SóProvas


ID
985879
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As grandes organizações, ao longo do século XX, por sua própria dinâmica, na busca de um padrão de efetividade, tiveram suas evoluções passando pelas seguintes modelagens: tradicional, moderna e contemporânea.De acordo com os indicadores básicos utilizados por Cury (2005), para analisar as tipologias organizacionais relativas àquelas modelagens, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Cury, no decorrer do século XX as organizações evoluíram, sofreram mudanças e passaram por três modelos distintos de administração:

    O modelo tradicional onde havia predominância da abordagem mecanicista, sendo proeminente as contribuições de Adam Smith, Taylor e Fayol. Era voltado para a análise das atividade da empresa, apresentava um caráter autoritário, hierárquico, vertical e burocrático, baseado em normas, padrões, divisão do trabalho, semelhante aos do modelos autoritário coercitivo e autoritário benevolente de Likert. A tomada de decisão é centralizada na figura do chefe.

    O modelo moderno que se prolongou do início da década de 20 até os primeiros anos da de 40. A organização é tratada como um sistema aberto, cooperativo, onde é constatada a organização informal. Há influência dos fatores motivadores estudados por Maslow e Herzberg, aproxima-se do perfil dos sistemas consultivo e participativo de Likert. Existe interação com o ambiente, o feedback externo é fundamental para o ciclo vital da empresa. A tomada de decisão é por meio do processo decisório, com base na situação, para ultimar o processo administrativo.

    O modelo contemporâneo que surge pela necessidade das organizações se adaptarem as mudanças que ocorriam no mundo, consequência de fatores como a globalização, o avanço tecnológico, e o acirramento da concorrência que levou as empresas a firmarem parcerias com seus fornecedores, motivarem os funcionários, para poder alcançar a excelência empresarial. A organização passa a dar ênfase no cliente e no não-cliente, que a empresa passa a buscar, também passa a ter confiança no empregado, que é incluso efetivamente no processo administrativo. A organização tem uma visão holística por fazer parte de um mundo globalmente interligado, tem como características a gerência participativa e organização horizontal. Quanto ao processo de decisão é um sistema grupal, compartilhado, fazendo uso de sistemas de informações que atinjam todos os níveis hierárquicos sem restrições.

    “Evolução das organizações” - do livro Organização e Métodos: Uma visão holística, escrito por Antônio Cury.