SóProvas


ID
997420
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As saídas de emergência são exigíveis para que a população possa abandonar a edificação em caso de incêndio, completamente protegida em sua integridade física. Sobre as saídas de emergência em edifícios, considere:

I. São dimensionadas em função da população da edificação.

II. Para o cálculo da população podem ser excluídas as áreas de terraços e sacadas de edificações classificadas como serviços de hospedagem.

III. As larguras mínimas das saídas de emergência devem ser de 1,10 m, correspondendo a duas unidades de passagem.

IV. Em centros esportivos e clubes sociais, as áreas de sanitários são excluídas das áreas de pavimento para o cálculo da população.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários

  • NBR 9077

    4.3 Cálculo da população

    4.3.1 As saídas de emergência são dimensionadas em função da população da edificação.

    4.3.2 A população de cada pavimento da edificação é calculada pelos coeficientes da Tabela 5 do Anexo, considerando sua ocupação, dada na Tabela 1 do Anexo.

    4.3.3 Exclusivamente para o cálculo da população, devem ser incluídas nas áreas de pavimento:

    a) as áreas de terraços, sacadas e assemelhados, excetuadas aquelas pertencentes às edificações dos grupos de ocupação A, B e H;

    b) as áreas totais cobertas das edificações F-3 e F-6, inclusive canchas e assemelhados;

    c) as áreas de escadas, rampas e assemelhados, no caso de edificações dos grupos F-3, F-6 e F-7,quando, em razão de sua disposição em planta, estes lugares puderem, eventualmente, ser utilizados como arquibancadas.

    4.3.4 Exclusivamente para o cálculo da população, as áreas de sanitários nas ocupações E e F são excluídas das áreas de pavimento.


    4.4.2 Larguras mínimas a serem adotadas

    As larguras mínimas das saídas, em qualquer caso, devem ser as seguintes:

    a) 1,10 m, correspondendo a duas unidades de passagem e 55 cm, para as ocupações em geral, ressalvado o disposto a seguir;

    b) 2,20 m, para permitir a passagem de macas, camas, e outros, nas ocupações do grupo H, divisão H-3.


  • O erro no item II está no PODEM, visto que a norma diz que DEVEM ser incluídas para o cálculo da população as áreas de terraços e sacadas, excetuadas, ou seja, DEVEM ser excluídas as áreas de terraços e sacadas dos grupos A, B e H.

  • O erro não está no PODEM ou DEVEM, como o colega abaixo afirma.

    Está no fato de que essas áreas devem sim ser incluídas para o cálculo da população.

  • Vou basear meu comentário na NBR 9077 : 2001 - Saída de emergência em edifícios

     

    I. São dimensionadas em função da população da edificação. Correta

     

    4.3 Cálculo da população

    4.3.1 As saídas de emergência são dimensionadas em função da população da edificação.


    II. Para o cálculo da população podem ser excluídas as áreas de terraços e sacadas de edificações classificadas como serviços de hospedagem. Incorreta

    Essa assertiva talvez seja a mais polêmica, devido aos comentários já feitos. Na minha visão essas áreas mencionadas não devem ser incluídas em edificações de hospedagem. Veja o porquê.

     

    4.3.3 Exclusivamente para o cálculo da população, devem ser incluídas nas áreas de pavimento:

    a) as áreas de terraços, sacadas e assemelhados, excetuadas aquelas pertencentes às edificações dos grupos de ocupação A, B e H;

     

    Assim, de forma geral para o cálculo da população deve-se incluir as áreas de terraço e sacada menos nos grupos de ocupação A, B e H.

    E quais são esses grupos?

    A – Residencial

    B – Serviços de hospedagem

    H – Serviços de saúde e institucionais

     

    Logo para hospedagem não há o dever de incluir as áreas da afirmativa.

    Mas fica o problema de achar o erro pq a questão afirma “Para o cálculo da população podem ser excluídas as áreas de terraços e sacadas de edificações classificadas como serviços de hospedagem ” que é mais ou menos certo. Será que o erro está em “podem ”? Excluir essas áreas do cálculo é um dever ou uma opção? Se considerar o gabarito seria um dever já que não há outro erro visível.


    III. As larguras mínimas das saídas de emergência devem ser de 1,10 m, correspondendo a duas unidades de passagem. Correta

    4.4.2 Larguras mínimas a serem adotadas
    As larguras mínimas das saídas, em qualquer caso, devem ser as seguintes:
    a) 1,10 m, correspondendo a duas unidades de passagem e 55 cm, para as ocupações em geral, ressalvado o disposto a seguir;


    IV. Em centros esportivos e clubes sociais, as áreas de sanitários são excluídas das áreas de pavimento para o cálculo da população. Correta

    4.3.4 Exclusivamente para o cálculo da população, as áreas de sanitários nas ocupações E e F são excluídas das áreas de pavimento.

     

    As áreas E e F correspondem a "Educacional e Cultura Física" –e–  "Locais de Reunião Público", respectivamente

  • pra mim é uma questão de interpretação.

    Se nas as áreas de terraços, sacadas e assemelhados devem ser incluídas nas áreas de pavimento: excetuadas aquelas pertencentes às edificações dos grupos de ocupação A (residencial), B (serviços de hospedagem) e H (serviços de saúde e institucional)

    Nessas áreas "excetuadas" NÃO DEVEM ser incluídas na área do pavimento!

    Não existe a opção de poder ser excluídas, devem e pronto!

    ou se for usar a palavra INCLUÍDAS a afirmativa ficaria correta com a palavra "pode" também - Não podem ser incluídas e não devem ser incluídas - já na forma afirmativa a palavra "pode" gera uma possibilidade de fazer ou não a ação...

    Infelizmente não sei explicar com termo técnicos da nossa gramática...