-
"O HUB é um dispositivo que tem a função de INTERLIGAR os computadores de uma rede local. Sua forma de trabalho é a mais simples se comparado ao switch e ao roteador: o hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal. Sua liberação acontece após o sinal anterior ter sido completamente distribuído."Estabelecendo as diferenças com os outros dispositivos...SWITCH"O switch é um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Isso porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino. Dessa forma, a rede não fica "presa" a um único computador no envio de informações. Isso aumenta o desempenho da rede já que a comunicação está sempre disponível, exceto quando dois ou mais computadores tentam enviar dados simultaneamente à mesma máquina. Essa característica também diminui a ocorrência de erros (colisões de pacotes, por exemplo)."ROTEADORES"O roteador (ou router) é um equipamento utilizado em redes de maior porte. Ele é mais "inteligente" que o switch, pois além de poder fazer a mesma função deste, também tem a capacidade de escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar em seu destino. É como se a rede fosse uma cidade grande e o roteador escolhesse os caminhos mais curtos e menos congestionados. Daí o nome de roteador.";)
-
RESPOSTA LETRA B.
Bridge (redes de computadores)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bridge ou ponte é o termo utilizado em informática para designar um dispositivo que liga duas ou mais redes informáticas que usam protocolos distintos ou iguais ou dois segmentos da mesma rede que usam o mesmo protocolo, por exemplo, ethernet ou token ring. Bridges servem para interligar duas redes, como por exemplo ligação de uma rede de um edificio com outro.Uma bridge é um segmento livre entre rede, entre o servidor e o cliente(tunel), possibilitando a cada usuário ter sua senha independente.
Uma bridge ignora os protocolos utilizados nos dois segmentos que liga, já que opera a um nível muito baixo do modelo OSI (nível 2); somente envia dados de acordo com o endereço do pacote. Este endereço não é o endereço IP (internet protocol), mas o MAC (media access control) que é único para cada placa de rede. Os únicos dados que são permitidos atravessar uma bridge são dados destinados a endereços válidos no outro lado da ponte. Desta forma é possível utilizar uma bridge para manter um segmento da rede livre dos dados que pertencem a outro segmento.
É freqüente serem confundidos os conceitos de bridge e concentrador (ou hub); uma das diferenças, como já enunciado, é que o pacote é enviado unicamente para o destinatário, enquanto que o hub envia o pacote em broadcast.
CONTINUA ....
-
CONTINUAÇÃO ....
Hub (do Inglês, "transmitir") ou concentrador é o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo como principal característica que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo. Este termo é utilizado em rádio, telecomunicações e em informática.
A Televisão aberta e o rádio possuem suas difusões através de broadcast, onde uma ou mais antenas de transmissão enviam o sinal televisivo (ou, radiodifusor) através de ondas eletromagnéticas e qualquer aparelho de TV (ou, rádio) que conseguir captar poderá sintonizar o sinal.
Em informática, o broadcast é utilizado em hubs (concentradores) ligados em redes LAN,MAN, WAN e TAN.
Em Redes de computadores, um endereço de broadcast é um endereço IP (e o seu endereço é sempre o último possível na rede) que permite que a informação seja enviada para todas as maquinas de uma LAN, MAN, WAN e TANS, redes de computadores e sub-redes. A RFC (Request for comments), RFC 919 é a RFC padrão que trata deste assunto.
Uma de suas aplicações é no controle de tráfego de dados de várias redes, quando uma máquina (computador) ligada à rede envia informações para o hub, e se ele estiver ocupado transmitindo outras informações, o pacote de dados é retornado a máquina requisitante com um pedido de espera, até que ele termine a operação. Esta mesma informação é enviada a todas as máquinas interligadas a este hub e aceita somente por um computador pré-endereçado, os demais ecos retornam ao hub, e à máquina geradora do pedido (caracterizando redundância).
HUB de quatro portas
FONTE DE AMBOS OS MEUS COMENTÁRIOS: WIKIPÉDIA.
-
Resumindo:
Hub é um simples repetidor multiportas. Serve para interligar computadores em rede e compartilhar arquivos, impressoras, acesso a internet.
Em redes de grande porte é recomendado o uso de um bom switch, que possui recursos mais avançados e, em alguns casos, configuráveis.
-
RESPOSTA B
A) o parser.
B) o hub.
C) o router.
D) a bridge.
E) o gateway.
>>Um tipo importante de Firewall é o gateway a nível de aplicação, também conhecido como proxy. Uma desvantagem desse tipo de gateway é que: D) existe um overhead de processamento adicional em cada conexão.
>>Para interligar LAN, ou segmentos de LAN, são utilizados dispositivos de conexão, que podem operar em diferentes camadas da arquitetura TCP/IP. Assinale a opção que indica o dispositivo que opera em todas as cinco camadas do modelo TCP/IP. b) Gateway
Outras Questões Q873293
#QUESTÃORESPONDENDOQUESÕES #SEFAZAL #AP14.6-12
-
✿ Hub (Concentrador)
Trata-se de um dispositivo para interligação de computadores que tem o objetivo de aumentar o alcance de uma rede local por meio da regeneração de sinais, porém recebe em uma única porta e retransmite para todas as outras. Este equipamento disponibiliza várias portas físicas para que os nós sejam interligados, por exemplo, através de cabos par trançado com conectores RJ-45.
Como vantagem, possui um ganho de confiabilidade da rede, visto que – caso um cabo se rompa – somente a estação em questão ficará “fora do ar”.
Atualmente, está obsoleto e quase não é mais comercializado. O Hub – já obsoleto – é considerado “burro” por trabalhar apenas com broadcast. Como assim, professor? Ao intermediar o envio de uma informação da rede, ele recebe o pacote e distribui para todas as outras máquinas, sem ser capaz de transmitir somente para a máquina de destino, implicando que apenas uma máquina transmita de cada vez. A transmissão em difusão (broadcast) faz com que uma rede com Hub possua uma topologia física de Estrela e uma topologia lógica de Barramento.
Fonte: Prof. Diogo Carvalho – Estratégia Concursos
-
Atualizando o comentário do Átila
Em redes de grande porte é recomendado o uso de um bom access point (ponto de acesso) - equipamento que redistribui um sinal wireless e permite a conexão de dispositivos. Veja a Q464137.