SóProvas


ID
991930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue os itens subsequentes com relação a ataques a redes de computadores, prevenção e tratamento de incidentes.

Uma das formas de proteção mais eficazes contra ataques de identity theft é a criptografia do canal de comunicação, que pode ser feita por meio de criptografia de chave simétrica, na qual os agentes envolvidos utilizam uma única chave que deve ser compartilhada na comunicação entre os agentes.

Alternativas
Comentários
  • O furto de identidade, ou identity theft, é o ato pelo qual uma pessoa tenta se passar por outra, atribuindo-se uma falsa identidade, com o objetivo de obter vantagens indevidas.

  • Assertiva ERRADA. 


    A criptografia visa proteger o conteúdo que trafega nos canais de comunicação contra bisbilhoteiros. 
  • A criptografia simétrica necessita um canal de comunicação seguro para distribuição da chave secreta. A criptografia simétrica por si só não provê autenticidade.

    Na questão analisada, um atacante poderia inteceptar a chave secreta. Neste caso, a origem não tem uma forma de garantir a autenticidade do destinatário.

    Por isso a criptografia simétrica é combinada coma criptografia de chave assimétrica, que é capaz de prover um canal seguro e alcançar a autenticidade.


  • na verdade para este ataque, onde uma pessoa tenta ser passar por outra, o ideal seria uma criptografia assimétrica que garante o não-repúdio; coisa que a simétrica não garante

  • Gabarito Errado

    O furto de identidade, ou identity theft, é o ato pelo qual uma pessoa tenta se passar por outra, atribuindo-se uma falsa identidade, com o objetivo de obter vantagens indevidas. Alguns casos de furto de identidade podem ser considerados como crime contra a fé pública, tipificados como falsa identidade.

    No seu dia a dia, sua identidade pode ser furtada caso, por exemplo, alguém abra uma empresa ou uma conta bancária usando seu nome e seus documentos. Na Internet isto também pode ocorrer, caso alguém crie um perfil em seu nome em uma rede social, acesse sua conta de e-mail e envie mensagens se passando por você ou falsifique os campos de e-mail, fazendo parecer que ele foi enviado por você.

    Quanto mais informações você disponibiliza sobre a sua vida e rotina, mais fácil se torna para um golpista furtar a sua identidade, pois mais dados ele tem disponíveis e mais convincente ele pode ser. Além disto, o golpista pode usar outros tipos de golpes e ataques para coletar informações sobre você, inclusive suas senhas, como códigos maliciosos (mais detalhes no Capítulo Códigos Maliciosos (Malware)), ataques de força bruta e interceptação de tráfego (mais detalhes no Capítulo Ataques na Internet).

    Caso a sua identidade seja furtada, você poderá arcar com consequências como perdas financeiras, perda de reputação e falta de crédito. Além disto, pode levar muito tempo e ser bastante desgastante até que você consiga reverter todos os problemas causados pelo impostor.

    Prevenção:

    A melhor forma de impedir que sua identidade seja furtada é evitar que o impostor tenha acesso aos seus dados e às suas contas de usuário (mais detalhes no Capítulo Privacidade). Além disto, para evitar que suas senhas sejam obtidas e indevidamente usadas, é muito importante que você seja cuidadoso, tanto ao usá-las quanto ao elaborá-las (mais detalhes no Capítulo Contas e senhas).

    É necessário também que você fique atento a alguns indícios que podem demonstrar que sua identidade está sendo indevidamente usada por golpistas, tais como:

    você começa a ter problemas com órgãos de proteção de crédito;

    você recebe o retorno de e-mails que não foram enviados por você;

    você verifica nas notificações de acesso que a sua conta de e-mail ou seu perfil na rede social foi acessado em horários ou locais em que você próprio não estava acessando;

    ao analisar o extrato da sua conta bancária ou do seu cartão de crédito você percebe transações que não foram realizadas por você;

    você recebe ligações telefônicas, correspondências e e-mails se referindo a assuntos sobre os quais você não sabe nada a respeito, como uma conta bancária que não lhe pertence e uma compra não realizada por você.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !