SóProvas


ID
99913
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-PB
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução de 1930 foi um movimento político que provocou a ruptura da ordem constitucional no Brasil. Um dos aspectos desencadeadores desse movimento foi

Alternativas
Comentários
  • Apurado aos resultados das eleições o paulista Júlio Prestes saiu vitorioso derrotando assim GV. Porém os lideres da Aliança Liberal se recusaram a aceitar o resultado sugerindo uma fraude. Iniciou-se uma revolta, que foi intensificada com a morte de João Pessoa que foi assassinado por motivos pessoais e políticos em 25 de julho. Reconhecendo o avanço da guerra civil, os militares despuraram o governador vigente Washington Luíz e o poder foi entregue a GV
  • RESPOSTA CORRETA: LETRA B.

    A) rompimento do pacto dos coronéis feito por Washington Luis quando este indicou o gaúcho Getúlio Vargas para a presidência e o paraibano João Pessoa para compor a chapa oficial para sucedê- lo. Essa eu ri.

    B) o assassinato do paraibano João Pessoa que teve grande ressonância no país, considerado o estopim que reaglutinou as forças de oposição contra a oligarquia cafeeira.CORRETA. João Pessoa foi assassinado por João Dantas, em 26 de julho de 1930 (Recife), após João Pessoa mandar vasculhar o cofre de J. Dantas e encontrar cartas íntimas do mesmo, as quais foram publicadas. Serviu como gatilho para a Revolução de 30.

    C) a mudança política radical do presidente Washington Luis que resolveu apoiar um candidato mineiro à sua sucessão, contrariando os interesses de São Paulo e da Paraíba. — W.L indicou/apoiou Júlio Pretes, que era paulista, não mineiro. A decisão desagradou os mineiros.

    D) a adesão dos líderes do movimento tenentista à coligação da oligarquia paulista e paraibana, fato que contrariou os interesses dos republicanos gaúchos e baianos. — O tenentismo foi um movimento de oposição à oligarquia.

    E) o atentado praticado pelos integralistas contra Getúlio Vargas que provocou comoção nacional e trouxe apoio popular importante para a derrubada da oligarquia agrária. — Que atentado??