SóProvas


ID
997441
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação à avaliação de imóveis segundo a NBR 14653-2, considere:

I. Desmembramento é a subdivisão de um terreno em lotes destinados à edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique na abertura de novas vias e logradouros públicos, nem no prolongamento, modificação ou ampliação do já existente.

II. O imóvel hipotético, cujas características são adotadas como padrão representativo da região ou referencial da avaliação, denomina - se imóvel alodial.

III. O método da quantificação do custo é utilizado para identificar o custo de reedição de benfeitorias, e pode ser apropriado pelo custo unitário básico de construção ou por orçamento, com citação das fontes consultadas.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. Desmembramento é a subdivisão de um terreno em lotes destinados à edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique na abertura de novas vias e logradouros públicos, nem no prolongamento, modificação ou ampliação do já existente. ( Certo, pois é no loteamento que se cria novos sistemas viários.)

    II. O imóvel hipotético, cujas características são adotadas como padrão representativo da região ou referencial da avaliação, denomina - se imóvel alodial. ( Errado. Imóvel alodial é aquele livre de quaisquer onus, encargos, foros ou pensões.)

    III. O método da quantificação do custo é utilizado para identificar o custo de reedição de benfeitorias, e pode ser apropriado pelo custo unitário básico de construção ou por orçamento, com citação das fontes consultadas.
    ( Correto, lembrando que o método da quantificação identifica o custo de um imóvel e não o valor de um bem.)
  • I - Correto: diferente do loteamento, que exige disponibilização de arruamento e equipamentos;

    II - Errado: Refere-se ao Imóbvel Paradigma.

    III - Correto: CUB + orçamento sempre (o CUB não abrange alguns serviços).

  • III)  3.9.3 custo de reedição: Custo de reprodução, descontada a depreciação do bem, tendo em vista o estado em que se encontra.

    Para o cálculo do custo de reprodução, pode-se utilizar vários métodos, dentre eles o da quantificação dos custos.

  • Achei um pouco suspeito a 3... pela norma temos :
    Método quantificação de Custo: Identifica o custo do bem ou de suas partes por meio de ORÇAMENTOS SINTÉTICOS OU ANALÍTICOS a partir das quantidades de serviço e respectivos custos diretos e indiretos.

    ​Queria saber onde está o CUB nessa história

    Antes que venham dizer que CUB é um orçamento sintético, segue definição:

    O Orçamento Sintético é calculado pelo método dos Índices de Construção. Para a utilização do mesmo é imprescindível a presença de um projeto básico de onde serão calculadas todas as atividades macros mensuráveis;
    Para o CUB não é necessário projeto básico

    Alguém discorda ??

  • NORMA PARA AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS URBANOS IBAPE/SP

    9.6.1 Método da quantificação de custos: Utilizado para identificar o custo de reedição de benfeitorias. Pode
    ser apropriado pelo custo unitário básico de construção ou por orçamento detalhado, com identificação das
    fontes consultadas.

  • Vitor Passero -27 de Março de 2018, às 14h49

     

    A NBR 14653-01 define o método da quantificação do custo:

     

    " identifica o custo do bem e de suas partes por meio de orçamentos sintéticos ou analíticos, a partir das quantidades de serviços e respectivos custos diretos e indiretos".

     

    Mas a NBR 14653-02  no item

    8.3.1 " Método da Quantificação do custo", diz:

     

    " Utilizado para identificar o custo de reedição de benfeitorias. Pode ser apropriado pelo custo unitário básico (CUB) de construção ou por orçamento, com citações de fontes consultadas."

     

    8.3.1.1 - Identificação de custo pelo custo unitário básico (NBR 12721)

    8.3.1.2 Identificação por orçamento detallhado

     

    Ou seja, há uma discordância sim, pois a NBR 01 fala em orçamento sintéticos e analíticos e o CUB é classificado como uma "estimativa de custos" por diversos autores.

     

    Essas classificações dos tipos de orçamentos são muito divergentes, não é  à toa que existe um projeto de norma (NBR 16633) desde 2017 que até hoje não foi aprovado.

  • Gabarito errado. CUB não é orçamento sintético. ABS