SóProvas


ID
997738
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Basicamente, o Windows trabalha com dois tipos de memória. O primeiro deles é a memória principal, também chamada de física.Ela é a quantidade de RAM instalada na máquina. Já a memória conhecida como virtual é uma espécie de memória auxiliar, usada pelo computador em alguns casos especiais. Essa memória é:

Alternativas
Comentários
  • Letra C. No Windows é o arquivo pagefile.sys gravado na partição de boot. No Linux é a partição de troca, a SWAP.
  • Pra complementar: se a questão fosse sobre Linux, tanto a opção B, quando a opção C estariam corretas, pois o SWAP pode ser tanto um arquivo quanto uma partição reservada. Apesar disso, o padrão (e mais comum) é que seja uma partição reservada.

    O arquivo de swap pode ser utilizado quando se deseja expandir a memória virtual sem alterar nenhuma partição.

  • Tiago, a letra B fala em área reservada na ROM, acho que não faz sentido falar em SWAP na ROM... ou pode isso mesmo???

  • Gabarito: C.

     

    Dá para fazer por eliminação, mas é estranho chamar memória virtual de arquivo hospedado no HD.

  • Gabarito C

    Memória virtual é uma técnica que usa a memória secundária como uma cache para armazenamento secundário. Houve duas motivações principais: permitir o compartilhamento seguro e eficiente da memória entre vários programas e remover os transtornos de programação de uma quantidade pequena e limitada na memória principal.

    memória virtual consiste em recursos de hardware e software com três funções básicas:[1][2]

    (i) realocação (ou recolocação), para assegurar que cada processo (aplicação) tenha o seu próprio espaço de endereçamento, começando em zero;

    (ii) proteção, para impedir que um processo utilize um endereço de memória que não lhe pertença;

    (iii) paginação (paging) ou troca (swapping), que possibilita a uma aplicação utilizar mais memória do que a fisicamente existente (essa é a função mais conhecida).

    Simplificadamente, um usuário ou programador vê um espaço de endereçamento virtual, que pode ser igual, maior ou menor que a memória física (normalmente chamada memória DRAM - Dynamic Random Access Memory).

    A memória virtual deixou os programadores despreocupados com quanto de memória seu programa irá precisar para rodar no computador e se o respectivo programa poderia rodar com outros sem travar, podendo o programador se preocupar mais com a tarefa de programação do que com quanto o programa irá gastar de memória.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Apesar da correta ser a opção C, a opção B nao está totalmete errada, pois de fato, o Disco Rígido também é uma Memória ROM, e para que seja possível a criação da memória Virtual, um pequeno espaço no disco precisa ser "reservado" para tal.