SóProvas



Questões de Representações Formais


ID
1413928
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor deve solicitar à administração e/ou membros da governança as representações formais em conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade sobre determinados assuntos, dentre os quais NÃO se inclui:

Alternativas
Comentários
  • Aprova a NBC TA 580 – Representações Formais 

    Apêndice 2 - Exemplo de carta de representação


    Demonstrações contábeis

    Cumprimos nossas responsabilidades [...] pela elaboração das demonstrações contábeis.

    Os pressupostos significativos utilizados por nós ao fazermos as estimativas contábeis, inclusive aquelas avaliadas pelo valor justo, são razoáveis.

    Os relacionamentos e transações com partes relacionadas foram apropriadamente contabilizados e divulgados em conformidade com as práticas contábeis adotadas no Brasil.

    Todos os eventos subseqüentes à data das demonstrações contábeis e para os quais as práticas contábeis adotadas no Brasil exigem ajuste ou divulgação foram ajustados ou divulgados (ver também NBC TA 560 – Eventos Subsequentes).

    Os efeitos das distorções não corrigidas são irrelevantes, individual e agregadamente para as demonstrações contábeis como um todo. Uma lista das distorções não corrigidas está anexa a esta carta de representação (ver também NBC TA 450).

    Informações fornecidas

    Nós lhes fornecemos:

    ·  acesso a todas as informações das quais estamos cientes que são relevantes para a elaboração das demonstrações contábeis, tais como registros e documentação, e outros;

    ·  informações adicionais que V. Sas. nos solicitaram para o propósito da auditoria; e

    ·  acesso IRRESTRITO a pessoas dentro da entidade das quais V. Sas. determinaram necessário obter evidência de auditoria.


    GABARITO: B

  • Resposta:

    A única alternativa errada é a letra B que trocou o “irrestrito” por “restrito”. Recomendo a leitura do modelo de representação formal abaixo, pois se trata de uma boa forma de consolidar as situações que exigem representações formais.

  • Informações fornecidas

    Nós lhes fornecemos:

    • acesso a todas as informações das quais estamos cientes que são relevantes para a elaboração das demonstrações contábeis, tais como registros e documentação, e outros;

    • informações adicionais que V. Sas. nos solicitaram para o propósito da auditoria;

    e

    • acesso irrestrito a pessoas dentro da entidade das quais V. Sas. determinaram necessário obter evidência de auditoria.

    Todas as transações foram registradas na contabilidade e estão refletidas nas demonstrações contábeis.

    Divulgamos a V. Sas. os resultados de nossa avaliação do risco de que as demonstrações contábeis possam ter distorção relevante como resultado de fraude(NBC TA 240).

    Divulgamos a V. Sas. todas as informações relativas à fraude ou suspeita de fraude de que temos conhecimento e que afetem a entidade e envolvam:

    • administração;

    • empregados com funções significativas no controle interno; ou

    • outros em que a fraude poderia ter efeito relevante sobre as demonstrações

    contábeis (NBC TA 240).

    Divulgamos a V. Sas. todas as informações relativas a alegações de fraude ou suspeita de fraude que afetem as demonstrações contábeis da entidade, comunicadas por empregados, antigos empregados, analistas, reguladores ou outros (NBC TA 240).

    Divulgamos a V. Sas. todos os casos conhecidos de não conformidade ou suspeita de não conformidade com leis e regulamentos, cujos efeitos devem ser considerados na elaboração de demonstrações contábeis (NBC TA 250


ID
1664659
Banca
IESES
Órgão
TRE-MA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

 Conforme a Resolução CFC nº. 1.227/09 que aprova a NBC TA 580 – Representações Formais, analise as assertivas:

I. Além da Resolução CFC nº. 1.227/09, não há outra norma de auditoria que exige que o auditor solicite representações formais. Se, além das citadas representações exigidas, o auditor determinar que é necessário obter uma ou mais representações formais para corroborar outras evidências de auditoria relevantes para as demonstrações contábeis ou para uma ou mais afirmações específicas nas demonstrações contábeis, o auditor pode solicitar tais representações formais.

II. A data das representações formais deve ser tão próxima quanto praticável, mas não anterior à data do relatório do auditor sobre as demonstrações contábeis. As representações formais devem ser para todas as demonstrações contábeis e período(s) mencionado(s) no relatório do auditor.

III. O auditor deve solicitar à administração que forneça representação formal no sentido de que forneceu ao auditor todas as informações e permitiu os acessos necessários conforme entendimentos nos termos do trabalho de auditoria e que todas as transações foram registradas e estão refletidas nas demonstrações contábeis.

IV. O auditor deve solicitar representações formais dos membros da administração com responsabilidades apropriadas pelas demonstrações contábeis e conhecimento dos assuntos envolvidos.

Das afirmações descritas, pode-se concluir que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D


    I.ERRADA:  Além da Resolução CFC nº. 1.227/09, não há outra norma de auditoria que exige que o auditor solicite representações formais. Se, além das citadas representações exigidas, o auditor determinar que é necessário obter uma ou mais representações formais para corroborar outras evidências de auditoria relevantes para as demonstrações contábeis ou para uma ou mais afirmações específicas nas demonstrações contábeis, o auditor pode solicitar tais representações formais.

    II. ERRADA: A data das representações formais deve ser tão próxima quanto praticável, mas não anterior (POSTERIOR) à data do relatório do auditor sobre as demonstrações contábeis. As representações formais devem ser para todas as demonstrações contábeis e período(s) mencionado(s) no relatório do auditor.

    III. CORRETA: O auditor deve solicitar à administração que forneça representação formal no sentido de que forneceu ao auditor todas as informações e permitiu os acessos necessários conforme entendimentos nos termos do trabalho de auditoria e que todas as transações foram registradas e estão refletidas nas demonstrações contábeis.

    IV. CORRETA: O auditor deve solicitar representações formais dos membros da administração com responsabilidades apropriadas pelas demonstrações contábeis e conhecimento dos assuntos envolvidos.


    BOA SORTE PRA NÓS!!!

  • Item I – Errado. Diversas normas tratam de representações formais.

    Item II – Errado. As representações não devem ter data posterior às demonstrações contábeis.

    Item III – Certo.

    Item IV – Certo.

    Resposta: D

  • Gabarito: letra D


ID
1817323
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goiânia - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em função da natureza da fraude e das dificuldades encontradas pelos auditores na detecção de distorções relevantes nas demonstrações contábeis decorrentes de fraude, é importante que o auditor obtenha representação formal dos responsáveis pela governança, confirmando que eles revelaram ao auditor

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A


    NBC TA 240

    A59. Por causa da natureza da fraude e das dificuldades encontradas pelos auditores na detecção de distorções relevantes nas demonstrações contábeis decorrentes de fraude, é importante que o auditor obtenha representação formal da administração e, no caso apropriado, dos responsáveis pela governança confirmando que eles revelaram ao auditor:

    (a) os resultados da avaliação por parte da administração do risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante como resultado de fraude; e

    (b) seu conhecimento de casos reais, suspeita ou indícios de fraude que afetem a entidade.

  • NBC TA 240,39

    O auditor deve obter representações da administração e, quando apropriado, dos responsáveis ela governança, de que:

    (a) eles reconhecem sua responsabilidade pelo desenho, implementação e manutenção do controle interno de prevenção e detecção de fraude;

    (b) eles revelaram ao auditor os resultados da avaliação do risco da administração de que as demonstrações contábeis podem ter distorções relevantes decorrentes de fraude;

    (c) eles revelaram ao auditor seu conhecimento sobre a suspeita ou ocorrência de fraude afetando a entidade, envolvendo:

    (i) a administração; 

    (ii) empregados com funções significativas no controle interno; ou 

    (iii) outros cuja fraude poderia ter efeito relevante nas demonstrações contábeis; e (d) eles revelaram ao auditor seu conhecimento de quaisquer suspeitas ou indícios de fraude que afetassem as demonstrações contábeis da entidade, comunicadas por empregados, ex empregados, analistas, órgãos reguladores ou outros.

    Resposta: A


ID
3680845
Banca
FCC
Órgão
PGE-RR
Ano
2005
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O termo de inscrição da dívida ativa deverá conter, sob pena de nulidade, as seguintes informações, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Art. 202, CTN. O termo de inscrição da dívida ativa, autenticado pela autoridade competente, indicará obrigatoriamente:

           I - o nome do devedor e, sendo caso, o dos co-responsáveis, bem como, sempre que possível, o domicílio ou a residência de um e de outros;

           II - a quantia devida e a maneira de calcular os juros de mora acrescidos;

           III - a origem e natureza do crédito, mencionada especificamente a disposição da lei em que seja fundado;

           IV - a data em que foi inscrita;

           V - sendo caso, o número do processo administrativo de que se originar o crédito.

           Parágrafo único. A certidão conterá, além dos requisitos deste artigo, a indicação do livro e da folha da inscrição.


ID
3922882
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A companhia XYZ encontra-se em processo de descontinuidade das operações e o auditor independente, para a emissão do seu parecer, avaliou que os fatos determinantes dessa situação não foram adequadamente revelados e divulgados pela sua Administração.
Nessas condições, considerando-se que a Administração da companhia não elaborou as Demonstrações Contábeis mediante a adoção de práticas contábeis aplicáveis a empresas em regime de descontinuidade operacional, bem como não apresentou planos de negócios com vistas a sua recuperação, qual deverá ser a decisão do auditor independente relacionada com a emissão do seu parecer?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C: emitir parecer com opinião adversa, destacando a não-preparação das demonstrações contábeis de acordo com práticas contábeis aplicáveis e omissão de divulgações relevantes em notas explicativas.