SóProvas


ID
997348
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A instalação de uma linha espaçada entre 1 a 3 m de tubos de aço perfurado com cerca de 1 m de profundidade sob tubos metálicos fechados de até 8 m de profundidade, com 1 ½" a 2 ½" de diâmetro, tem o objetivo de realizar o rebaixamento de um lençol freático. Essa técnica é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Ponteira filtrante - 
    Nesse sistema, são perfurados poços com diâmetro variando entre 10 cm e 15 cm e instaladas ponteiras conectadas a um coletor que se liga a um sistema de bombas. Dependendo da estabilidade da parede, as laterais do poço podem ou não ser revestidas. Com a ponteira instalada no fundo do poço é feita a vedação na parte superior do furo - no nível do solo.



    Fonte: http://piniweb.pini.com.br/construcao/noticias/rebaixamento-de-lencol-freatico-com-ponteiras-filtrantes-80067-1.aspx
  • a) Piezômetro: 

    é um furo de observação em aquíferos, para monitoramento de níveis da água.

    b) e c) Poço Profundo:

    O rebaixamento do nível d'água, através de poços profundos é executado por meio de uma série de perfurações equidistantes (ex: 8m, 10m, 15m ou 20m), com diâmetro de 300 a 600mm. Dentro dessa perfuração são colocados tubos de aço, constituídos de trechos lisos e perfurados, nos horizontes permeáveis e abaixo do nível d'água. O diâmetro desses tubos pode variar de 150 a 300mm, e cada segmento é unido ao outro por solda. Os tubos devem ser colocados em perfeita verticalidade e o trecho perfurado deverá ser envolvido por uma tela de nylon de 0,6mm de diâmetro, para impedir a entrada de partículas dentro do poço. Dentro dos tubos será colocada a 1m de seu fundo, uma bomba do tipo submersa centrífuga, com capacidade de acordo com as condições hidrogeológicas locais e a altura de recalque. A ligação e parada das bombas devem ser automáticas e controladas por um par de eletrodos. Após a colocação dos tubos, o espaço entre a parede da perfuração e a dos tubos deverá ser preenchido por material filtrante de granulometria adequada (por ex: areia grossa lavada).

    Poço profundo gravitacional:

    O emprego de poços profundos gravitacionais é indicado para os solos bastante permeáveis, tais como pedregulhos e areias, isto é, onde a água se infiltre livremente nos poços pela ação de gravidade, e é retirada deste por meio de bombas submersas.

    Poço profundo a vácuo:

    Nos solos pouco permeáveis, tais como areia fina, areia siltosa ou silte (k= 10^-3 a 10^-5 cm/seg), o rebaixamento do lençol freático por gravidade pode não mais conduzir a resultados satisfatórios, tornando-se a curva de depressão muito íngreme e limitada. As forças de adesão e de capilaridade existentes nos poros extremamente pequenos destes solos, tornam-se tão grandes que a ação da gravidade não é mais suficiente para deslocar a água em direção aos poços. O sucesso de poços profundos por gravidade nestes solos é muito pequeno. Dessa maneira, pode se aplicar vácuo tanto nos well-points, como nos poços profundos.

  • d) Eletrosmose

    O método de drenagem por eletrosmose baseia-se no seguinte princípio: a superfície das partículas dos solos de granulação muito fina (argilas coloidais) possui uma carga elétrica negativa, decorrendo então em torno das partículas, a formação de uma película de água com predominância de íons com carga positiva. Se se colocarem dois eletrodos em um solo saturado, após o estabelecimento de uma corrente elétrica entre ambos, a água contida nos vazios do solo percolará no sentido do ânodo (pólo +) para o cátodo (pólo -). Esse princípio pode ser aplicado à drenagem dos solos, fazendos-se com que o cátodo seja uma ponteira. A água que emigra através do solo, pelo efeito da diferença de potencial entre os eletrodos, será coletada pela ponteira, daí sendo então esgotada por meio de uma bomba hidráulica. Tal processo conduz a resultados satisfatórios, quando o rebaixamento a vácuo não é mais aplicável.

    e) Ponteiras filtrantes (well-points) - resposta correta

    Empregam-se ponteiras filtrantes de 1 1/2" a 2 1/2" de diâmetro, com 30 a 100cm  de comprimentos, para drenagem por gravidade ou a vácuo. Essas ponteiras filtrantes constituem-se de um tubo de aço perfurado, tendo a seguir um tubo metálico fechado com 8 a 9m de comprimento. A instalação das ponteiras no solo é feita geralmente de jatos de água através da própria ponteira. Na impossibilidade de se dispor de água em abundância para esse tipo de instalação ou em solos poucos permeáveis, executa-se a abertura de um furo com 150mm de diâmetro, colocando-se no seu interior a ponteira, envolvida por material filtrante adequado. As ponteiras filtrantes são colocadas ao longo de uma trilha, tendo um espaçamento de 1 a 3m, ligando-se todas as pontas a um cano coletor comum. No final deste, acha-se instalado um conjunto moto-bomba, que subtrai do coletor de água e eventualmente o ar que penetra nas ponteiras filtrantes. No caso de se necessitar do emprego do vácuo, liga-se em série ao sistema, uma bomba de vácuo. A desvantagem deste esquema, em virtude de leis físicas, consiste numa limitação de rebaixamento do lençol freático em cerca de 5m de profundidade. A drenagem de escavações mais profundas deverá ser realizada por meio de vários estágios de ponteiras.