DEPENDÊNCIA DE SUBSTÂNCIAS (DSM-IV)
A Dependência é definida como um agrupamento de 3 ou mais dos sintomas:
1. Tolerância
2. Abstinência
3. A substância é freqüentemente consumida em maiores quantidades ou por um período mais longo do que o pretendido
4. Existe um desejo persistente ou esforços mal-sucedidos no sentido de reduzir ou controlar o uso da substância
5. Muito tempo é gasto em atividades necessárias para a obtenção da substância
6. Importantes atividades sociais, ocupacionais ou recreativas são abandonadas ou reduzidas em virtude do uso da substância
7. O uso da substância continua, apesar da consciência de ter um problema físico ou psicológico persistente ou recorrente que tende a ser causado ou exacerbado pela substância
OBS.: Tolerância e Abstinência são critérios para o diagnóstico de dependência de substância, mas não são SUFICIENTES. Para diagnóstico de dependência é preciso o agrupamento de 3 ou mais sintomas.
De acordo com o DSM V, chamado agora de Transtornos do Uso de Substâncias, podendo ser classificados como leves, moderados ou graves, dependendo do número de critérios preenchidos.
2 ou 3 fatores caracterizam transtorno LEVE
4 a 5 fatores como MODERADO
E a partir de 6 como GRAVE
Critérios:
1. Tolerância, definida por qualquer um dos seguintes aspectos: – necessidade de quantidades progressivamente maiores da substância para atingir a intoxicação ou o efeito desejado; – acentuada redução do efeito com o uso continuado da mesma quantidade de substância.
2. Síndrome de abstinência, manifestada por qualquer um dos seguintes aspectos: – síndrome de abstinência característica para a substância; – a mesma substância (ou uma substância estreitamente relacionada) é consumida para aliviar ou evitar sintomas de abstinência.
3. Desejo persistente ou esforços malsucedidos no sentido de reduzir ou controlar o uso da substância.
4. A substância é frequentemente consumida em maiores quantidades ou por um período mais longo do que o pretendido.
5. Muito tempo é gasto em atividades necessárias para a obtenção da substância, na utilização ou na recuperação de seus efeitos.
6. Problemas legais recorrentes relacionadas ao uso de substâncias.
7. Uso recorrente da substância, resultando no fracasso em desempenhar papéis importantes no trabalho, na escola ou em casa.
8. Uso continuado da substância, apesar de problemas sociais e interpessoais persistentes ou recorrentes causados ou exacerbados por seus efeitos.
9. Importantes atividades sociais, profissionais ou recreacionais são abandonadas ou reduzidas em virtude do uso da substância.
10. Uso recorrente da substância em situações nas quais isso representa perigo para a integridade física.
11. O uso da substância é mantido apesar da consciência de ter um problema físico ou psicológico persistente ou recorrente, que tende a ser causado ou exacerbado por esse uso.
Acredito que segundo o DSM V a assertiva estaria correta.