SóProvas


ID
995752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Julgue o item a seguir, relacionado aos modelos teóricos da criminologia.

O positivismo criminológico caracteriza - se, entre outros aspectos, pela negação do livre arbítrio, pela crença no determinismo e pela adoção do método empírico - indutivo, ou indutivo - experimental, também apresentado como indutivo - quantitativo, embasado na observação dos fatos e dos dados, independentemente do conteúdo antropológico, psicológico ou sociológico, como também a neutralidade axiológica da ciência.

Alternativas
Comentários
  • Questão Certa. O positivismo é marcado pelo método empírico e interdisciplinar. Teorias experimentais e científicas que diziam que as pessoas eram escravas de uma carga hereditária ou do meio ambiente em que eram criadas, esses fatores justificariam o fato do indivíduo se tornar um delinquente. Vigorava de fato o determinismo, o indíviduo nascia determinado a ser delinquente pelo hereditário ou meio ambiente.
  • mais algum comentário??? 

    não entendi a relação do colega, por que seria impossível o que o criminoso fosse resultado do meio, e mesmo assim ser desconsideradas as variantes sociológicas.

  • Caro Deomar, a questão começa a causar estranheza a partir de "...independentemente...".

    Pois bem, sobre o conteúdo antropológico, tem-se que abrange de uma maneira totalizante o estudo do homem, ou seja, tanto culturalmente, bem como biologicamente. No cunho psicológico e sociológico, a ideia de meio social, e quanto a neutralidade axiológica, aos valores morais.

    Para a corrente positivista, não importa o meio, mas sim, como o indivíduo é. O indivíduo nasceu assim, como se fosse inimputável, não tendo culpa pelo que comete. Então, independe do fatores indicados acima.

    Entretanto, concordo com vc, a questão está complicada, também errei.

    abraço

  • Também errei, e erraria outras mil vezes... "independentemente do conteúdo antropológico, psicológico ou sociológico"?! Como assim? A Escola Positiva Italiana foi encabeçada justamente por um antropólogo (Lombroso) e um sociólogo (Ferri). E muito embora este último tenha sido grande influenciador na mudança de paradigma, do positivismo para a sociologia criminal, seu trabalho ainda é estudado dentro da escola positiva. Além disso, alguém me explica como se foca no indivíduo, homem, como causador do fenômeno criminológico sem trafegar pelas vias da antropologia e psicologia? 

  • Diferenças

    ESCOLA CLÁSSICA

    ESCOLA POSITIVA

    Idéias enraizadas na razão iluminista

    Idéias enraizadas na razão confirmada por meio da experimentação

    Crime uma violação a lei do Estado

    Crime como fenômeno natural e social, produto dos fatores físicos, sociais e biológicos.

    Delito é uma escolha baseada no livre-arbítrio.

    Determinismo. O livre –arbítrio é mera ficção.

    A pena como reparação do dano causado pela violação de um contrato. Restabelecimento da ordem externa violada.

    Pena como meio de defesa. (medida de segurança).

    Criminoso responsabilidade moral.

    Criminoso responsabilidade social.

    Método lógico- abstrato dedutivo.

    Método empírico e indutivo

    "O positivismo criminológico caracteriza - se, entre outros aspectos, PELA NEGAÇÃO DO livre arbítrio, pela crença no determinismo e pela ADOÇÃO DE MÉTODO empírico - indutivo, ou indutivo - experimental, também apresentado como indutivo - quantitativo, embasado na OBSERVAÇÃO DE DADOS E FATOS, independentemente do conteúdo antropológico, psicológico ou sociológico, como também a neutralidade axiológica da ciência.


  • Pessoal, não sei se vai ajudar, mas fazendo uma questão de constitucional da VUNESP (banca organizadora da prova p/ PC-SP), tomei contato com o seguinte art. da CF/88:

    Artigo 5°, IX/CF: "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença".

    Ou seja, me parece que a banca CESPE usou o referido termo com a conotação de exclusão (vedação) dos dos conhecimentos antropológicos, psicológicos e sociológicos à seara da criminologia positivista, quando os mesmos são inerentes a esta.

  • Li o termo "independentemente" como negativo...errei por isso!

  • Há três dogmas do positivismo criminológico: 1 -a subordinação dos fenômenos sociais às leis inflexíveis da natureza; 2 - a relevância absoluta da observação; e 3 - a previsão racional de acordo com as leis positivas. A característica do positivismo criminológico reside notadamente no método. O método positivo empírico-indutivo consiste na observação dos fenômenos sociais e das leis inflexíveis da natureza. Pelo método indutivo-experimental, verifica-se que o homem delinquente tem suas características próprias e está predeterminado a cometer delitos (ideia do criminoso nato de Cesare Lombroso). O método indutivo-quantitativo consiste na colheita de todos os dados que possam ser quantificáveis, de modo a traduzir esses dados em números e informações que possam ser classificadas e analisadas.
    Resposta: CERTO 
  • Eu errei justamente baseada no termo "independente".....

  • Cespe fazendo bizarrice e interpretando de um jeito que só ela intende.

    Eu errei porque li "independente" como algo alheio, como algo que estivesse excluindo aqueles termos.

    Típica questão que elimina quem sabe do conteúdo e favorece quem vai no chute.

  •  independentemente​ eu errei! 

  • EU ENTENDO que o termo independentemente, quer dizer que a Criminologia é uma ciência autonôma , que embora haja interdisciplinariedade na produção do seu conhecimento, ela não é um ramo de outras ciências. 

    Contudo em 2017 - CESPE - Delegado PCGO fez uma questão semelhante com o termo "depende" - ..." a criminologia depende do Direito Penal"  , e a questão foi anulado devido a ambiguidade. 

     

  • A CESPE foi BASTANTE maldosa na questão. Mas acredito que criminologia moderna é uma ciência AUTÔNOMA, (que vêem atuando de forma indepedente), na forma causal-explicativa, e apesar de abranger outras ciências, não depende das mesmas para atuar. Pode ser que a CESPE quis chamar à atenção para isso. 

  • CERTO

     

    "O positivismo criminológico caracteriza - se, entre outros aspectos, pela negação do livre arbítrio, pela crença no determinismo e pela adoção do método empírico - indutivo, ou indutivo - experimental, também apresentado como indutivo - quantitativo, embasado na observação dos fatos e dos dados, independentemente do conteúdo antropológico, psicológico ou sociológico, como também a neutralidade axiológica da ciência."

     

    POSITIVISMO

    - Condutas determinadas por forças inatas

    - Fatores biológicos, psicológicos e sociais levados em consideração

    - Método indutivo, empírico, voltado para observação e experimentação

    - Crime e Criminoso estudados individualmente

  • Justificativa do CESPE "No item, não se diz que o positivismo criminológico era independente dos conteúdos mencionados, ao contrário, os conteúdos são expressamente afirmados. Ali, a palavra "independentemente" ("do conteúdo antropológico, psicológico ou sociológico) tem o sentido de que "qualquer que seja o conteúdo", antropológico, psicológico ou sociológico, as características indicadas ("a negação do livre arbítrio, a crença no determinismo, o método empírico-indutivo, ou indutivo-experimental, também apresentado como indutivo-quantitativo, baseado na observação dos fatos e dos dados") se mantêm, pelo que se pode, independentemente do conteúdo, falar em positivismo criminológico. "

     

  • Então não se trata de entender a matéria, mas de saber português!!!??? Fala sério...

  • Que M Robin ! ( ^^ )

  • quantas vezes eu fizer essa questão vou errar. Esdruxula a interpretação que a CESPE deu. Agora INDEPENDENTE significa que depende?

  • Tão inventado moda.

    Cespe e seus entendimento singulares.

  • Para a interpretação que o CESPE pretende emprestar ao texto, não seria melhor "Independetemente se de conteúdo..."? Ruim hein.

  • Palhaçada essa, questão. Você fica estudando uma matéria árdua, cheia de teorias no natal e ano novo, concentrado, respeitando a pandemia que assola o país e vem essa banca e faz uma questão como essa. Não concordo e nunca vou concordar com a justificativa.

  • CESPE tá de sacanetion to me? PQP !!!

    (¬_¬ )

  • Tanto na língua portuguesa como no Direito vc fundamenta como quer e ao meu ver a banca brincar com termos e esquecer do que realmente importa - que é saber se o candidato tem o conhecimento necessário para o cargo é, no mínimo, uma sacanagem... O cabra vir me dizer que usou o termo "independentemente" que tem caráter claro de exclusão, como forma integradora? Pois foi só nesse texto ai que esse termo tem esse sentido..... O que a banca deveria ter feito era usar da hombridade e aceitar que o examinador errou no termo e ou alterar o gaba ou anular a questão...

  • Colegas. A questão está certa. O trecho "independentemente do conteúdo antropológico, psicológico ou sociológico, como também a neutralidade axiológica da ciência." está sendo mal interpretado.

    É preciso dizer que o positivismo é uma corrente de pensamento, desenvolvida por Auguste Comte, que tentou trazer o método da pureza científica das "exatas" para as 'humanas", rechaçando tudo aquilo que não pudesse ser comprovado através das premissas do modelo de Renè Descartes (o método cartesiano).

    Por isso houve grande dificuldade e resistência em sistematizar e cientificar a sociologia, a antropologia e a psicologia.

    Percebam que quem trouxe o positivismo para o Direito foi Hans Kelsen, com a Teoria PURA do Direito ( ou seja, teoria do direito independentemente da influência de outras disciplinas).

    Esse ideal de "pureza" seria conseguido com a neutralidade axiológica (sem juízo de valor) proposto por Weber.

    Por isso, a questão está impecável.

  • Cespe fazendo Cespice! Ainda tem gente que defende essa banca.

  • independentemente??????

  • O que a questão quis dizer é que Positivismo criminológico PRIORIZOU fatos e dados objetivos, sobretudo empíricos, em detrimento da subjetividade antropológica, sociológica etc. Foi uma época(século XIX) extremamente baseada nos métodos empíricos deterministas baseados nas ciências naturais (física, química e biologia).

  • Difícil dizer q “independe” quando praticamente a maior parte do Positivismo tá baseado na antropologia e sociologia

  • Assim fica difícil, CESPE!