-
Cidadania (do latim, civitas, "cidade")1 é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive
-
Ser cidadão é um dever, um compromisso social, um comprometimento pela melhoria da sociedade consolidando o ideario do bem comum.
-
Achei um conceito bacana de cidadania:
A. "A cidadania é responsabilidadeperante nós e perante os outros, consciência de deveres e de direitos, impulsopara a solidariedade e para a participação, é sentido de comunidade e departilha, é insatisfação perante o que é injusto ou o que está mal, é vontadede aperfeiçoar, de servir, é espírito de inovação, de audácia, de risco, épensamento que age e acção que se pensa."
JorgeSampaio, in Educar para a Cidadania, Maria de Lourdes L. Paixão, Lisboa Ed.
Fonte: http://www.netprof.pt/netprof/servlet/getDocumento?TemaID=NPL070102&id_versao=11873
-
Elucidativa explicação,Colega Forrest.
-
A
situação narrada no enunciado relaciona-se, sim, com o exercício da cidadania,
embora sob a faceta do dever de colaborar com sua própria coletividade, bem
assim de respeitar os direitos dos demais cocidadãos. Sem dúvidas, atende ao
interesse coletivo, no sentido de se construir uma sociedade mais harmônica e
fraterna, que se estabeleça o hábito de ceder o lugar a uma pessoa idosa e que,
por isso mesmo, apresenta mais necessidades de se deslocar com o máximo de
segurança e conforto.
Gabarito:
Certo
-
Cidadania é avisar que a questão está CORRETA, nos comentários, para os que não têm conta PREMIUM.
Melhor não falar o que é ética...
-
COMENTÁRIOS:
Para a ética,não basta que exista um elenco de princípios fundamentais e direitos definidos nas Constituições.
O desafio ético para uma nação é o de universalizar os direitos reais,
permitido a todos cidadania plena, cotidiana e ativa.
Ceder um assento a um idoso em um
transporte coletivo é um ato de comportamento
relacionado à cidadania.
Este é um exemplo que demonstra um conceito ético
universal, não expresso em qualquer código. São valores individuais que
externam-se à interesses da sociedade em geral.
"A cidadania é responsabilidade perante nós e perante os outros, consciência de deveres e de direitos, impulso para a solidariedade e para a participação, é sentido de comunidade e de partilha, é insatisfação perante o que é injusto ou o que está mal, é vontade de aperfeiçoar, de servir, é espírito de inovação, de audácia, de risco, é pensamento que age e ação que se pensa."
Jorge Sampaio, in Educar para a Cidadania, Maria de Lourdes L. Paixão, Lisboa Ed.
GABARITO DA QUESTÃO:CORRETO
-
desde quando a "atitude de ceder um assento a um idoso" é um DEVER?
isso se refere à etica e não a Cidadania
-
Cidadania a gente faz acontecer ..
-
GABARITO: CERTO
Questão: A atitude de ceder um assento a um idoso em um transporte coletivo constitui um exemplo de comportamento relacionado à cidadania, cuja concepção comporta não apenas a titularidade de direitos pelo indivíduo, mas também a transformação de valores e princípios em atitudes que atendam aos interesses coletivos.
O Estado brasileiro, por meio da CF de 1988, incorporou significativos PRINCÍPIOS ÉTICOS em seus fundamentos. Entre outros, são exemplos:
Os fundamentos do art 1°: Cidadania, dignidade da pessoa humana e o pluralismo político.
Assim, é possível afirmar que a Constituição Federal de 1988 está solidamente fundamentada em princípios éticos, e considerando que todas as demais normas decorrem da Constituição Federal, todas essas normas também deveriam guiar-se pelos mesmos princípios éticos.
-
A situação narrada no enunciado relaciona-se, sim, com o exercício da cidadania, embora sob a faceta do dever de colaborar com sua própria coletividade, bem assim de respeitar os direitos dos demais cocidadãos. Sem dúvidas, atende ao interesse coletivo, no sentido de se construir uma sociedade mais harmônica e fraterna, que se estabeleça o hábito de ceder o lugar a uma pessoa idosa e que, por isso mesmo, apresenta mais necessidades de se deslocar com o máximo de segurança e conforto.
-
Gabarito: CERTO
Questão que ajuda a entender:
cespe2015mpu - O exercício da cidadania sofre influência das questões éticas e morais que moldam o comportamento individual do cidadão. Isso porque o conjunto das condutas individuais compõe o comportamento de determinado grupo social, do qual são extraídas as demandas que subsidiam a adoção de políticas públicas e a concretização de direitos sociais.
Perfeito.
A ética tem origem no grego ethos, que significa modo de ser. A palavra moral vem do latim mos ou mores, ou seja, costume ou costumes. A cidadania são os direitos e deveres do cidadão como membro de um determinado país. No Brasil podemos citar como ato maior da cidadania o direito-dever do voto. Sendo assim, o exercício da cidadania sofre influência das questões éticas e morais que moldam o comportamento individual do cidadão.
-
No que se refere à ética e ao exercício da cidadania, é correto afirmar que: A atitude de ceder um assento a um idoso em um transporte coletivo constitui um exemplo de comportamento relacionado à cidadania, cuja concepção comporta não apenas a titularidade de direitos pelo indivíduo, mas também a transformação de valores e princípios em atitudes que atendam aos interesses coletivos.