SóProvas


ID
999994
Banca
CEPERJ
Órgão
SEPLAG-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Pereira (2004), por ser interdisciplinar e intersetorial, na prática, existe uma determinada política pública que é mais afeita a estabelecer interfaces e vínculos orgânicos com as demais políticas congêneres, tendo em vista a universalização do atendimento das necessidades sociais no seu conjunto. A política pública à qual a autora se refere é a:

Alternativas
Comentários
  • C)

    de Assistência Social

  • PNAS - POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

    Política Nacional de Assistência Social trata da organização e sistematização da Política Nacional e funcionamento dela em todo o Brasil.

  • ficou vago, so tratou de universalidade.

  • Letra C

    “a assistência social brasileira sempre manteve interfaces com as demais políticas públicas –sociais e econômicas –seja no âmbito da legislação, dos planos governamentais, das instituições de bem-estar, ou no terreno da execução de programas, projetos e serviços”.(PEREIRA, 2003, p. 251)

  • Resposta: Letra C.

    Lembrar-se do princípio: “universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas”, que orienta a Política Nacional de Assistência Social.

    "Além disso, a Assistência Social, enquanto política pública que compõe o tripé da Seguridade Social, e considerando as características da população atendida por ela, deve fundamentalmente inserir-se na articulação intersetorial com outras políticas sociais, particularmente, as públicas de Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Emprego, Habitação, entre outras, para que as ações não sejam fragmentadas e se mantenha o acesso e a qualidade dos serviços para todas as famílias e indivíduos" (PNAS, p. 42).