SóProvas


ID
981271
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Julgue os próximos itens, relativos a recursos humanos e gestão de pessoas.

A evolução da função de recursos humanos no Brasil é marcada por características legais e  fundamenta-se no referencial sistêmico.

Alternativas
Comentários
  •  A profunda transformação começou a ocorrer a partir dos anos 70, pois este padrão, baseado no modelo da organização taylorista de processo de trabalho, começou a entrar em crise antes mesmo do início do processo de reestruturação produtiva do final da década de 70, em função do contexto de recessão econômica, do ressurgimento do movimento operário, onde os sindicatos começaram a pressionar as empresas no sentido de assegurar maiores benefícios os trabalhadores, exigindo segurança e condições de trabalho especiais e a abertura política. A nova realidade política, econômica e social do início dos anos 80 colocaria em xeque este modelo, exigindo novas posturas por parte das empresas em relação às práticas de recursos humanos.

                   Outro avanço é a abertura de um dos primeiros cursos de Administração de Recursos Humanos aplicados no Brasil, com disciplinas bastante diferenciadas dos demais cursos existentes. Desde modo com o passar dos anos o curso foi deixado de ser ocupado apenas por advogados e passou na sua maioria a ser composto por psicólogos e administradores, dando um novo ânimo ao setor.

                 Desde o começo do século passado até a década de oitenta, as alterações nas práticas de recursos humanos eram lentas, porque o mercado era pouco exigente. Porém, após esse período, com a globalização do mercado, a maneira de uma empresa gerenciar seus funcionários passou a ser considerado um elemento crítico da vantagem competitiva sustentável (Pfeffer,1994 p. 271).

                   E, foi assim que a área de Recursos Humanos ganhou novo perfil, uma nova forma de ajudar a organização a crescer. Assim chegamos no estagio atual, onde a gestão de pessoas surgiu como a solução as demandas de excelência organizacional. (Araújo, 2006 p. 3-4)

                 http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/economia-e-financas/a-evolucao-da-area-de-recuros-humanos-frente-ao-ambiente-de-mudancas-organizacionais/53514/
    A evolução da função de recursos humanos no Brasil  não é marcada por caracteristicas legais


     referencial sistêmico=O indivíduo é sempre considerado em um sistema, nada existe se não em relação, o que faz com que o universo seja visto como uma rede de inter-relações.

    Portanto errado ,cada indivíduo é único , com vontade e necessidades diferentes

  • A função de recursos humanos iniciou-se na Escola NeoClássica(teroria das Relações Humanas) e sua evolução para Escola Contemporânea (teria Comportamental) e não sitêmica como afirma a questão.
  • Discordo em parte do argumento da colega que fala que a evolução de RH no Brasil não foi marcada por características legais.

    Para mim, A Evolução da Função de RH no Brasil FOI marcada por CARACTERÍSTICAS LEGAIS.

    - Até 1930: havia predomínio da economia agrícola; pouco trabalho na indústria; grandes imigrações no Brasil; CULTURA SINDICAL; Nível elevado e cultura e politização.
    - de 1930 a 1950: Revolução de 30, Interferência do Estado nas Relações de Capital-trabalho; CRIAÇÂO DA CLT; Nova Constituição; Proibição de greves e opressão da classe operária
    - 1950 a 1964; Situações Trabalhistas mais complexas; 
    - 1964 a 1978: Dissolução do movimento trabalhista; Controle político e econômico da classe trabalhista; Profissionalização do Trabalhador
    - 1978 a 1990: Surgem CUT (central única do trabalhador) e CGT (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil)
    - 1990 até hj: ...

    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos, Andreia Ribbas. P. 26
    Então ao meu ver ela foi sim marcada por características legais.

    Creio que a questão esteja errada por ter afirmador que fundamentou-se no referencial sistêmico

    Além disso, segue uma questão da FCC com mesmo enfoque, retirada também do livro de Andreia Ribas
    FCC/TRE-AL/Analista Jud/2012 - Adaptada: O processo de evolução da gestão de pessoas no Brasil é marcado por características legais e pelo referencial taylorista.
    Resp: Gabarito certo. Atualmente, pouco se utilizam tais características, mas a evolução da gestão de pessoas foi marcada por elas.

    Bons estudos!

  • O erroestá em dizer que o referencial é sistêmico, pois na verdade é taylorista(Administração Científica)

    ConformeDutra, 2002, o processo de evolução da Gestão de Pessoas no Brasil émarcado por características legais e pelo referencial taylorista.

     Nosanos 40, durante o governo de Getúlio Vargas, foram o Ministério doTrabalho e a Consolidação das Leis do Trabalho – a CLT. Visando a suamanutenção e controle, surgiu a “Seção de Pessoal”, dando início à gestãoburocrática e legalista de pessoas. Esta tinha como atribuições admitir,remunerar, transferir, promover, punir e demitir. Assumia um carátermeramente disciplinar, não se envolvendo na tomada de decisão ou nosresultados da empresa (GIRARDI, 2008a p. 20). 

    Nasdécadas de 50 e 60, a industrialização se expandiu, as empresasestrangeiras começaram a investir no Brasil, em decorrência de uma gestãoempreendedora e de credibilidade do então Presidente Juscelino Kubitschek,além do surgimento do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), o que exigiumais pessoal e com maior qualificação para a adaptação às novastecnologias provenientes. As Seções de Pessoal identificaram a necessidadede haver práticas estruturadas de Gestão de Pessoas, para selecionar commaior critério, treinar e criar formas de avaliar o desempenho dosempregados. Permaneceram os antigos chefes de pessoal, observando-sesomente uma mudança no nome do órgão, que passou a sechamar “Departamento de Relações Industriais”, impregnado dereferências tayloristas.

    Paramaiores informações segue o link da dissertação: http://btd.egc.ufsc.br/wp-content/uploads/2010/06/Dante-Girardi.pdf


  • Não é marcada por características legais não é referencial sistêmico e sim TAYLORISTA.


    errado


  • Só queria entender a lógica dessa banca.

    Olha duas questões do TRT 17 - 2013:


    109)A administração de recursos humanos pode ser entendida como a administração de pessoal embasada em uma abordagem sistêmica. --> QUESTÃO CORRETA


    112) A administração de recursos humanos é caracterizada pela adoção do enfoque sistêmico, entretanto, a mera manutenção, nas empresas, de um departamento denominado recursos humanos não garante, necessariamente, o desenvolvimento de uma gestão sistêmica de pessoal --> QUESTÃO CORRETA


    COMO QUE ESSAS DUAS QUESTÕES ESTÃO CERTAS E ESSA DO MPOG ESTÁ ERRADA????????

    O erro só pode estar em "características legais", mas ai eu não sei porque...



  • Achei algo legal,


    A administração de recursos humanos nas organizações brasileiras, conforme Albuquerque (1987, p. 11), foi "[...] marcada pelas limitações da legislação trabalhista, pela importação de técnicas de administração de pessoal de países desenvolvidos, pela ausência e manipulação no movimento sindical durante muitos anos e pela influência de variáveis ambientais, externas à organização".

    Sarsur (1999) discorre, por sua vez, sobre a evolução da função recursos humanos no Brasil apresentando as fases que a comporiam: 

    pré-jurídico-trabalhista, antes de 1930, marcada pela inexistência da legislação trabalhista e de departamento pessoal;

    a burocrática, de 1930 a 1950, com o surgimento do departamento pessoal para atender às exigências da legislação trabalhista elaborada nesse período;

    a tecnicista, nas décadas de 1950 e 1960, preocupada com eficiência e produtividade em função da implantação da indústria automobilística;

    a sistêmica, nas décadas de 1960 e 1970, com o surgimento da área de recursos humanos na estrutura organizacional;

    a década de 1980, marcada pelo contexto de novas relações de trabalho;

    e a década de 1990, caracterizada pelo acentuado avanço tecnológico e pelo aumento da competitividade.


    Fonte: http://books.google.com.br/books?id=cWxe-K9T9TAC&pg=PA120&dq=evolu%C3%A7%C3%A3o+da+fun%C3%A7%C3%A3o+de+recursos+humanos&hl=pt-BR&sa=X&ei=2ClYU9KxLK3b8AH3goDACw&ved=0CEwQuwUwAw#v=onepage&q=evolu%C3%A7%C3%A3o%20da%20fun%C3%A7%C3%A3o%20de%20recursos%20humanos&f=false

  • Dentre as ERAS da GP, temos:

     

    1) Era da relação industrial: Início da industrialização. O objetivo era cumprir as leis e as rotinas administrativas. As decisões de GP eram centralizadas e o empregado era visto como mão de obra (máquina).

    2) Era de ARH Neoclássica: + - 1950 até 1990. Além do cumprimento das leis, tornava-se fundamental executar as funções táticas. As pessoas eram vistas como recursos humanos.

    3) Era da Informação: 1990 até atualmente. As pessoas são consideradas elementos chave e parceiras da organização. A função é responsabilidade de linha e função de staff.

     

    Ou seja, a evolução da função de recursos humanos no Brasil é marcada por características legais. No entanto, o referencial é a abordagem clássica, precisamente a administração científica. A abordagem sistêmica é desenvolvida bem depois.

  • SE MARCADA POR CARACTERÍSITCAS LEGAIS, ENTÃO É FUNDAMENTADA POR UMA REFERÊNCIA CLÁSSICA.

    SE MARCADA POR CARACTERÍSITCAS CONTINGENCIAIS , ENTÃO É FUNDAMENTADA POR UMA REFERÊNCIA SISTÊMICA.

     

    CESPE: "A gestão evoluiu de uma atividade intuitiva na era pré-industrial para uma atividade de caráter burocrático na era industrial e tornou-se uma atividade artesanal-sistemática no atual período de globalização. Essa situação enfraqueceu o poder da racionalidade burocrática, em decorrência da dependência crescente da participação de funcionários nas ações." (CERTO)

     

     

     

    GABARITO ERRADO