SóProvas


ID
992047
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O CobiT é orientado para os objetivos e escopo da governança de TI, assegurando que a metodologia de controle seja compreensiva e alinhada com os princípios de governança de organizações. Além disso,

Alternativas
Comentários
  • A resposta está na pág 27 do Cobit.

    Para atingir o alinhamento das boas práticas com os requisitos de negócios é recomendável que o CobiT seja utilizado num alto nível, provendo uma metodologia de controle geral com base em um modelo de processos de TI que deve servir genericamente para toda empresa. Práticas específicas e padrões cobrindo áreas específicas podem ser mapeados com a metodologia CobiT, provendo assim um material de orientação.

    O que nos confunde muito é quando aparece a palavra metodologia, mas neste caso, não diz que o COBIT é uma metodologia e sim que a empresa pode criar uma metodologia para ser seguida com base nos processos do COBIT.

    Bons estudos! 
  • a) o CobiT é baseado na análise e na harmonização dos padrões e boas práticas de TI existentes, adequando - se aos princípios de governança geralmente aceitos. Ele está posicionado em alto nível, direcionado por requisitos de negócios, abrange todas as atividades de TI e concentra - se em como atingir uma efetiva governança, gerenciamento e controle e não no que deveria ser obtido.
    => CobiT concentra-se em o que deve ser atingido, e não como deve ser atingido

     b) o CobiT age como um modelo único que reúne todas as boas práticas de governança de TI e influencia a alta direção, gerências de negócios e de TI, profissionais de governança, avaliação e segurança e profissionais de auditoria de TI. É desenhado para ser independente de outros padrões.
    => O CobiT é desenhado para ser complementar e utilizado com outros padrões e boas práticas

     d) os padrões e boas práticas do CobiT só funcionam quando aplicados como uma política rígida de regras e princípios para produzir procedimentos genéricos. Para evitar que as práticas fiquem só no papel, a gerência e os funcionários devem entender o que fazer, como fazer e porque isso é importante.
    => Padrões e práticas não devem ser uma panacéia. Sua efetividade depende de como foram implementados e mantidos atualizados

    e) a implementação de boas práticas provindas de diferentes modelos sempre gera conflitos com a governança e o ambiente de controle da organização, devido às dificuldades de integração com outros métodos e práticas utilizadas. Assim, o CobiT provê uma solução que integra todos os padrões, gerando a efetividade desejada e dispensando a utilização de outros modelos.
    => O CobiT não dispensa o uso de outros modelos. Pelo contrário, ele se complementa co outros modelos, tais como ITIL, CMMI, MPSBr, etc
    Fonte: Cobit 4.1 - Aceitabilidade geral do CobiT, pág 27