SóProvas


ID
985168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que concerne a mapeamento de dados lógico e físico e a elaboração e implantação de projeto de banco de dados, julgue os seguintes itens.


No modelo lógico de dados, que considera os exemplos de modelagem de dados criados no modelo conceitual, definem-se as chaves primárias e estrangeiras, a normalização e a integridade referencial.

Alternativas
Comentários
  • Certo


    O modelo lógico já leva em conta algumas limitações e implementa recursos como adequação de padrão e nomenclatura, define as chaves primárias e estrangeiras, normalização, integridade referencial, entre outras. Para o modelo lógico deve ser criado levando em conta os exemplos de modelagem de dados criados no modelo conceitual.


    http://www.luis.blog.br/modelagem-de-dados-modelo-conceitual-modelo-logico-e-fisico.aspx

  • Questão parecida só que para o Modelo Entidade Relacionamento

     

    2013

    No modelo entidade/relacionamento, deve-se incluir a chave estrangeira (chave primária) de uma entidade como campo da outra para modelar o relacionamento entre elas.

    Errada

  • O modelo lógico é criado com base no modelo conceitual e é nele que o projetista de banco de dados define as chaves primárias e estrangeiras, coloca as tabelas dentro das formas normais e define a integridade referencial. 

    CERTO

    fonte: estratégia

  • "O modelo lógico visa estabelecer algumas limitações, ele deverá implementar os padrões e as nomenclaturas e detalhar as chaves primárias e estrangeiras."

    Gab: CERTO

  • Questão didática pra guardar no coração

  • RESUMO

    modelagem de dados é uma técnica usada para a especificação das regras de negócios e as estruturas de dados de um banco de dados.

    A modelagem conceitual basea-se no mais alto nível e deve ser usada para envolver o cliente, pois o foco aqui é discutir os aspectos do negócio do cliente e não da tecnologia.

    O modelo lógico já leva em conta algumas limitações e implementa recursos como adequação de padrão e nomenclatura, define as , normalização, integridade referencial, entre outras.

    No modelo físico fazemos a modelagem física do modelo de banco de dados. Neste caso leva-se em conta as limitações impostas pelo SGBD escolhido e deve ser criado sempre com base nos exemplos de modelagem de dados produzidos no item anterior, modelo lógico.

    CONCEITUAL → LÓGICO → FÍSICO

    #Pertenceremos