RESPOSTA CORRETA: LETRA B.
A) rompimento do pacto dos coronéis feito por Washington Luis quando este indicou o gaúcho Getúlio Vargas para a presidência e o paraibano João Pessoa para compor a chapa oficial para sucedê- lo. — Essa eu ri.
B) o assassinato do paraibano João Pessoa que teve grande ressonância no país, considerado o estopim que reaglutinou as forças de oposição contra a oligarquia cafeeira. — CORRETA. João Pessoa foi assassinado por João Dantas, em 26 de julho de 1930 (Recife), após João Pessoa mandar vasculhar o cofre de J. Dantas e encontrar cartas íntimas do mesmo, as quais foram publicadas. Serviu como gatilho para a Revolução de 30.
C) a mudança política radical do presidente Washington Luis que resolveu apoiar um candidato mineiro à sua sucessão, contrariando os interesses de São Paulo e da Paraíba. — W.L indicou/apoiou Júlio Pretes, que era paulista, não mineiro. A decisão desagradou os mineiros.
D) a adesão dos líderes do movimento tenentista à coligação da oligarquia paulista e paraibana, fato que contrariou os interesses dos republicanos gaúchos e baianos. — O tenentismo foi um movimento de oposição à oligarquia.
E) o atentado praticado pelos integralistas contra Getúlio Vargas que provocou comoção nacional e trouxe apoio popular importante para a derrubada da oligarquia agrária. — Que atentado??