-
Elicitação e análise de requisitos. Esse é o processo de derivação dos requisitos por meio da observação dos sistemas existentes, além de discussões com os potenciais usuários e compradores, análise de tarefas, entre outras etapas. Essa parte do processo pode envolver o desenvolvimento de um ou mais modelos de sistemas e protótipos, os quais nos ajudam a entender o sistema a ser especificado.
Fonte: Engenharia de Software Ian SommerVille - 9 edição. Página 25, linha 4
-
Na fase de Análise, que vem após a Elicitação de Requisitos, existem algumas atividades que visam a descoberta de alguns problemas para torná-los mais consistentes antes da especificação formal. Dentre essas atividades estão: Classificação e Organização; Priorização e Negociação. Na atividade de priorização e negociação, são definidos os requisitos que satisfazem as reais necessidades dos clientes.
-
A definição dos requisitos não são feitas na fase de Elicitação? Não entendi essa questão, alguém poderia explicar!
-
essa questão foi mal formulada, sendo passível de recurso... Pois o levantamento (elicitação) de requisitos corresponde à fase inicial do processo de engenharia de requisitos e envolve as atividades de descoberta dos requisitos
-
Entendi que a questão está correta, pois quando diz que na análise são verificadas as necessidades dos clientes e usuários, ela está se referindo à priorização e negociação (feitas na Análise de Requisitos) dos requisitos já levantados, para então "definirem", com base na negociação, quais dos requisitos em negociação, serão mantidos como requisito final do software.
-
+1 que achou a questão maluca!
Como que eu vou elicitar os requisitos se eu nem sei quais são as necessidades dos usuários?
-
Nossa.. esse é o tipo de questão que sem ver a resposta eu sempre erraria.
Acho que o que deixa a questão correta é a palavra "verificada". Realmente na fase de análise os requisitos são checados por inconsistências, ambiguidades, omissões e relacionamentos.
-
Complementando o que já foi dito, a palavra chave é "VERIFICADAS", pois neste contexto a palavra está referindo-se a verificar algo que já foi elicitado, por isso a questão está correta.
Ou seja, verificadas aí é sinônimo de checadas, controladas, validadas, selecionadas. E não de levantadas, especificadas, elicitadas.
-
Só se o CESPE entende "verificadas as necessidades dos clientes" como priorização e negociação, ou algo do tipo.
Porque não tem sentido nenhum essa questão estar correta.