Seletividade é um derivado de seleção e envolve de certa forma uma escolha entre um determinado grupo. Eu na dita concessionária não seria nenhum pouco seletivo visto que qualquer um dos carros, ou melhor dizendo, todos os carros me atenderiam prontamente. O jogador do Milan por exemplo seria muito mais seletivo do que eu, visto que talvez um ou dois carros estivessem na sua lista de possíveis aquisições.
Da mesma forma, os índices também trabalham com o conceito de seletividade. Se um índice por exemplo ajuda a filtrar poucas linhas de um universo de milhões de linhas, ele será dito seletivo. Se um índice não ajuda a recuperar muitas de um determinado universo, ele será dito pouco seletivo ou não seletivo. Ex:
Code Snippet
SELECT * FROM Clientes WHERE CPF = '766.456.331-20'
Considerando que o CPF é único e que exista um CPF por clientes, se tivermos um universo de 5 milhões de clientes, poderemos dizer que esse índice é altamente seletivo já que em um universo de 5 milhões de clientes, ele foi capaz de filtrar um único registro. Agora se observarmos a consulta abaixo:
Code Snippet
SELECT * FROM Clientes WHERE Sexo = 'M'