SóProvas


ID
980932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

As organizações públicas e privadas alcançam suas metas por meio das pessoas. Por essa razão, a área de gestão de pessoas vem assumindo posição de destaque em muitas dessas organizações. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.


Mesmo produzindo informações relevantes e realizando ações cruciais, a área de gestão de pessoas pouco tem a contribuir na formulação do planejamento estratégico da organização.

Alternativas
Comentários
  • Errado - A área de Gestão de pessoas contribui diretamente para a formulação do planejamento estratégico da organização.
  • Questão muito tranquila, podendo ser acertada até mesmo com base no senso comum.

    Ademais, o enunciado também corrobora com o entendimento da assertiva, quando diz: As organizações públicas e privadas alcançam suas metas por meio das pessoas. Por essa razão, a área de gestão de pessoas vem assumindo posição de destaque em muitas dessas organizações.

    Mesmo produzindo informações relevantes e realizando ações cruciais, a área de gestão de pessoas pouco (MUITO) tem a contribuir na formulação do planejamento estratégico da organização.

    Ora, diante da importância dada à Gestão de Pessoas nos dias de hoje, deduz-se que a área tem muito a contribuir na formulação do planejamento estratégico da organização.
  • Não concordo, pois o planejamento estratégico é, por natureza, de longo prazo, então pode até levar em conta as características das pessoas, mas não é o foco principal. O staff então, teria apenas, papel auxiliar. Gabarito deveria ser Certo.
  • Russo,

    O termo "gestão de pessoas" por vezes leva à limitada compreensão de que são apenas administradas as características individuais. Em sentido amplo gestão de pessoas é na verdade gestão de cargos. Aprimoramento de competências, desenvolvimento de lideranças, plano de carreira e retenção são exemplos de como a gestão de pessoas pode atuar estrategicamente, com ações que surtem efeitos no longo prazo - como você disse que entende.

    Sds
  • ora, se as pessoas são os ativos mais importantes de uma organização, então, elas são, sim, importantes na formulação  do planejamento estratégico da organização..

  • O conceito de gestão de pessoas evoluiu para gestão estratégica de pessoas. A Gestão Estratégica de Pessoas procura, ao formular os objetivos e as políticas de gestão de pessoas, alinhá-las aos objetivos estratégicos da organização. Existem diversos conceitos para estratégia. Um deles é que significa a direção que orienta a organização como um todo para o alcance de seus objetivos. O chamado planejamento estratégico é liderado pela alta direção da organização, no nível institucional ou estratégico, contando com a contribuição de todas as áreas e departamentos dos demais níveis.

    Este planejamento tem como um de seus produtos os objetivos institucionais ou estratégicos de longo prazo, que guiarão a organização como um todo na busca por objetivos.  A Gestão Estratégica de Pessoas deve se preocupar em alinhar seus processos, objetivos e políticas à estratégia organizacional, ou seja, a esses objetivos estratégicos. É uma visão sistêmica, holística e integrada, em que os objetivos e políticas de gestão de pessoas não dizem respeito a apenas o próprio departamento, mas à organização inteira. 

  • concordo...

  • Já eu achei que a Gestão de Pessoas não atua na FORMULAÇÃO do planejamento estratégico, sendo sua função simplesmente ALINHAR-SE a ele.

  • MUITO CONTRIBUI PARA O PLANEJAMENTE ESTRATÉGICO DA ORGANIZAÇÃO, PORQUE A GESTÃO DE PESSOAS VISA ASSEGURAR A VANTAGEM COMPETITIVA DA ORGANIZAÇÃO E PROMOVER O ALCANCE DOS OBJETIVOS INDIVIDUAIS VINCULADOS AO TRABALHO.

     

     

    É OPORTUNO MENCIONAR QUE O CRESCIMENTO E A COMPLEXIDADE DAS TAREFAS ORGANIZACIONAIS, SÃO DESENVOLVIDAS POR PESSOAS. E, SEGUNDO CHIAVENATO, AS PESSOAS É O FATOR CONTINGENCIAL MAIS IMPORTANTE DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL, SÃO AS PESSOAS - ELEMENTO FUNDAMENTAL E ESSENCIAL - QUEM IMPULSIONAM A ORGANIZAÇÃO PARA AÇÃO. 

     

    É VÁLIDO LEMBRAR QUE A GESTÃO DE PESSOAS ESTUDA E ESTABELECE O CONJUNTO DE POLÍTICAS E PRÁTICAS DE UMA ORGANIZAÇÃO PARA ORIENTAR O COMPORTAMENTO HUMANO E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE DE TRABALHO, OFERECENDO OS MEIOS E OS SERVIÇOS DE APOIO. ESSA ÁREA AGLOMERA TODOS DE TODOS OS SETORES DE UMA ORGANIZAÇÃO.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • A GESTÃO DE PESSOAS AUXILIA MUITO NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, LOGO ELA AJUDA A AUMENTAR A COMPETITIVIDADE AJUDA A ORGANIZAÇÃO ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS

  • Errado.

    Planejamento Estratégico

    O planejamento estratégico de gestão de pessoas deve ser parte integrante do planejamento estratégico da organização e deve estar totalmente integrado e envolvido na estratégia organizacional, pois ele se refere à maneira como a função de Gestão de Pessoas pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, SIMULTANEAMENTE, favorecer e incentivar o alcance dos objetivos individuais dos funcionários.

    A gestão estratégica de pessoas deriva da gestão estratégica organizacional. A gestão estratégica de pessoas está associada ao planejamento estratégico da instituição. É através da gestão estratégica, da definição da missão, da visão de futuro e dos objetivos estratégicos, que teremos as diretrizes da Gestão de Pessoas. Assim, a gestão de pessoas irá direcionar os seus processos para alcançar os objetivos estratégicos da organização, pois sem pessoas não temos como atingir os resultados necessários. Nesse sentido, a gestão estratégica não diverge da gestão estratégica, mas sim está alinhada à esta.

    Segundo Idalberto Chiavenato ( Gestão de Pessoas,3a. edição pg. 46),

    "A Gestão Estratégica de pessoas deve focar 4 papéis principais:

    1) Administração Estratégica de RH; 2) Administração Estratégica da Infraestrutura; 3) Administração da contribuição dos funcionários; 4) Administração da transformação  da mudança." 

    Portanto, o foco da Gestão de Pessoas é holístico ( sistêmico), ou seja, engloba os objetivos individuais e organizacionais alinhados ao planejamento estratégico para alcance dos seus macro-objetivos.