-
CERTO
A rigor, o Linux não é exatamente um Sistema Operacional, mas é assim que ele é tratado pelas organizadoras e pelo público em geral, então tudo bem. Sua licença de uso - que é o contrato que a gente aceita quando instala um software (e que a maioria de nós nunca lê) - chama-se GNU/GPL, ou simplesmente GPL. Essa licença é a base que sustenta toda a ideia por trás do chamado Software Livre, e nela estão definidas todas as liberdades citadas pela questão: utilizar; copiar; estudar; modificar e redistribuir. Tudo isso sem qualquer restrição.
Um detalhe digno de nota é que Software Livre não é necessariamente gratuito. Há distribuições Linux, inclusive, que são pagas. O exemplo clássico é uma distribuição chamada Red Hat. Caríssima, inclusive.
Acho que esse link é interessante pra quem quiser saber um pouco mais sobre a licença GPL:
http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_General_Public_License
-
Ora, e a cláusula Copyleft da GPL que diz que se pode fazer cópias, CONTANTO que não feche o código fonte? Isso é uma restrição e a questão afirma que não há restrições. A meu ver a questão está errada, tanto no comando, quanto no gabarito.
-
Perfeito, Alexandre. Errei a questão por esse motivo. É claro e evidente que se há essa restrição, então a questão está errada.
-
Concordo com o que foi dito pelo colega, mesmo sendo um software livre pautado pelas 4 liberdades, de executar, estudar, modificar e redistribuir, existe a restrição de que o código fonte não seja fechado. Infelizmente o cespe não considerou, o gabarito definitivo continua como certa!
-
Como citou algum colega do Q.C :
STC: Supremo Tribunal do Cespe.
questão com gabarito errado, como dito pelos amigos.
-
Concordo com o gabarito da banca.
Olhando pelo lado gramatical, a frase comentada
"...pode fazer cópias, CONTANTO que não feche o código fonte...":
Não fechar o código fonte é apenas uma condição para se fazer cópia.
Se esta condição for respeitada, a cópia pode ser feita sem restrições.
-
Ou seja, a principal característica do Linux é o código fonte aberto (open sourse; software livre)
-
Correto
"O Linux segue 4 liberdades
São elas:
Liberdade 0: liberdade para rodar o programa para quaisquer propósitos.
Liberdade 1: liberdade para estudar como o programa trabalha e adaptá-lo às suas necessidades. Ter acesso ao código fonte é
essencial para isso.
Liberdade 2: liberdade de redistribuir cópias de forma que você possa ajudar outras pessoas.
Liberdade
3: liberdade para melhorar o programa e disponibilizar as melhorias
para o público, de forma que toda a comunidade possa se beneficiar
disso. Ter acesso ao código fonte é essencial também para isso."
Fonte:Estratégia Concursos, Prof. Alexandre Lênin
-
Questão confusa e de difícil interpretação, irei analisá-la sobre dois prismas:
''O sistema operacional Linux pode ser utilizado, copiado, estudado, modificado e redistribuído'', até aqui a questão está corretíssima e sem nenhum problema.
Prosseguindo para a parte de difícil compreensão, ''sem restrição'':
1) Temos aqui uma ambiguidade de interpretação, pois na seguinte questão elaborada pela mesma banca encontramos o gabarito determinado como falso pela mesma, vejamos a questão:
''O sistema operacional linux é considerado um software livre, o que significa que não é propriedade exclusiva de nenhuma empresa e que a seu usuário é assegurada a liberdade de usá-lo, manipulá-lo, e redistribuí-lo sem restrições. A banca considerou a questão como falsa.
2) Encontra-se no site da (gnu.org) o seguinte enunciado sobre as liberdades essenciais do software livre ''Para que essas liberdades sejam reais, elas devem ser permanentes e irrevogáveis desde que você não faça nada de errado; se o desenvolvedor do software tiver o poder de revogar a licença, ou adicionar restrições retroativamente a seus termos, sem que você faça nada errado para dar um motivo, o software não é livre. Em outras palavras, se você ao copiar, modificar e redistribuir o software, tudo bem, porém se restringir o acesso ao código fonte, aquele não será livre perdendo a sua característica principal.
Voltando á questão, parece-nos a vista, que o examinador escolheu a segunda visão do termo restrição, optando por aceitar que a cópia, o estudo, a modificação e a redistribuição devem ser usadas sem restrição do CÓDIGO FONTE.
Então amigos, analisei a questão da seguinte maneira:
Antes em uma questão antiga o examinador se referia a uma restrição relacionada a você não poder restringir o COPYLEFT, que ao estudar um pouco baseado no site do gnu - vê-se que não é obrigatório a todo software livre.
Agora nessa questão recente, o mesmo se refere a não restrição do código fonte para se alterar, estudar, copiar e utilizar. Tudo isso deve ser feito SEM RESTRIÇÃO OU LIMITAÇÃO. Analisando-se deste prisma, questão correta.
Questão muito ambígua e prolixa, dessas em que devemos fazer um estudo e um raio-x do cérebro do examinador.
Abraços!
-
Conhecendo a história do Linux, eu acabei marcando errado. "SEM RESTRIÇÃO" é afirmar categoricamente que o sistema é redistribuído... Enfim, vai entender jurisprudência Cespiana.
-
Uma unica restrição: não fechar o código fonte.
-
Meio confusa, a questao..l
-
Linux não é sistema operacional. É apenas o kernel, uma parte de um SO. O Red hat poe exemplo é um linux e não pode ser distribuido livremente. Se o gabarito como certo, então ele está errado.
-
Olá, pessoal!
A questão foi verificada e não foram encontrados erros. Alternativa correta Letra C.
Bons estudos!
Equipe Qconcursos.com
-
Por mais confusa que esteja a questão, o Cespe manteve o gabarito como Certo. Não houve anulação nem modificação do gabarito, conforme, equivocadamente, mencionou Naamá Souza aqui nos comentários.
http://www.cespe.unb.br/Concursos/IBAMA_13_ANALISTA_ADMINISTRATIVO/
-
Amigos eu acertei com medo , pois existem distribuições "linux" pagas como : "Red Hat Linux " .
O sistema em questão é pago e não pode ser copiado , modificado , redistribuído , etc ...
-
Até onde sei o Linux na verdade é o kernel não o sistema operacional em si mas parte essencial dele, a forma correta de se dizer segundo o pessoal do GNU é GNU/Linux. Logo a meu ver a questão apresenta erro por tratar o Linux como sistema operacional.
http://www.gnu.org/gnu/linux-and-gnu.pt-br.html
-
Software livre é baseado na licença GPL ( General Public License - Licença Pública Geral ), que garante os colaboradores 4 liberdades:
Usar, Redistribuir, Estudar e Modificar o Software ( Programa ).
-
Questão muito facil de ser anulada, claro que tem uma restrição. Os usuários sempre devem deixar o código fonte aberto e nunca devem fechar. Essa é a unica restrição, mas existe! banca filha da puta.
-
Acho que esta foi anulada pela banca !
-
Claro que há restrição!! Você não pode cobrar pela redistribuição!! Fala sério!
-
Gabarito Certo. A questão quer saber se o Linux pode ser "utilizado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição". A Cespe não quer saber sobre a restrição do código-fonte.
-
É a norma da FSF
-
Esse "ser restrição" me pegou. :d
-
cespeprudência
pra cespe não existe RESTRIÇÃO!!!
-
O Linux tem todas as caracteristicas descritas, porém, ao se criar uma nova versão ele é submetido a analise por mantenedores do linux, como Linus Torvalds (pai do Linux), antes de ser disponibilizado.
Q18933 - Considera-se software livre um programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído, ainda que sob certas restrições. CERTO
Enfim, errei a questão e acho que caberia recurso.
-
Esse gabarito deveria ter sido alterado , pois vc pode oferecer o sistema operacional e bloquear o acesso ao codigo fonte .... Pronto esta ai uma restriçao
-
Gabarito CERTO . A questão quer saber se o Linux pode ser "utilizado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição". A Cespe não quer saber sobre a restrição do código-fonte.
-
O sistema operacional Linux é distribuído através de uma licença com permissões especiais.
Inicialmente era proibida qualquer utilização comercial do sistema, mas as regras foram adaptadas.
A LICENÇA PÚBLICA GERAL GNU
A GPL regulamenta as liberdades centrais, definindo as condições para cópia, distribuição e modificação dos programas. Embora qualquer pessoa possa modificar uma cópia do programa é obrigatório que:
* Exista um aviso, em destaque, em cada arquivo modificado, de que os dados originais foram alterados.
* Exista um aviso de que o trabalho distribuído ou publicado deriva totalmente ou em parte do programa original.
* Caso o programa seja executado de forma interativa, no inicio de sua execução deve ser apresentada informação de copyright e de ausência de garantias (ou de que a garantia corre por conta de terceiros).
Enfim, o Linux pode ser utilizado, pode ser copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição.
Gabarito: CERTO.
-
Certo
O sistema operacional Linux é distribuído através de uma licença com permissões especiais.
Inicialmente era proibida qualquer utilização comercial do sistema, mas as regras foram adaptadas.
A LICENÇA PÚBLICA GERAL GNU
A GPL regulamenta as liberdades centrais, definindo as condições para cópia, distribuição e modificação dos programas. Embora qualquer pessoa possa modificar uma cópia do programa é obrigatório que:
* Exista um aviso, em destaque, em cada arquivo modificado, de que os dados originais foram alterados.
* Exista um aviso de que o trabalho distribuído ou publicado deriva totalmente ou em parte do programa original.
* Caso o programa seja executado de forma interativa, no inicio de sua execução deve ser apresentada informação de copyright e de ausência de garantias (ou de que a garantia corre por conta de terceiros).
Enfim, o Linux pode ser utilizado, pode ser copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição.
-
Discordo, ele pode ser sim modificado e blá blá blá, agora '' sem restrição '' na minha concepção a banca generalizou demais.
-
linoxx é bonzin, windows é mall
-
software livre
-
O " sem restrições" derrubou muita gente, inclusive eu.
-
"Sem restrições" engana muita gente. Até porque o dono do ID tem que aceitar os termos de licença e uso.
-
Sem restrição foi tenso
-
4 liberdades da licença gnu gpl ( executar, estudar, modificar e distribuir) pela lógica vamos de cópias para distribuição.
-
GAB: CERTO
O Linux foi disponibilizado sob Licença Pública Geral (GPL) GNU. Qualquer pessoa pode executar, estudar, modificar e redistribuir o código-fonte, ou até mesmo vender cópias do código modificado, desde que façam isso com a mesma licença.
-
Aquele tipo de questão que tem 2 gabaritos e a banca escolhe quem favorecer.
-
O caramarada ou a camarada tem que ter muita coragem pra marcar uma questao dessa na hora da prova. ainda mais sendo uma PF ´´DA VIDA``
-
GABARITO CERTO
É UM SISTEMA OPERACIONAL COM CÓDIGO FONTE LIVRE
-
Licença GPL/GNU - Contrato de Licença - Cláusula copynet - proibido fechar o código fonte. Isso é uma restrição.
-
Essa questão é maluca isso sim
-
Gustavo Henrique , se algo é obrigatório , então há restrição, concorda?
-
O sistema operacional Linux é distribuído através de uma licença com permissões especiais.
Inicialmente era proibida qualquer utilização comercial do sistema, mas as regras foram adaptadas.
A LICENÇA PÚBLICA GERAL GNU
A GPL regulamenta as liberdades centrais, definindo as condições para cópia, distribuição e modificação dos programas. Embora qualquer pessoa possa modificar uma cópia do programa é obrigatório que:
* Exista um aviso, em destaque, em cada arquivo modificado, de que os dados originais foram alterados.
* Exista um aviso de que o trabalho distribuído ou publicado deriva totalmente ou em parte do programa original.
* Caso o programa seja executado de forma interativa, no inicio de sua execução deve ser apresentada informação de copyright e de ausência de garantias (ou de que a garantia corre por conta de terceiros).
Enfim, o Linux pode ser utilizado, pode ser copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição.
Gabarito: CERTO.