SóProvas


ID
999433
Banca
CEPERJ
Órgão
SEPLAG-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Logística

Tradicionalmente, quando os produtos logísticos são dirigidos a indivíduos ou organizações que os utilizam para produzir outros produtos ou serviços, são classificados como:

Alternativas
Comentários
  • Produtos de conveniência: são produtos que os consumidores compram com freqüência, de imediato, com pouca comparação. Exigem ampla
    distribuição, mas o elevado custo de distribuição é compensado pelo aumento potencial das vendas. Exigem alto nível de serviço para
    fidelizar o cliente. Ex: cigarros, refrigerantes, serviços bancários, alimentos...

    Produtos de comparação: são aqueles que os clientes estão dispostos a pesquisar e comparar antes de adquirir, assim, o número de pontos de
    estocagem e o nível de serviço são inferiores se comparados ao produtos de consumo. Ex: roupas, carros, móveis, assistência médica...

    Produtos Industriais:
     São produtos, ou serviços, destinados a outras empresas e que são parte integrante de outro produto ou serviço. Tradicionalmente, os produtos industriais são classificados conforme o grau de processamento que a industria compradora incorpora neste produto, tais como matérias-prima e componentes (que fazem parte do produto final), equipamentos e instalações prediais (que são usados para o processamento) e insumos administrativos (que não fazem parte do produto final). Compradores industriais não parecem mostrar preferência por níveis de serviços diferenciados, levando a classificação acima indiferente para a elaboração de uma estratégia de distribuição. Compradores industriais buscam outra aspectos em seus fornecedores: qualidade, custo, inovação, desenvolvimento de projetos em conjunto, parcerias estratégica...(ou seja: SCM).
  • Os produtos logísticos podem ser classificados em dois grandes grupos:
    a)      Bens de Consumo;
    b)      Bens Industriais.
     
     
    a) Bens de Consumo: são os bens dirigidos aos consumidores e cujas formas como os consumidores compram, em que local e qual a forma de seleção, podem refletir nas seguintes classes:
    1) Bens de Conveniência;
    2) Bens de Comparação;
    3) Bens de uso especial.
     
    1) Bens de conveniência: são os bens que os consumidores compram  com mais frequência, com pouca pesquisa, de forma impulsiva e imediata, com pouco planejamento. Devido a isso, exigem grande distribuição e, por conseguinte, muitos pontos de venda. Possuem, normalmente, custos de distribuição e nível de serviço elevado, para que consigam a preferência. São exemplos: Saponáceos, Produtos alimentícios, itens de tabacaria etc.

    2) Bens de Comparação: são os bens comprados por meio de comparação, por meio de pesquisa em muitas lojas, observando-se preço, qualidade, desempenho, entre outros. Possuem menores quantidades de pontos de venda e, por não haver necessidade de tão ampla distribuição, o custo de distribuição é menor, se comparado aos bens de conveniência. São exemplos: automóveis, “roupas de moda”, mobiliários etc.

    3) Bens de Uso Especial: fazem com que os clientes despendam esforço para procurar marcas, categorias particulares de mercadorias para efetuarem suas compras. Desse modo, a distribuição não precisa ser ampla e a exigência do nível de serviço não precisa ser tão alta quanto aos demais bens. Logo, os custos de distribuição física são menores. Como exemplos, podem ser citados: automóveis feitos sob encomenda, alimentos finos etc.
     
    b) Bens Industriais: são os bens direcionados às empresas e destinam-se à produção de outros produtos ou serviços. Uma forma de classifica-los leva em consideração seu envolvimento nos processos produtivos.

    Eles podem ser classificados, como:
    - bens que são parte de produtos acabados. Ex: matéria-prima
    - bens que são usados nos processos  de manufatura. Ex: equipamentos
    - bens que contribuem, indiretamente, no processo produtivo. Ex: material de escritório