-
ERRADO.
Um exemplo de receita que resulta da liquidação de passivos é o Perdão de Dívidas . Sai uma obrigação (passivo) e gera receita, ou seja, é um fato modificativo aumentativo.
-
Seria um fato modificativo aumentativo. Pois aumenta o resultado e consequentemente afeta o PL.
-
CPC 00 (R1): 4.47. A receita deve ser reconhecida na demonstração do resultado quando resultar em aumento nos benefícios econômicos futuros relacionado com aumento de ativo ou com diminuição de passivo, e puder ser mensurado com confiabilidade. Isso significa, na prática, que o reconhecimento da receita ocorre simultaneamente com o reconhecimento do aumento nos ativos ou da diminuição nos passivos (por exemplo, o aumento líquido nos ativos originado da venda de bens e serviços ou o decréscimo do passivo originado do perdão de dívida a ser paga).
-
Apenas complementado, no pagamento de uma duplicata com DESCONTO CONDICIONAL também há o reconhecimento de uma Receita;
GAB.: ERRADO
-
Errado.
Corroborando:
Há os casos de insubsistência do passivo (ativa), em que há o desaparecimento de um passivo, gerando, assim, uma receita.
-
Superveniência : (Surgimento)
ativa = receita
passiva = despesa
insubsistência;(Desaparecimento)
ativa ou do passivo = receita
passiva ou do ativo = despesa
-
Errado.
Reversão de provisão, por exemplo.
-
Um pagamento ao fornecedor com desconto é um exemplo.
D-fornecedor
C-caixa -->Fato misto aumentativo
C-desconto obtido
-
RECEITA PODE SER AUMENTO DO ATIVO OU DIMINUIÇÃO DO PASSIVO
-
ERRADO
RECEITA: “Receita é a expressão monetária, validada pelo mercado, do agregado de bens e serviços da entidade, em sentido amplo (em determinado período de tempo), e que provoca um acréscimo concomitante no ativo e no patrimônio líquido, considerado separadamente da diminuição do ativo (ou do acréscimo do passivo) e do patrimônio líquido provocados pelo esforço em produzir tal receita”.
Resumindo: são aumentos nos ativos, ou reduções nos passivos, que resultam em aumentos no patrimônio líquido.
Bons estudos!!! ☠️