SóProvas


ID
983056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

ma paciente de trinta e cinco anos de idade foi admitida em um hospital para realização de biópsia renal.Tinha chegado acompanhada de policiais,pois cumpria pena de privação de liberdade. Apresentava-se consciente, orientada, respirava espontaneamente e comunicava-se verbalmente quando questionada sobre seu tratamento. Os demais sinais vitais apresentavam-se normais.Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.


A preparação para procedimentos invasivos no trato urinário, como o descrito no caso clínico acima, requer jejum hídrico por via oral ou parenteral por mais de vinte e quatro horas.

Alternativas
Comentários
  • JEJUM DE 6 A 8 HORAS

  •  Cirurgia Renal

     

    A cirurgia renal pode incluir a nefrectomia (remoção do rim), transplante renal para insuficiência renal crônica, procedimentos para remover obstrução, tal como cálculos ou tumores, procedimentos para introduzir tubos de drenagem, (nefrostomia). As abordagens variam mas podem envolver o flanco, as regiões torácicas e abdominal.

    A nefrectomia é mais utilizada, para tumores malignos do rim, mas também pode estar indicada para traumatismo e rim que não mais funciona devido a distúrbios obstrutivos e outras doenças renais.

    A ausência de um rim não leva a uma função renal inadequada quando o rim remanescente é normal.

     

    Tratamento pré-operatório/cuidados de enfermagem:

    Preparar o paciente para cirurgia, com informações a respeito da rotina da sala de cirurgia, administrar antibióticos para limpeza intestinal.

    Avaliar os fatores de risco para a tromboembolia (Fumo, uso de anticoncepcionais orais varizes nas extremidades inferiores) e aplicar meias elásticas, se prescrito. Rever os exercícios com a perna e fornecer informações a respeito das meias compressivas/seqüenciais que serão utilizadas no pós-operatório.

    Avaliar o estado pulmonar (presença de dispnéia, tosse produtiva, outros sintomas cardíacos relacionados) e ensinar os exercícios de respiração profunda, tosse eficaz e uso do espirômetro de incentivo.

    Se a embolização da artéria renal está sendo feita antes da cirurgia para pacientes com carcinoma de células renais, monitorar e tratar dos seguintes sintomas da síndrome pós-infarto, que pode durar até 3 dias:

     

    - Dor no flanco.

    - Febre.

    - Leucocitose.

    - Hipertensão.

     

    Tratamento pós-operatório/cuidados de enfermagem:

    Monitorar os sinais vitais e a área da incisão quanto a indícios de sangramento ou hemorragia.

    Avaliar quanto a complicações pulmonares de atelectasia, pneumonia, pneumotórax. Manter os pulmões limpos e boa drenagem do tubo torácico, quando usado (a proximidade da cavidade torácica com a região operada pode levar à necessidade de uma drenagem torácica pela colocação de um dreno no pós-operatório).

    Manter a permeabilidade dos tubos de drenagem urinária (nefrostomia, cateter suprapubiano ou uretral) e extensores uretrais, quando indicados.

    Monitorar as extremidades inferiores e o estado respiratório quanto a complicações trombólicas.

    Avaliar sons intestinais, distensão abdominal e dor que possa indicar íleo paralítico e necessidade de descompressão nasogástrica.

    Para os pacientes de transplante renal, administrar medicamentos imunossupressores (corticosteróides, associados com azatioprina [imuran] ou agente semelhante), conforme prescrito, e monitorar os sinais precoces de rejeição- temperatura superior a 38.5ºC, débito urinário diminuído, aumento de peso de 1kg ou mais durante a noite, dor ou hipersensibilidade sobre o local do enxerto. Hipertensão, creatinina sérica aumentada.

     

     Intervenções de enfermagem

    Aliviando a dor.

    Promovendo a eliminação urinária.

    Evitando a infecção.

    Mantendo o equilíbrio hídrico.

     

     

  • 24h

    é para morrer mesmo