SóProvas


ID
981295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Nas organizações, ocorrem permanentemente processos de mudança, devido aos quais devem ser estabelecidas estratégias para garantir a sustentabilidade e o crescimento necessário ao cumprimento das missões. Com base nessas informações, julgue os próximos itens relativos ao gerenciamento de conflito e gestão de mudança.


O emprego de autoridade formal é uma estratégia adequada para a resolução de conflitos.

Alternativas
Comentários
  • Certa!

    a) Técnicas de resolução de conflitos: Resolução de problemas: Encontros entre as partes conflitantes, com o propósito de identificar o problema e resolve-lo por meio de discussão aberta. Metas superordenadas: Criação de uma meta compartilhada que não possa ser atingida sem a cooperação entre as partes conflitantes. Expansão de recursos: Quando o conflito é causado pela escassez de um recurso a expansão do recurso pode criar uma solução ganho-ganho. Não-enfrentamento: Suprimir o conflito ou evadir-se dele. Suavização: Minimizar as diferenças entre as partes conflitantes, enfatizando seus interesses comuns.Concessão: Cada uma das partes abre mão de algo valioso. Comando autoritário: A administração usa sua autoridade formal para resolver o conflito e depois comunica seu desejo às partes envolvidas. Alteração de variáveis humanas: Utilização de técnicas de mudança comportamental, tal como treinamento em relações humanas, para alterar atitudes e comportamentos que causem conflitos. Alteração de Variáveis estruturais: Mudanças na estrutura formal da organização e nos padrões de interação entre as partes conflitantes, por meio de redesenho de atribuições, transferências, criação de posições coordenadas, etc

    Fonte
  • É exemplo dessa autoridade formal a arbitragem, que é uma terceira pessoa que decidi em uma situação de conflito.

  • Comando autoritário: utilizado na arbitragem.
  •                                                 TIPOS DE AUTORIDADES LEGÍTIMAS

     

    AUTORIDADE TRADICIONAL - hereditária e delegável (PATRIMONIAL ou PATRIARCAL).

           - NÃO SE SEPARA O PATRIMÔNIO PRIVADO DO EMPRESARIAL.

           - EX.: DO REI PASSA PARA O PRÍNCIPE. DO PAI PASSA PARA O FILHO.

     

    AUTORIDADE BUROCRÁTICA - devido ao cargo que ocupa (AUTORIDADE FORMAL).

           - LEGAL, RACIONAL, IMPESSOAL, FORMAL, MERITOGRÁTICA.

           - EX.: SEU FUTURO CHEFE DA REPARTIÇÃO.

     

    AUTORIDADE CARISMÁTICA - poder de convencimento (AUTORIDADE INFORMAL).

           - PERSONALÍSTICA, MÍSTICA, INDELEGÁVEL, PESSOAL.

           - EX.: HITLER, DEUS...

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • certo. Exemplo: árbitro - que pode ser um juíz.

  • Questão bem tosquinha e bem ao estilo cespiano. Dizer que  "autoridade formal é uma estratégia adequada..." é algo bem genérico e forçado. Existem inúmeras situações de conflito, em algumas pode até ser adequado o uso da autoridade formal (situações de emergência ou onde um lado tem claramente a razão), mas via de regra não é esse o caminho indicado, visto criar o sentimento de "vencedor/vencido", e remorso entre as partes. Várias questões do próprio cespe enfatizam que não existe uma estratégia absoluta, que seja sempre adequada, e sim que cada caso concreto deve ser analisado.

    Famoso cespe fazendo cespice!