SóProvas


ID
981736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação a vírus de computadores e malwares em geral, julgue o  próximo  item.

Malwares propagam-se por meio de rede local, discos removíveis, correio eletrônico e Internet.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Segundo o CERT.BR,"

    Algumas das diversas formas como os códigos maliciosos podem infectar ou comprometer um computador são:

    • -pela exploração de vulnerabilidades existentes nos programas instalados;
    • -pela auto-execução de mídias removíveis infectadas, como pen-drives;
    • -pelo acesso a páginas Web maliciosas, utilizando navegadores vulneráveis;
    • -pela ação direta de atacantes que, após invadirem o computador, incluem arquivos contendo códigos maliciosos;
    • -pela execução de arquivos previamente infectados, obtidos em anexos de mensagens eletrônicas, via mídias removíveis, em páginas Web ou diretamente de outros computadores (através do compartilhamento de recursos)
    "

    http://cartilha.cert.br/malware/


  • Worm

     

    Diferentemente do vírus, este malware não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

     

    Virus

     

    É comum pessoas chamarem de vírus todo e qualquer programa com fins maliciosos, mas o termo malware é a denominação mais adequada. Vírus é um programa ou parte de um programa, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

     

     Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o computador ou o dispositivo seja infectado é preciso que um programa, já infectado, seja nele executado.

     

    Os meios de propagação de vírus mais comuns são os e-mails e as mídias removíveis, principalmente os pen-drives. Mas também existem vírus de macro, que tentam infectar arquivos do Microsoft Office, por exemplo, vírus escritos em linguagem de script, dentre outros.

     

    Alguns vírus procuram permanecer ocultos, infectando arquivos do disco e executando uma série de atividades sem o conhecimento do usuário. Há outros que permanecem inativos durante certos períodos, entrando em atividade apenas em datas específicas.

     

    Obs.: Atualmente os vírus conseguem infectar telefones celulares, e tablets. O primeiro vírus de celular conhecido surgiu em 2004. Esses vírus de celular se espalham através do acesso do celular à internet, anexos MMS, SMS e bluetooth.

  • CERTO

    Questão bem simples para termos em mente que os malwares se propagam por tudo quanto é forma, até mesmo bluetooth e, no caso dos celulares, MMS.

  • ATÉ EM UM AEROPORTO, SE TU TIVER DANDO SOPA.

  • essa ai é só pra não zerar