SóProvas


ID
983194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Desde a segunda metade do século XX, os novos padrões de consumo da sociedade e o avanço tecnológico contribuíram para o aumento da geração de diversos produtos com maior toxicidade e compostos de materiais de difícil degradação no meio ambiente. Acerca do gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde, julgue os itens a seguir.


Os resíduos gerados em serviços de saúde representam grande parte do total de resíduos sólidos urbanos, cerca de 57% do total.

Alternativas
Comentários
  • A geração de resíduos pelas diversas atividades humanas constitui-se atualmente em um grande desafio a ser enfrentado pelas administrações municipais, sobretudo nos grandes centros urbanos.

    Segundo a Anvisa os resíduos de serviços de saúde são parte importante do total de resíduos sólidos urbanos, não necessariamente pela quantidade gerada (cerca de 1% a 3% do total), mas pelo potencial de risco que representam à saúde e ao meio ambiente. A maior parte dos resíduos gerados são os residenciais.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde / Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.


  • % em 2008

    Material reciclável 31,9

    Metais 2,9

    Papel, papelão e tetrapak 13,1

    Plástico 13,5

    Vidro 2,4

    Matéria orgânica 51,4

    Outros 16,7

    Total coletado 100,00

    Fonte: IBGE (2010b) 

  • Os resíduos de serviços de saúde são parte importante do total de resíduos sólidos urbanos, não necessariamente pela quantidade gerada (cerca de 1% a 3% do total), mas pelo potencial de risco que representam à saúde e ao meio ambiente.

  • Os RSS costituem 1 à 3% dos resíduos gerados por dia no Brasil. Os RSS são parte importante do total de resíduos sólidos urbanos, não necessariamente pela quantidade gerada (1-3%), mas sim pelo potencial risco que representa à saúde e ao meio ambiente.