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Questões de Antropologia jurídica


ID
212017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Acerca da antropologia jurídica, julgue o item subsequente.

O contexto moderno tem estimulado a relação entre antropologia e direito no que diz respeito a políticas de identificação ou de reconhecimento.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diárias.

ID
212020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Acerca da antropologia jurídica, julgue o item subsequente.

Os estudos da antropologia contribuem para a naturalização da noção de universalidade dos direitos humanos.

Alternativas
Comentários
  • Para ajudar aos não contribuintes.
    Resposta: Errado


ID
212023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Acerca da antropologia jurídica, julgue o item subsequente.

Alguns estudos no campo da antropologia jurídica têm ressaltado os paradoxos embutidos no código jurídico, os quais tendem a exigir normas uniformes de procedimentos.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diário.

ID
212026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Acerca da antropologia jurídica, julgue o item subsequente.

Na atualidade, a diferença cultural é elemento que muitas vezes fundamenta a demanda por direitos feita por movimentos sociais organizados.

Alternativas
Comentários
  • Correto. para ajudar os alunos que já ultrapassaram o limite diário

     

  • Gab. CORRETO

    "A cultura jurídica pode ter como objetivo geral conhecer como o direto lhes dá certo modo de imaginar sua realidade e, por sua vez, como desta realidade, outorgam significado ao direito" Caludett (2001:361)


ID
212029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Acerca da antropologia jurídica, julgue o item subsequente.

O campo da antropologia do direito é o estudo das leis e costumes das sociedades denominadas primitivas.

Alternativas
Comentários
  • Até mesmo nossa própria sociedade é objeto de estudos da antropologia jurídica.

  • Eduardo seu comentário está errado. O campo da antropologia do direito é o estudo das leis e costumes não somente das sociedades modernas ou "civilizadas" mais também das sociedades "primitivas" ou simples. Na constituição do campo de análise e pesquisa da antropologia jurídica durante o século XIX , seu objeto de pesquisa foi inicialmente o direito nas sociedades simples e posteriormente se estendeu também às sociedades modernas.

  • Questão errada. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diário.


ID
212032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Acerca da antropologia jurídica, julgue o item subsequente.

O objetivo da antropologia jurídica é possibilitar a compreensão de como e de que modo, no decorrer de um contexto sociocultural, determinados costumes, regras e normas se transformam em leis e, enquanto tais, em fatos sociais.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diário.
  • A antropologia jurídica estuda os processos de juridicização que ocorrem nas diversas sociedades, procurando compreender as lógicas que lhe são subjacentes. Segundo Norbert Rouland sustenta que, essa abordagem procuraria realizar um ordenamento da cultura humana em sua generalidade, no que se refere ao domínio do direito, mediante a comparação entre as formas de regulação jurídica de todas as sociedades que se possa observar.


ID
212035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Acerca da antropologia jurídica, julgue o item subsequente.

As abordagens predominantes do direito no campo da antropologia jurídica são: como cultura, como dominação e como resolução de conflitos.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diário.

ID
212038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Acerca da antropologia jurídica, julgue o item subsequente.

Sob a perspectiva antropológica, o direito é um dos muitos sistemas normativos existentes na sociedade, e suas ferramentas conceituais e metodológicas são adequadas para lidar com os demais sistemas.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diário.
  • o gabarito mostra que a questão é errada!

  • Questão errada. Não existe outro sistema normativo que não seja o direito, o direito é o único sistema normativo existente em uma sociedade. O direito é uma instituição organizada, é uma instituição composta por normas, como a sociedade, e onde existe sociedade, existe o direito: ubi societas, ibi ius.

  • Antropologicamente, o direito não tem exclusividade normativa. O problema da questão é o seu conteúdo teleológico, ao considerar a positivamente a adequação do seu ferramental num tratamento superior ao de outros sistemas sociais.

  • o enunciado está errado, pois os métodos utilizados no direito não são suficientes nem únicos para lidar com os demais sistemas


ID
213112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

A antropologia jurídica é o resultado de uma integração entre o direito e a antropologia que resultaram na configuração de uma nova disciplina caracterizada pelo

Alternativas
Comentários
  • a resposta correta é a letra "D".


ID
213115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Quanto à antropologia jurídica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • resposta é a letra "b"


ID
213118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Os principais temas de estudo da antropologia jurídica incluem

Alternativas
Comentários
  • A aplicação da norma, seja no tempo, espaço e meio social que for, é o objeto de maior cuidado no estudo da antropologia jurídica.

     

  • Gab. E


    A Lei se encontra em todas as partes onde há sociedade, mas as normas legais diferem de acordo com as diferentes sociedades.

    As normas são preceitos existentes em uma sociedade e dizem respeito a certo grau de obrigatoriedade para seus membros, portanto, certo conhecimento geral. O sistemas de regras fundamenta um certo consenso.

    O sistema de regras reflete as características socioeconômicas e políticas fundamentais da realidade sócio-histórica. Ao mesmo tempo, expressa valores fundamentais aceitos consensualmente pela respectiva sociedade.


    A Antropologia jurídica pode ser entendida de duas maneiras:

    Ramo da Antropologia que aborda um campo ou uma esfera social de algum modo distinto de outros campos ou esferas sociais Perspectivas específica elaborada para a a captação da realidade social, dando conta da vida e das características de um determinada sociedade.

ID
2705353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Considerando a aproximação, nas últimas décadas, dos campos da antropologia e dos direitos humanos, julgue o item subsecutivo.


A aproximação dessas duas áreas é consequência da vocação universalista da disciplina e da expansão dos valores iluministas de progresso social.

Alternativas

ID
2705398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Acerca da relação entre antropologia e direitos, julgue o item a seguir.


Os conflitos sociais no campo brasileiro e suas consequentes desigualdades têm seu início no século XX.

Alternativas

ID
2705401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Acerca da relação entre antropologia e direitos, julgue o item a seguir.


Os chamados “novos movimentos sociais” caracterizam-se por três aspectos principais: a determinação da identidade dos agentes, o tipo de conflito e uma reduzida pluralidade dos espaços de conflito social.

Alternativas
Comentários
  • "reduzida pluralidade" matou a questão.

  • Os chamados novos movimentos sociais, ou movimentos sociais contemporâneos, surgiram através de uma série de lutas por reconhecimento e direitos civis. Por isso, eles tratam mais de assuntos voltados a questões éticas e de valores humanos. A questão está incorreta porque aborda a “redução da pluralidade dos espaços de conflito social”, pois entendemos que ao invés de reduzir, atualmente estamos ampliando esses espaços como por exemplo, através das redes sociais que de forma instantânea atinge um grande número de pessoas, construindo a cultura do debate em rede.

  • Ernesto Laclau (1985), teórico político argentino e professor da Universidade de Essex, em seu artigo os novos movimentos sociais a a pluralidade do social afirma o seguinte:

    "As conceituações tradicionais de conflitos sociais têm sido tipificadas através de três características principais: a determinação da identidade dos agentes era feita através de categorias pertencentes à estrutura social; o tipo de conflito era determinado em termos de um paradigma diacrônico-evolucionário; e a pluralidade de espaços do conflito social era reduzida, na medida em que os conflitos se politizavam, a um espaço político unificado, onde a presença dos agentes era concebida como uma 'representação de interesses'."

    E, mais adiante, o autor argentino arremata:

    "As mobilizações populares não mais se baseiam num modelo de sociedade total ou na cristalização, em termos de equivalência de um único conflito que divida a totalidade do social em dois campos, mas numa pluralidade de exigências concretas, conduzindo a uma proliferação de espaços políticos."

    Como o colega anterior responde: "'reduzida pluralidade' matou a questão."


ID
2705404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Acerca da relação entre antropologia e direitos, julgue o item a seguir.


Uma das características das práticas de discriminação no Brasil é a forma dissimulada como algumas delas ocorrem, o que dificulta sua identificação até mesmo para aqueles que a sofrem na pele.

Alternativas

ID
2705407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Acerca da relação entre antropologia e direitos, julgue o item a seguir.


O debate entre posições universalistas e relativistas na história da antropologia marca as diferentes perspectivas sobre direitos humanos na disciplina.

Alternativas
Comentários
  • A tese do Universalismo consiste na defesa de que todo ser humano possui um valor intrínseco. A dignidade que advém da existência humana, por si só, justifica a proteção conferida pelos direitos humanos, um conjunto de liberdades e garantias consideradas essenciais a todo indivíduo. O Relativismo rejeita a universalidade dos direitos humanos. Segundo essa tese, a identidade e a diversidade culturais e os costumes dos povos devem ser respeitados no tocante ao especial modo de distribuição de direitos e liberdades individuais e coletivas que prevalece em determinado seio social.


ID
2784583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, no que se refere ao mito e suas relações com a história.


Enquanto, no linguajar mais corriqueiro, a palavra mito possa significar simplesmente mentira, para a antropologia, esse termo refere-se a uma narrativa fundamental para um grupo social, que reúne para essa coletividade valores basilares e maneiras de compreender o mundo e a vida social.

Alternativas

ID
3940309
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

A questão da alteridade no debate sobre direitos humanos foi abordada por Rita Laura Segato (2006), que defende um “desejo ético” a guiar o desdobramento das categorias jurídicas no “movimento de expansão” dos direitos universais. O deslocamento antropológico para a perspectiva do outro, numa prática disciplinar renovada, traria soluções à tensão entre dimensões locais e globais de caracterização dos sujeitos. Já Marlise Rosa (2016), a partir do estudo de caso da Lei Muwaji, expõe uma incompatibilidade entre a diversidade cultural dos povos indígenas e os direitos humanos, culminando na criminalização daqueles. Com base nos dois artigos, o olhar antropológico sobre a alteridade deve contribuir para:

Alternativas
Comentários
  • Rita Laura Segato (2006), em seu artigo Antropologia e direitos humanos propõe uma definição de antropologia nos seguintes termos:

    "Depois de examinar diversos aspectos e alternativas de saída da tensão entre o relativismo da antropologia e o universalismo dos direitos humanos, a autora propõe que o movimento de expansão destes origina-se no "desejo ético" de uma "ética da insatisfação" que, no deslocamento antropológico para a perspectiva do outro, pode se nutrir. Chega, por essa via, à fundamentação teórica de uma antropologia engajada e de um momento disciplinar já não definido meramente como o estudo dos outros ou do espelhamento reflexivo do mundo do antropólogo neles, mas de uma prática disciplinar renovada por uma 'disponibilidade' para os outros e exposta deliberadamente à sua interpelação e à sua demanda."

    Marlise Rosa (2014), por seu turno, em seu artigo nós e os outros faz alusão a seguinte definição de sujeito:

    " A cosmologia jodï comporta uma lógica cíclica de constante transformação entre os seres de materialidades diversas, o que, de acordo com a autora, torna difícil a ideia de discricionariedade. Constata-se, portanto, que o status de sujeito não está circunscrito ao homem exclusivamente, mas a diversos seres e objetos relacionais e situacionais a que se atribuem racionalidade, autonomia, intencionalidade e sensibilidade."

    Com base nos trechos dos dois artigos é possível argumentar que o olhar antropológico sobre a alteridade contribuiria para a contemplação da diversidade cultural através da disponibilidade a outras sensibilidades, de modo que a letra D seria a resposta certa.


ID
4118509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Quanto à questão racial no Brasil, julgue o item que segue.


Segundo Antônio Sérgio Guimarães, um estudioso da questão racial, o racismo brasileiro está inscrito em uma ordem estamental que pressupõe desigualdade de tratamento, mesmo quando prevalece, no plano da doutrina, o princípio da igualdade.

Alternativas