SóProvas


ID
984424
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

João Gregório, graduado em psicologia há um ano, tem afinidade com a psicologia clínica e planeja iniciar uma pós-graduação lato sensu nessa área de conhecimento. Seu cartão pessoal apresenta as seguintes informações: “João Gregório Matias Júnior; psicólogo clínico; atendimento a famílias e casais; faça uma visita; apenas R$ 30,00 a sessão; conflitos? depressão? pânico? Ligue já e marque sua consulta; telefone de contato 30XX513”.

Com base no Código de Ética Profissional do Psicólogo, julgue os itens a seguir, acerca da promoção pública dos serviços de psicologia.

O cartão pessoal referido deixa evidente qual o público-alvo de João. Esse é um aspecto relevante, pois, de acordo com o código de ética, deve-se propor apenas atividades privativas do psicólogo.

Alternativas
Comentários
  • O Código de Ética em seu art. 20, letra g, orienta que "o psicólogo, ao promover publicamente seus serviços, por quaisquer meios, individual ou coletivamente: não proporá atividades que sejam atribuições privativas de outras categorias profissionais".


  • Fato, deve ser como está escrito no código de ética.

  • Li os comentários, mas continuei sem entender qual o erro da questão. :|

  • Coerência, a gente não vê por aqui

  • O cartão pessoal referido deixa evidente qual o público-alvo de João. Esse é um aspecto relevante, pois, de acordo com o código de ética, deve-se propor apenas atividades privativas do psicólogo.

    A justificativa não responde adequadamente a afirmação!

    As atividades privativas do psicólogo não possuem relação direta com o público-alvo.

  • CORREÇÃO:

    "O cartão pessoal referido deixa evidente qual o público-alvo de João. Esse é um aspecto relevante, pois, de acordo com o código de ética, deve-se propor apenas atividades privativas do psicólogo."

    De acordo com o código de ética:

    Art. 20 – O psicólogo, ao promover publicamente seus serviços, por quaisquer meios, individual ou coletivamente:

    c) Divulgará somente qualificações, atividades e recursos relativos a técnicas e práticas que estejam reconhecidas ou regulamentadas pela profissão;

    Pode usar técnicas/recursos não privativas dos psicólogos, desde que estejam reconhecidas ou regulamentadas pela profissão. ex: hipnose.

  • O cartão vende a ideia de que os casos apontados serão resolvidos, o que não é permitido pelo Cod. de Etic. garantias sensacionalistas de cura. É permitido colocar apenas o nome, CRP, contato, formações e qualificações!