SóProvas


ID
982468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a vírus de computadores e malwares em geral, julgue os próximos itens.

Por meio de atualizações de assinaturas de antivírus, detectam-se os vírus mais recentes incluídos na lista de assinaturas, contudo, esse procedimento não garante a detecção de novos tipos de vírus.

Alternativas
Comentários
  • Correto.
    Genericamente, um antivírus e/ou antispyware somente é capaz de detectar os vírus/spywares que estejam informados em sua base de assinaturas de vírus. Se não estiver na base, não será detectado.
    Existe a análise heurística disponível em alguns softwares, que consideram a possibilidade de códigos potencialmente maliciosos serem novos vírus/malwares, entretanto seria 'avançado demais' para Noções de Informática, e existe o problema relacionado aos falsos-positivos encontrados.
     

  • CERTO.

    Quando se trata de SEGURANÇA, nada está garantido.

    A CESPE adora isso.
  • Resposta certa .

    A cada dia são detectados novos vírus em circulação na rede, então as atualizações do antivírus devem ser frequentes, para manter um bom nível de segurança.
  • Beleza, mas depois aparece uma questão como essa, logo abaixo...
    O que vc responderia?

    Q333630    

    Prova: CESPE - 2013 - CPRM - Técnico de Geociências - Conhecimentos Básicos

    Disciplina: Noções de Informática | Assuntos: Segurança da Informação

    No que diz respeito à segurança da informação, julgue os itens que se seguem.

    Ao suspeitar da presença de vírus no computador, o usuário não deve encaminhar arquivos anexos em emails nem compartilhar pastas via rede de computadores, devendo, primeiramente, executar o antivírus, que irá rastrear e eliminar o vírus.

    • Certo   Errado




    Viu como a CESPE adora dar tiro no próprio pé?!?!??!


  • Pensando bem, os antivírus dependem de atualizações diariamente, para se manterem capazes, na defesa do sistema! Os antivírus são programas que procuram por outros programas (os vírus) e/ou os barram, por isso, nenhum antivírus é totalmente seguro o tempo todo, e existe a necessidade de sua manutenção (atualização) e, antes de tudo, fazer sempre uso de backup para proteger-se realmente contra perda de dados importantes. Sempre novas pragas estarão prontas para entrarem na rede, portanto, nada melhor ficar de olhos bem aberto!

  • É só pensar que nenhum antivírus combate 100% as pragas virtuais. 

  • Desculpa, mais achei essa questão um pouco mal formulada. Pensando que todo antivírus não protege cem por cento, tudo bem. Mas se existir um outro ai (dentre vários), que busque e limpe completo? E ai?


  • GABARITO: CORRETO


    Respondendo ao colega Alexsandro, não há nenhum antivirus no mercado que protege 100% e não vai existir. É como trabalhar numa situação contingencial, em outras palavras, com situações futuras e incertas. Antes de mais nada, faz-se necessário entender como o antivirus trabalha.

    Os vírus são criados a todo instante e os antivirus os detectam, analisam e, por fim, os agregam a uma lista de assinaturas. Portanto, não é um processo instantâneo (e não há forma de o ser, dado o grau de complexidade e a infinidade de formas que o malware pode assumir).

    Em outras palavras, a lista de assinaturas de qualquer antivirus, por maior ou menor que seja, sempre padecerá de um intervalo entre uma e outra atualização em que vírus novos serão fatalmente criados e distribuídos e, dado o grau de complexidade destes, os antivirus precisarão de algum tempo para elaborar a ferramenta adequada de remoção.

    A dificuldade é para todos!
    Fé, foco e persistência. Bons estudos!
  • A técnica da análise Heurística irá encontrar vírus pelo seu comportamento anômalo ou malicioso. 

    Gaba C

  • Redação fraquinha.

    O Objetivo das assinaturas é justamente reconhecer os vírus atuais, os mais novos.

    Contudo, de fato, não garante proteção aos novos entendidos como aqueles posteriores a assinatura.

  • O vírus mutante, por exemplo.

  • NISHIMURA: se menospreza tá errado kkkkkk melhor estudar de verdade

  • Professor falou que o cespe cobrar Heuristica em noções de informatica seria "avançado demais",mas é bom nunca duvidar do cespe....

  • CERTO

     

    Nada em segurança de TI é 100% garantido ou eficaz. 

  • NADA NA INTERNET É 100% SEGURO

    É COMO ANDAR EM GELO

  • Há algumas etapas que o antivírus segue:

    Quando o vírus é conhecido, geralmente sao detectados por sua assinatura, o anti-vírus age.

    Quando se trata de um virus que nao tem a assinatura reconhecida, o antivirus passa a observar o comportamento do arquivo, 

    assim qualquer ativade suspeita o antivirus comunica ao usuario da ameaça.

     

  • Certo

    Genericamente, um antivírus e/ou antispyware somente é capaz de detectar os vírus/spywares que estejam informados em sua base de assinaturas de vírus. Se não estiver na base, não será detectado.

    Existe a análise heurística disponível em alguns softwares, que consideram a possibilidade de códigos potencialmente maliciosos serem novos vírus/malwares, entretanto seria 'avançado demais' para Noções de Informática, e existe o problema relacionado aos falsos-positivos encontrados.

  • Os antivírus detectam todos os vírus que estão na lista (tipo um cara-crachá), se sai um vírus novo, o antivírus precisa ser atualizado pra colocar esse novo tipo de virus na lista.

    Acho que é por aí...

    Lembrando que atualmente existe a heurística, mas não GARANTE nada.

  • "...esse procedimento não garante a detecção de novos tipos de vírus."

    Os vírus também podem se atualizar, quer dizer, isso acontece para que o antivírus que já o conhece desde a última versão recente tenha dificuldade em identificá-lo, ou seja, ele fica ali e o antivírus nem percebe.

  • Certo. Uma ferramenta de antivírus deve estar atualizada (banco de assinaturas) para que seja mais eficiente, mas a atualização não garante que todas as pragas virtuais serão detectadas.

  • Antivírus

    A principal função do antivírus é verificar arquivos, códigos maliciosos (vírus) e eliminá-los.

    A cada dia são detectados novos vírus em circulação na rede, então as atualizações do antivírus devem ser frequentes, para manter um bom nível de segurança.

    Caso haja algo errado me avise por favor.

  • Minha contribuição.

    Gerações de softwares antivírus

    1° Geração: Detecção baseada em assinatura

    -A assinatura é geralmente um trecho único do código do vírus, estrutura ou padrão de bits. Em geral, softwares antivírus trabalham com assinaturas de vírus; assim, para um novo vírus ser detectado pelo software, este precisa conhecer a assinatura desse novo vírus.

    2° Geração: Detecção baseada em heurística

    -Técnica de detecção de vírus baseada no comportamento anômalo ou malicioso de um software.

    3° Geração: Interceptação de atividade

    -Trata-se de uma tecnologia que identifica um vírus por suas ações, em vez de sua estrutura em um programa infectado. É diferente da heurística porque só funciona com o programa em execução, enquanto a heurística analisa o próprio arquivo sem a necessidade de executá-lo.

    4° Geração: Proteção completa

    -São pacotes compostos por uma série de técnicas antivírus utilizadas em conjunto. Trata-se da geração da maioria dos antivírus atuais.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Em segurança da informação, nunca se está 100% seguro e NADA é garantido. Muito cuidado com o termo "garante" nas questões CESPE.

  • Gabarito correto. A detecção por assinatura é uma característica do antivírus de primeira geração o qual detecta o vírus por meio de assinaturas (podemos utilizar a analogia de um retrato falado). Essas assinaturas são renovados no famoso: "Suas definições de vírus foram atualizadas". Por isso, a importância de manter sempre o dispositivo atualizado. Porém, nada é 100% seguro. Levo sempre essa última informação para prova.

  • Questão tratou do antivírus que atua com base em assinaturas; não levou em consideração a heurística. Correta.

  • DETECÇÃO BASEADA EM ASSINATURA: DETECTA VÍRUS CONHECIDOS, E NÃO DESCONHECIDOS

  • Assinatura - vírus conhecido

    Heurístico - vírus desconhecido

  • Certo.

    Isso nos remete à constante evolução tecnológica, o que, consequentemente, faz com que as pessoas mal intencionadas desenvolvam novas técnicas de ataques.

    _______

    Bons Estudos.

  • um antivírus e/ou antispyware somente é capaz de detectar os vírus/spywares que estejam informados em sua base de assinaturas de vírus. Se não estiver na base, não será detectado.

    certo

  • Tratando-se de segurança da informação "garantia" é uma palavra delicada, sendo que nenhum sistema é totalmente seguro, Referente aos comportamentos dos antivírus em geral existem dois mecanismos de atuação:

    1) análise por assinatura : Mecanismo mais tradicional dos antivírus. Esta detecta os vírus existentes no sistema que já foram detectados antes ou que estejam presentes na lista de assinatura do antivírus, como os tipos de vírus já conhecidos. A análise ocorre tendo como base essa lista ou banco de dados.

    2) análise heurística: Este tipo é embasado em uma análise por comportamento, não seguindo os padrões da assinatura, assim, encontrando possíveis novos tipos de vírus em potencial. É mais suscetível á falsos positivos.

    Gabarito: CERTO.

  • Por meio de atualizações de assinaturas de antivírus, detectam-se os vírus mais recentes incluídos na lista de assinaturas (sim), contudo, esse procedimento não garante a detecção de novos tipos de vírus. (CERTO)

    #ANTIVÍRUS:

    • 1ª Geração: Detecção BASEADA EM ASSINATURA
    • 2ª Geração: Detecção BASEADA EM HEURÍSTICA
    • 3ª Geração: INTERCEPTAÇÃO DE ATIVIDADE
    • 4ª Geração: PROTEÇÃO COMPLETA

     

    NÃO HÁ GARANTIA Da detecção de novo tipo de vírus EM NENHUMA GERAÇÃO DE ANTIVÍRUS.

    A PARTIR DA SEGUNDA GERAÇÃO EXISTE A POSSIBILIDADE DE IDENTIFICAÇÃO