SóProvas


ID
997666
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os cabos de par trançado podem ser classificados em sete categorias que são determinadas pela qualidade do cabo. A seguir encontra-se a descrição de uma dessas categorias: Os cabos dessa categoria são o requisito mínimo para redes 100BASE-TX e 1000BASE-T, que são, respectivamente, os padrões de rede de 100 e 1000 megabits usados atualmente. Esses cabos suportam frequências de até 100 MHz. A categoria descrita acima é a:



Alternativas
Comentários

  • Categorias 1 e 2: não são mais reconhecidas pela Telecommunications Industry Association(TIA), não sendo adequados para uso em redes Ethernet.
    Categoria 3: primeiro padrão de cabos de par trançado,Twisted pair (TP) , sinalização de até 16 MHz,  10BASE-T, em redes Ethernet de 10 megabits e de 100 megabits, o 100BASE-T4 ( não é suportado por todas as placas de rede)
    Categoria 4: até 20 MHz. os cabos não são mais fabricados, ao contrário dos cabos de categoria 3, que continuam sendo usados em instalações telefônicas.
    Categoria 5: são o requisito mínimo para redes 100BASE-TX e 1000BASE-T, que são, respectivamente, os padrões de rede de 100 e 1000 megabits usados atualmente. Os cabos cat 5 seguem padrões de fabricação muito mais estritos e suportam freqüências de até 100 MHz, o que representa um grande salto em relação aos cabos cat 3.
    Apesar disso, é muito raro encontrar cabos cat 5 à venda atualmente, pois eles foram substituídos pelos cabos categoria 5e (o "e" vem de "enhanced")
    Categoria 6: originalmente desenvolvida para ser usada no padrão Gigabit Ethernet, mas com o desenvolvimento do padrão para cabos categoria 5 sua adoção acabou sendo retardada, já que, embora os cabos categoria 6 ofereçam uma qualidade superior, o alcance continua sendo de apenas 100 metros, de forma que, embora a melhor qualidade dos cabos cat 6 seja sempre desejável, acaba não existindo muito ganho na prática.
    suportam freqüências de até 250 MHz. Além de serem usados em substituição dos cabos cat 5 e 5e, eles podem ser usados em redes 10G, mas nesse caso o alcance é de apenas 55 metros
    Categoria 7: podem vir a ser usados no padrão de 100 gigabits, que está em estágio de desenvolvimento.
  • O comentário abaixo informa que o cabo cat. 6 não ultrapassa os 100 metros, porém, essa distância não está relacionada a placa de rede, que não pode emitir um sinal pulsante maior para percorrer uma distância mais comprida?

  • Reposta: Letra C.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Unshielded_twisted_pair#Most_common_twisted-pair_cables


  • Eduardo, a distância tem a ver com a atenuação de sinal do cabo, e não com a placa de rede. A cada nova categoria, são desenvolvidas novas tecnologias para aumentar a "velocidade" e diminuir a atenuação, aumentando a distância percorrida. O fato de o cabo ser trançado é justamente para diminuir a interferência de sinal externo. No caso de o cabo ter que passar por uma região com muita inteferência, como um gerador, por exemplo, é recomendável o uso de um cabo STP (Shielded Twisted Pair - Par trançado Blindado), que é bem mais caro.

  •  Os cabos de categoria 5 são o requisito mínimo para redes 100BASE-TX e 1000BASE-T, que são, respectivamente, os pacotes de rede de 100 e 1000 megabits usados atualmente.

    http://www.hardware.com.br/tutoriais/cabos-rede/pagina2.html
  • Prezados,

    A rede 100BASE-TX é a forma mais usada na rede Fast Ethernet e é definida pela standard 802.3u , e funciona com dois pares de cabo par trançado categoria 5 ou 5e.

    A rede 1000BASE-T é a rede Gigabit Ethernet com menos de 100 metros, definida pela 802.3ab , e utiliza cabos de par trançado de categoria 5 ou 6.

    Portanto, alternativa correta é a letra C


  • Gabarito C

    CAT5

    100MHz

    100Base-TX

    Não mais recomendado pela TIA/EIA

     

    CAT5e

    Categoria 5 melhorada

    ISO/EIC Classe D

    100MHz

    100Base-TX ou 1000Base-T

    Taxa de até 1Gbps

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A questão se refere ao cabo CAT5