SóProvas


ID
998221
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Analise as seguintes sentenças em relação aos conceitos da programação orientada a objeto:

I. A mensagem é uma chamada a um objeto para invocar umde seus métodos.

II. A associação é o mecanismo no qual um objeto utiliza os recursos de outro.

III. A herança consiste na separação de aspectos internos e externos de umobjeto.

É (são) verdadeira(s) apenas:

Alternativas
Comentários
  • I - Correto

    II - Correto

    III - Aherança é um relacionamento pelo qual uma classe, chamada de subclasse, herda todos comportamentos e estados possíveis não privados de outra classe, chamada de superclasse ou classe base. É permitido que a subclasse extenda os comportamentos e estados possíveis da superclasse (por isso este relacionamento também é chamado de extensão). Essa extensão ocorre adicionando novos membros a subclasse, como novos métodos e atributos.


    Gabarito = D

  • "A associação é o mecanismo no qual um objeto utiliza os recursos de outro."

    Pensava que este conceito estava relacionado a herança.


    Alguém explica?
  • "Associação é o mecanismo pelo qual um objeto utiliza os recursos de outro. Pode tratar-se de uma associação simples "usa um" ou de um acoplamento "parte de". Por exemplo: Um humano usa um telefone. A tecla "1" é parte de um telefone."

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Orienta%C3%A7%C3%A3o_a_objetos
  • Classe representa um conjunto de objetos com características afins. Uma classe define o comportamento dos objetos, através de métodos, e quais estados ele é capaz de manter, através de atributos.

    Objeto é uma instância de uma classe. Um objeto é capaz de armazenar estados através de seus atributos e reagir a mensagens enviadas a ele, assim como se relacionar e enviar mensagens a outros objetos.

    Mensagem é uma (I)​ chamada a um objeto para invocar um de seus métodos, ativando um comportamento descrito por sua classe.

    Herança é o mecanismo pelo qual uma classe (subclasse) pode estender outra classe (superclasse), aproveitando seus comportamentos (métodos) e estados possíveis (atributos). Há herança múltipla quando uma subclasse possui mais de uma superclasse. Essa relação é normalmente chamada de relação "é um". Um exemplo de herança: Mamífero é superclasse de Humano. Ou seja, um Humano é um mamífero.

    Associação é o (II) mecanismo pelo qual um objeto utiliza os recursos de outro. Pode tratar-se de uma associação simples "usa um" ou de um acoplamento "parte de". Por exemplo: Um humano usa um telefone. A tecla "1" é parte de um telefone.

    Encapsulamento consiste na (III) separação de aspectos internos e externos de um objeto. Este mecanismo é utilizado amplamente para impedir o acesso direto ao estado de um objeto (seus atributos), disponibilizando externamente apenas os métodos que alteram estes estados.

    Abstração é a habilidade de concentrar nos aspectos essenciais de um contexto qualquer, ignorando características menos importantes ou acidentais. Em modelagem orientada a objetos, uma classe é uma abstração de entidades existentes no domínio do sistema de software.

    Polimorfismo permite que uma referência de um tipo de uma superclasse tenha seu comportamento alterado de acordo com a instância da classe filha a ela associada. O polimorfismo permite a criação de superclasses abstratas, ou seja, com métodos definidos (declarados) e não implementados, onde a implementação ocorre somente nas subclasses não abstratas.


    FONTE: https://goo.gl/YeHbxn