para essa resolução.

  • O teste caixa branca é recomendado ser feito pelo próprio programador por conhecer a estrutura do código, pois tal teste, tem o objetivo 

    de explorar falhas causadas por defeitos de lógica ou implementação. Até aí ok. Porém, o teste caixa branca ou estrutural não tem por

    objetivo verificar aspectos funcionais. A palavra funcional me induziu ao erro. Marquei letra A.

  • Se o teste é estrutural (linhas de código), faz sentido que ele seja feito por alguém que entenda o código (ou seja, o próprio programador). No meu entender, equipe de teste normalmente executa o teste caixa-preta.

     

    Entretanto, a redação da alternativa E induz ao erro com o uso do termo funcional (que é o outro nome do teste caixa-preta).

  • Para mim, o teste de caixa-preta é que observa que o código construído atende aos requisitos e não caixa branca.

  • ✅Gabarito(A)

    Para realizar os testes de caixa branca é necessário que o profissional de testes conheça a tecnologia empregada pelo software, bem como possua um adequado conhecimento da arquitetura interna da solução, ou seja, esse profissional deverá ter acesso a fontes, estruturas dos bancos de dados e realizar todos os testes previstos no processo de validação de componentes de software.

    Os testes de caixa branca podem ser modelados e estruturados pelos próprios profissionais do desenvolvimento.

    Fonte: Garantia da qualidade de software : adquirindo maturidade organizacional / Alexandre Bartié - 2002 – 13a Reimpressão.

    A técnica de teste de caixa-branca é recomendada para as fases de teste de unidade e teste de integração, cuja responsabilidade principal fica a cargo dos desenvolvedores do sistema, que por sua vez conhecem bem o código produzido.

    Fonte: http://demoiselle.sourceforge.net/process/ds/1.2.3-BETA1/ProcessoDemoisellePlugin/guidances/supportingmaterials/tecnicasTestes_8AB32ED1.html