SóProvas


ID
984403
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com base no Código de Ética Profissional do Psicólogo, julgue os itens seguintes.

O conjunto fixo e normativo da atuação e das técnicas que regem a práxis do psicólogo, conforme especificado no código de ética, é pautado nas responsabilidades e no compromisso que o profissional tem consigo mesmo e com a sociedade.

Alternativas
Comentários
  • o gabarito deste questão está errada. Verificar gabarito no site do CESPE.

  • "Consoante com a conjuntura democrática vigente, o presente Código foi construído a partir de múltiplos espaços de discussão sobre a ética da profissão, suas responsabilidades e compromissos com a promoção da cidadania" -Código de Ética 

  • O conjunto fixo (errado) e normativo da atuação e das técnicas que regem a práxis do psicólogo, conforme especificado no código de ética, é pautado nas responsabilidades e no compromisso que o profissional tem consigo mesmo e com a sociedade.

  • RESOLUÇÃO CFP Nº 010/05

     

    "Por constituir a expressão de valores universais, tais como os constantes na Declaração Universal dos Direitos Humanos; sócio-culturais, que refletem a realidade do país; e de valores que estruturam uma profissão, um código de ética não pode ser visto como um conjunto fixo de normas e imutável no tempo. As sociedades mudam, as profissões transformam-se e isso exige, também, uma reflexão contínua sobre o próprio código de ética que nos orienta." (CFP, CEPP, 2005, p.5)

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    -------------------

    Gabarito: Errado

     

     

  • Ao meu ver, a questão tem dois erros: 

     

    # Erro 1: uso da expressão "Conjunto fixo".

    Como ja foi falado por outras colegas e consta na resolução, "o código de ética não pode ser visto como um conjunto fixo de normas e imutável no tempo" 

     

    # Erro 2: O conjunto fixo e normativo da atuação e das técnicas que regem a práxis do psicólogo. 

    Segundo o Código, "a missão primordial não é normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes (...) um padrão de condutas". 

  • Além de não ser fixo, de não normatizar as técnicas, também penso que há erro em afirmar acerca do compromisso que o profissional tem consigo.
    O que fica claro no C.É. é que tem que haver compromisso com a categoria e a sociedade; sendo uma das formas de agir assim, a qualificação profissional.
    Talvez eu tenha divagado... mas penso que a questão também quis induzir ao erro pensando na necessidade da qualificação profissional como um compromisso que o profissional tem consigo mesmo.
    Por vários motivos, e só precisava identificar um deles, gabarito errado.

  • Compromisso com a profissão e com a sociedade.