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Questões de Antropologia Social: Família, Sistemas de Parentesco, Matrimônio e Incesto. Organizações políticas em sociedades tradicionais


ID
211831
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Segundo Louis Dumont, a política seria a forma como as sociedades
individualistas conseguem conceber a totalidade social. Mesmo
assim, essa totalidade (o Estado) seria também concebida como
uma individualidade frente a outras na arena internacional.
Considerando essas informações, julgue o item que se segue.

Se as sociedades ocidentais se pensam como totalidades a partir da categoria política do Estado, sociedades como os Nuer, estudados por Evans-Pritchard, só se concebem como totalidades quando em oposição a outras sociedades com as quais mantêm relações conflituosas.

Alternativas

ID
211834
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Segundo Louis Dumont, a política seria a forma como as sociedades
individualistas conseguem conceber a totalidade social. Mesmo
assim, essa totalidade (o Estado) seria também concebida como
uma individualidade frente a outras na arena internacional.
Considerando essas informações, julgue o item que se segue.

O estudo das relações de parentesco foi uma forma encontrada pela antropologia para pensar a organização de sociedades sem estado.

Alternativas
Comentários
  • Gabrito: Certo

     

    Antropologia social britânica:

     

     Sociedades sem estado: organizadas pelo parentesco

     Sociedades com estado: enfatizam a dimensão contratual da organização política.

  • Apenas no caso britânico isso pode ser compreendido assim.


ID
211837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Segundo Louis Dumont, a política seria a forma como as sociedades
individualistas conseguem conceber a totalidade social. Mesmo
assim, essa totalidade (o Estado) seria também concebida como
uma individualidade frente a outras na arena internacional.
Considerando essas informações, julgue o item que se segue.

A oposição entre status e contrato, postulada por Henry Maine, de forma evolucionista, é reproduzida pela antropologia social britânica, que opõe sociedades sem estado, organizadas pelo parentesco, a sociedades com estado, que enfatizam a dimensão contratual da organização política.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    "Segundo Maine, nas “sociedades primitivas”, os direitos e obrigações dos indivíduos seriam fixados de forma rígida pelo seu status, ao passo que, posteriormente, como decorrência do crescimento da mobilidade social dos diversos grupos, os direitos e obrigações passariam a ser determinados pelo princípio do contrato. Assim, para Maine, no direito das “sociedades primitivas” (society in primitive times), os indivíduos estariam submersos no grupo, ou seja, não seria possível afirmar a existência de indivíduos isolados, como a unidade básica da vida social, previamente à constituição do grupo ao qual integram."

     

    Fonte: ANCIENT LAW – UM CLÁSSICO REVISITADO 150 ANOS DEPOIS ANCIENT LAW – A CLASSIC REVISITED 150 YEARS LATER Orlando Villas Bôas Filho*


ID
211852
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Os estudos de comunidade realizados no Brasil dialogam
fortemente com autores da Escola de Chicago. Tais estudos
concentram-se em populações de origem étnica diferenciada em
grandes cidades ou em regiões rurais com práticas culturais
consideradas tradicionais. Acerca dos estudos de comunidade,
julgue o item subsequente.

O crescente individualismo das populações urbanas torna irrelevante o estudo das organizações familiares em tais populações.

Alternativas

ID
211897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Julgue o próximo item acerca da antropologia contemporânea.

O estudo comparativo de noções de tempo e espaço, caro à antropologia clássica, é de grande valia para se compreender processos contemporâneos ligados à globalização e às transformações do capitalismo.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diárias.

ID
211927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

A antropologia política, como ramo clássico da disciplina, dialoga com questões fundamentais a respeito da possibilidade de comparação entre diferentes formas de organização social. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.

A análise de redes adotada pelos membros da Escola de Manchester mostrou-se um importante instrumento metodológico para estudar política e parentesco em sociedades complexas.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diárias.

ID
211933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

A antropologia política, como ramo clássico da disciplina, dialoga com questões fundamentais a respeito da possibilidade de comparação entre diferentes formas de organização social. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.

A proposta contemporânea de uma antropologia da política permite a incursão de antropólogos em áreas de estudo que são também de interesse da ciência política, como processos eleitorais e políticas públicas.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diárias.

ID
211951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Há um descompasso entre as representações contidas nas políticas adotadas pelas diversas instituições governamentais brasileiras e aquelas dos grupos sociais rurais aos quais essas políticas são destinadas.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Apenas para ajudar os não contribuintes q ultrapassaram o limite de respostas diárias.

ID
211960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

No Brasil, a problemática fundiária restringe-se à questões ligadas à distribuição de terras e afeta os diversos grupos sociais inseridos na categoria denominada povos tradicionais.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 6.040, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2007.

    Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais.

    Art. 3o  Para os fins deste Decreto e do seu Anexo compreende-se por:

                            I - Povos e Comunidades Tradicionais: grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição;

  • O eixo da incorreção está na expressão, restinge-se

  • Não se RESTRINGE  à distribuição de terras e afeta os diversos grupos sociais inseridos na categoria denominada povos tradicionais.


ID
211966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Acerca dos estudos de antropologia urbana, julgue o item que se segue.

Os estudos empíricos realizados pela Escola de Chicago sobre delinquência, prostituição e criminalidade tornaram-se referência na área e forneceram subsídio para o desenvolvimento da chamada patologia social.

Alternativas

ID
3241990
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas. Por exemplo, a floresta amazônica não passa para o antropólogo, desprovido de um razoável conhecimento de botânica, de um amontoado confuso de árvores e arbustos, dos mais diversos tamanhos e com uma imensa variedade de tonalidades verdes. A visão que um índio Tupi tem deste mesmo cenário é totalmente diversa: cada um desses vegetais tem um significado qualitativo e uma referência espacial (LARAIA, 1988).

A partir do trecho descrito anteriormente, analise as afirmativas abaixo.

I. Nossa herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade.
II. O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são assim produtos de uma herança genética, ou seja, o resultado da interação de determinados genes que produzem no indivíduo os costumes de uma determinada cultura.
III. O etnocentrismo, de fato, é um fenômeno universal, sendo comum, a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo a sua única expressão.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3588526
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2011
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Acerca da etnologia sul-americana, julgue o item que se segue.


Os estudos de aculturação que marcaram a antropologia estadunidense na primeira metade do século XX influenciaram a etnologia brasileira, enfatizando o encontro de cultura via perda ou aquisição de traços culturais.

Alternativas

ID
3588727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2011
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Acerca da etnologia sul-americana, julgue o item que se segue.


No estudo da sociedade xavante, David Maybury-Lewis adotou uma perspectiva que privilegiava a mudança social em um diálogo crítico com o conceito de estrutura social.

Alternativas

ID
3623875
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IPHAN
Ano
2009
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Estudiosos que se chamam antropólogos sociais são de dois tipos. O protótipo do primeiro foi ______________, autor de The Golden Bough. Ele foi um homem de saber monumental que não tinha experiência direta com a vida dos povos primitivos sobre os quais escreveu. Esperava descobrir verdades fundamentais sobre a natureza da psicologia humana, comparando os detalhes da cultura humana em uma escala mundial.


O protótipo do segundo foi ____________, que passou grande parte de sua vida acadêmica analisando os resultados da pesquisa que ele mesmo conduziu por um período de quatro anos, em uma única e pequena aldeia na distante Melanésia. Seu objetivo foi mostrar que esta exótica comunidade ‘funcionava’ como um sistema social. Ele estava mais interessado nas diferenças entre as culturas, do que na sua abrangente similaridade.

Edmund Leach, 1970:2 apud, Roberto DaMatta. Relativizando: uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 1997, p.89-9 (com adaptações).

Os nomes que completam correta e respectivamente as lacunas do texto são

Alternativas

ID
3940273
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Tomando como base a discussão de Souza Lima e Castro (2015) sobre antropologia e políticas públicas, é possível afirmar que a atuação do antropólogo nesse terreno é de antropólogo:

Alternativas

ID
3940297
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

No contex to dos fluxos migratórios internacionais, o Brasil passou, progressivamente nos últimos 30 anos, da posição de emissor de imigrantes para a de polo de atração de novos imigrantes. Esses fluxos ocorrem no âmbito da globalização, que apresenta fronteiras, por um lado abertas para livre circulação de tecnologias, bens e capitais e, de outro, fechadas para a circulação de pessoas migrantes. Nesse sentido, segundo Patarra (2006), a globalização demandaria políticas de migração de tipo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    O autor também aponta que o contexto global atual tem alterado o caráter da migração internacional, sobretudo no que se refere à livre circulação da massa migratória, à seletividade na sanção de instalação (permanente ou temporário) nos lugares e, na oficialização, à prevenção e restrição de entradas.


ID
3940300
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Em fins da década de 1970, os estudos acerca da eclosão de movimentos sociais urbanos eram ainda incipientes e tateavam em torno da sua relevância teórica para as ciências sociais. Sua fundamentação baseou-se na análise desse fenômeno enquanto resultado de contradições decorrentes do desenvolvimento do capitalismo. De acordo com a revisão de trabalhos expoentes sobre o tema, empreendida por Márcia Bandeira de Mello Nunes (1978), pode-se inferir que as interpretações sobre eventos tão diversos e ocorridos em diferentes contextos tinham em comum a seguinte inspiração crucial:

Alternativas

ID
4118383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Considere uma sociedade que tenha somente dois grupos, os Silva e os Ferreira. Nessa sociedade, os filhos tomam o sobrenome da mãe e os casamentos são rigorosamente exogâmicos. Silvas e Ferreiras espalham-se por todo o país. Um dia, os chefes de duas cidades, Paraíso e Belo Monte, decidem estabelecer laços de cooperação entre elas e aprovam uma lei segundo a qual as pessoas de Paraíso só se casam com as de Belo Monte e vice-versa, mantendo ainda a exogamia que impede que Silva se case com Silva e Ferreira com Ferreira. Sabe-se que os sobrenomes transmitem-se pela linha materna, mas, pela nova lei, as mulheres vão viver na localidade do marido e ao sobrenome da prole é agregada uma designação de origem, esta transmitida pela linha paterna (Silva de Belo Monte, Silva de Paraíso, Ferreira de Belo Monte e Ferreira de Paraíso). Com base nessa situação hipotética, julgue o item subseqüente.


Se um homem que seja Silva de Paraíso casar-se com uma mulher que seja Ferreira de Belo Monte, os filhos serão Silva de Belo Monte.

Alternativas

ID
4118386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Considere uma sociedade que tenha somente dois grupos, os Silva e os Ferreira. Nessa sociedade, os filhos tomam o sobrenome da mãe e os casamentos são rigorosamente exogâmicos. Silvas e Ferreiras espalham-se por todo o país. Um dia, os chefes de duas cidades, Paraíso e Belo Monte, decidem estabelecer laços de cooperação entre elas e aprovam uma lei segundo a qual as pessoas de Paraíso só se casam com as de Belo Monte e vice-versa, mantendo ainda a exogamia que impede que Silva se case com Silva e Ferreira com Ferreira. Sabe-se que os sobrenomes transmitem-se pela linha materna, mas, pela nova lei, as mulheres vão viver na localidade do marido e ao sobrenome da prole é agregada uma designação de origem, esta transmitida pela linha paterna (Silva de Belo Monte, Silva de Paraíso, Ferreira de Belo Monte e Ferreira de Paraíso). Com base nessa situação hipotética, julgue o item subseqüente.


Esse sistema de casamento corresponde aos sistemas australianos conhecidos como Arunda, cuja sociedade se divide em oito seções matrimoniais.

Alternativas

ID
4118395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Considere uma sociedade que tenha somente dois grupos, os Silva e os Ferreira. Nessa sociedade, os filhos tomam o sobrenome da mãe e os casamentos são rigorosamente exogâmicos. Silvas e Ferreiras espalham-se por todo o país. Um dia, os chefes de duas cidades, Paraíso e Belo Monte, decidem estabelecer laços de cooperação entre elas e aprovam uma lei segundo a qual as pessoas de Paraíso só se casam com as de Belo Monte e vice-versa, mantendo ainda a exogamia que impede que Silva se case com Silva e Ferreira com Ferreira. Sabe-se que os sobrenomes transmitem-se pela linha materna, mas, pela nova lei, as mulheres vão viver na localidade do marido e ao sobrenome da prole é agregada uma designação de origem, esta transmitida pela linha paterna (Silva de Belo Monte, Silva de Paraíso, Ferreira de Belo Monte e Ferreira de Paraíso). Com base nessa situação hipotética, julgue o item subseqüente.


Nessa sociedade, todo filho e filha de um filho de homem Silva é Silva.

Alternativas

ID
4118479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Julgue o seguinte item, acerca de características das sociedades indígenas brasileiras.


A hereditariedade é o atributo mais comumente utilizado pelos povos indígenas para a transmissão do poder. Assim, as chefias sempre passam de pai para filho. A peculiaridade do caso brasileiro está no fato de que o sistema político indígena sempre se baseia no princípio da ultimogenitura (a chefia passa para o filho mais novo do chefe).

Alternativas

ID
4118485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

O estudo da estrutura social marcou a antropologia social inglesa entre as décadas de 20 e 60 do século passado. Julgue o item que segue, relativo a esse tema.


Por suas características demográficas e econômicas, algumas sociedades são mais propícias à abordagem estrutural. No caso da antropologia social inglesa, a análise das estruturas sociais ficou restrita às sociedades indígenas da América do Sul.

Alternativas

ID
4118488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

O estudo da estrutura social marcou a antropologia social inglesa entre as décadas de 20 e 60 do século passado. Julgue o item que segue, relativo a esse tema.


Edmund Leach criticou a influência de Radcliffe-Brown na antropologia estrutural-funcionalista, propondo que se abandonasse o pressuposto de que as sociedades estão em equilíbrio relativo e que se adotasse uma noção mais abstrata da estrutura como um modelo.

Alternativas

ID
4118491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

O estudo da estrutura social marcou a antropologia social inglesa entre as décadas de 20 e 60 do século passado. Julgue o item que segue, relativo a esse tema.


A abordagem ortodoxa da estrutura social deixa pouco espaço para a compreensão das motivações, interesses e agência dos indivíduos.

Alternativas

ID
4118494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Considere que a seguinte descrição tenha sido reproduzida do diário de campo de um antropólogo que faz pesquisa na própria cidade em que vive.
    
     Abro a janela de meu apartamento e olho para a rua. Na padaria em frente, vejo duas empregadas domésticas que acabaram de comprar o pão e conversam com o balconista na porta da padaria vazia. A conversa parece ser alegre pelo rumor das vozes e dos risos que me alcançam. Há pequenos toques corporais entre o balconista e uma das empregadas. Na esquina, vejo um pequeno agrupamento de homens. São os trabalhadores da construção civil que estão terminando um edifício próximo. Vestem roupas de trabalho sujas e rasgadas. Falam sobre futebol e riem muito. Dá para ouvir daqui o que falam devido ao elevado tom das vozes. Estão sentados, comendo as refeições que trouxeram de casa. São 11 horas da manhã e ainda não decidi o que farei para o almoço. Eles comem rapidamente com as colheres que trouxeram junto com as marmitas. Na entrada de meu edifício, dois moradores trocam algumas palavras. Não consigo ouvir o que falam porque conversam num baixo tom de voz. Mantêm uma certa distância física um do outro. Vestem ternos e levam consigo um exemplar do jornal Valor Econômico. São economistas que trabalham num grande banco no centro da cidade. Na praça ao lado, vejo um grupo de jovens da vizinhança. Vestem calças jeans e tênis. Alguns portam uma camiseta larga, outros estão sem camisa, apreciando o Sol. É dia e horário de aula, mas eles estão deitados em círculo no gramado. Fazem poucos movimentos corporais, riem de vez em quando. No mais, permanecem quietos e deitados no gramado enquanto fumam coletivamente um mesmo cigarro. Fico preocupado com a segurança do bairro. Volto ao meu trabalho de transcrever entrevistas. Almoço só por volta de uma da tarde. Os talheres estavam todos sujos, de modo que tive de comer com colher, a única peça disponível. À tarde, vou à sede de um grande jornal conversar com um jornalista que faz reportagens sobre a cidade. Eu o encontro em meio a uma entrevista com um importante cantor-compositor popular que nasceu e se criou no mesmo bairro em que estou morando. Compartilho com eles a análise antropológica que estou desenvolvendo sobre a vida cotidiana no bairro com base em minhas observações e conversas com os moradores. Minhas conclusões são contestadas pelos dois. Cada um apresenta sua interpretação própria da vida no bairro. Todas me parecem razoáveis, bem fundadas em observações e vivências de muito tempo no local.

Julgue o item subseqüente, referentes às práticas culturais no contexto urbano, considerando o caso hipotético acima apresentado.

O texto sugere que o antropólogo tem familiaridade com as práticas culturais de seu bairro, mas essa familiaridade não significa necessariamente que ele conheça o ponto de vista e a visão de mundo dos atores que aparecem no diário nem as regras que balizam e orientam as interações entre eles.

Alternativas

ID
4118500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Considere que a seguinte descrição tenha sido reproduzida do diário de campo de um antropólogo que faz pesquisa na própria cidade em que vive.
    
     Abro a janela de meu apartamento e olho para a rua. Na padaria em frente, vejo duas empregadas domésticas que acabaram de comprar o pão e conversam com o balconista na porta da padaria vazia. A conversa parece ser alegre pelo rumor das vozes e dos risos que me alcançam. Há pequenos toques corporais entre o balconista e uma das empregadas. Na esquina, vejo um pequeno agrupamento de homens. São os trabalhadores da construção civil que estão terminando um edifício próximo. Vestem roupas de trabalho sujas e rasgadas. Falam sobre futebol e riem muito. Dá para ouvir daqui o que falam devido ao elevado tom das vozes. Estão sentados, comendo as refeições que trouxeram de casa. São 11 horas da manhã e ainda não decidi o que farei para o almoço. Eles comem rapidamente com as colheres que trouxeram junto com as marmitas. Na entrada de meu edifício, dois moradores trocam algumas palavras. Não consigo ouvir o que falam porque conversam num baixo tom de voz. Mantêm uma certa distância física um do outro. Vestem ternos e levam consigo um exemplar do jornal Valor Econômico. São economistas que trabalham num grande banco no centro da cidade. Na praça ao lado, vejo um grupo de jovens da vizinhança. Vestem calças jeans e tênis. Alguns portam uma camiseta larga, outros estão sem camisa, apreciando o Sol. É dia e horário de aula, mas eles estão deitados em círculo no gramado. Fazem poucos movimentos corporais, riem de vez em quando. No mais, permanecem quietos e deitados no gramado enquanto fumam coletivamente um mesmo cigarro. Fico preocupado com a segurança do bairro. Volto ao meu trabalho de transcrever entrevistas. Almoço só por volta de uma da tarde. Os talheres estavam todos sujos, de modo que tive de comer com colher, a única peça disponível. À tarde, vou à sede de um grande jornal conversar com um jornalista que faz reportagens sobre a cidade. Eu o encontro em meio a uma entrevista com um importante cantor-compositor popular que nasceu e se criou no mesmo bairro em que estou morando. Compartilho com eles a análise antropológica que estou desenvolvendo sobre a vida cotidiana no bairro com base em minhas observações e conversas com os moradores. Minhas conclusões são contestadas pelos dois. Cada um apresenta sua interpretação própria da vida no bairro. Todas me parecem razoáveis, bem fundadas em observações e vivências de muito tempo no local.

Julgue o item subseqüente, referentes às práticas culturais no contexto urbano, considerando o caso hipotético acima apresentado.


Nas metrópoles, os grupos sociais diferenciam-se de várias formas; entre outras, pelo vestuário, pelo volume das vozes nas conversações, pelas formas de contato corporal e pelo uso de utensílios cotidianos.

Alternativas
Comentários
  • Seu comentário tá errado, André Luz, ajeita isso ai pra não confundir!!!

    "Criptografia utilizando chaves simétricas, a chave utilizada para encriptar é a pública"???

    De qual material vc pegou tal informação, meu jovem???!!!


ID
4118503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Considere que a seguinte descrição tenha sido reproduzida do diário de campo de um antropólogo que faz pesquisa na própria cidade em que vive.
    
     Abro a janela de meu apartamento e olho para a rua. Na padaria em frente, vejo duas empregadas domésticas que acabaram de comprar o pão e conversam com o balconista na porta da padaria vazia. A conversa parece ser alegre pelo rumor das vozes e dos risos que me alcançam. Há pequenos toques corporais entre o balconista e uma das empregadas. Na esquina, vejo um pequeno agrupamento de homens. São os trabalhadores da construção civil que estão terminando um edifício próximo. Vestem roupas de trabalho sujas e rasgadas. Falam sobre futebol e riem muito. Dá para ouvir daqui o que falam devido ao elevado tom das vozes. Estão sentados, comendo as refeições que trouxeram de casa. São 11 horas da manhã e ainda não decidi o que farei para o almoço. Eles comem rapidamente com as colheres que trouxeram junto com as marmitas. Na entrada de meu edifício, dois moradores trocam algumas palavras. Não consigo ouvir o que falam porque conversam num baixo tom de voz. Mantêm uma certa distância física um do outro. Vestem ternos e levam consigo um exemplar do jornal Valor Econômico. São economistas que trabalham num grande banco no centro da cidade. Na praça ao lado, vejo um grupo de jovens da vizinhança. Vestem calças jeans e tênis. Alguns portam uma camiseta larga, outros estão sem camisa, apreciando o Sol. É dia e horário de aula, mas eles estão deitados em círculo no gramado. Fazem poucos movimentos corporais, riem de vez em quando. No mais, permanecem quietos e deitados no gramado enquanto fumam coletivamente um mesmo cigarro. Fico preocupado com a segurança do bairro. Volto ao meu trabalho de transcrever entrevistas. Almoço só por volta de uma da tarde. Os talheres estavam todos sujos, de modo que tive de comer com colher, a única peça disponível. À tarde, vou à sede de um grande jornal conversar com um jornalista que faz reportagens sobre a cidade. Eu o encontro em meio a uma entrevista com um importante cantor-compositor popular que nasceu e se criou no mesmo bairro em que estou morando. Compartilho com eles a análise antropológica que estou desenvolvendo sobre a vida cotidiana no bairro com base em minhas observações e conversas com os moradores. Minhas conclusões são contestadas pelos dois. Cada um apresenta sua interpretação própria da vida no bairro. Todas me parecem razoáveis, bem fundadas em observações e vivências de muito tempo no local.

Julgue o item subseqüente, referentes às práticas culturais no contexto urbano, considerando o caso hipotético acima apresentado.


A interpretação antropológica da vida social concorre com outras interpretações feitas por artistas, literatos, políticos etc.

Alternativas

ID
4118506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Considere que a seguinte descrição tenha sido reproduzida do diário de campo de um antropólogo que faz pesquisa na própria cidade em que vive.
    
     Abro a janela de meu apartamento e olho para a rua. Na padaria em frente, vejo duas empregadas domésticas que acabaram de comprar o pão e conversam com o balconista na porta da padaria vazia. A conversa parece ser alegre pelo rumor das vozes e dos risos que me alcançam. Há pequenos toques corporais entre o balconista e uma das empregadas. Na esquina, vejo um pequeno agrupamento de homens. São os trabalhadores da construção civil que estão terminando um edifício próximo. Vestem roupas de trabalho sujas e rasgadas. Falam sobre futebol e riem muito. Dá para ouvir daqui o que falam devido ao elevado tom das vozes. Estão sentados, comendo as refeições que trouxeram de casa. São 11 horas da manhã e ainda não decidi o que farei para o almoço. Eles comem rapidamente com as colheres que trouxeram junto com as marmitas. Na entrada de meu edifício, dois moradores trocam algumas palavras. Não consigo ouvir o que falam porque conversam num baixo tom de voz. Mantêm uma certa distância física um do outro. Vestem ternos e levam consigo um exemplar do jornal Valor Econômico. São economistas que trabalham num grande banco no centro da cidade. Na praça ao lado, vejo um grupo de jovens da vizinhança. Vestem calças jeans e tênis. Alguns portam uma camiseta larga, outros estão sem camisa, apreciando o Sol. É dia e horário de aula, mas eles estão deitados em círculo no gramado. Fazem poucos movimentos corporais, riem de vez em quando. No mais, permanecem quietos e deitados no gramado enquanto fumam coletivamente um mesmo cigarro. Fico preocupado com a segurança do bairro. Volto ao meu trabalho de transcrever entrevistas. Almoço só por volta de uma da tarde. Os talheres estavam todos sujos, de modo que tive de comer com colher, a única peça disponível. À tarde, vou à sede de um grande jornal conversar com um jornalista que faz reportagens sobre a cidade. Eu o encontro em meio a uma entrevista com um importante cantor-compositor popular que nasceu e se criou no mesmo bairro em que estou morando. Compartilho com eles a análise antropológica que estou desenvolvendo sobre a vida cotidiana no bairro com base em minhas observações e conversas com os moradores. Minhas conclusões são contestadas pelos dois. Cada um apresenta sua interpretação própria da vida no bairro. Todas me parecem razoáveis, bem fundadas em observações e vivências de muito tempo no local.

Julgue o item subseqüente, referentes às práticas culturais no contexto urbano, considerando o caso hipotético acima apresentado.


Trabalhando em contextos urbanos, a tarefa do antropólogo consiste basicamente em transformar o exótico em familiar. Trabalhando em sociedades indígenas, o dever do antropólogo é transformar o familiar em exótico.

Alternativas

ID
4118512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Quanto à questão racial no Brasil, julgue o item que segue.


Gilberto Freyre contribuiu para a criação e manutenção do mito da democracia racial brasileira com seu esforço por demonstrar a convivência entre as “três raças”. Por sua vez, Florestan Fernandes trabalhou para a desmontagem teórica desse mito.

Alternativas

ID
4118515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Quanto à questão racial no Brasil, julgue o item que segue.


Uma das grandes polêmicas entre os cientistas sociais que tratam das relações sociais no Brasil gira em torno de saber se o racismo está ligado à natureza estamental da estrutura social brasileira ou à natureza do sistema religioso que é hegemônico no Brasil.

Alternativas

ID
4118518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Quanto à questão racial no Brasil, julgue o item que segue.


A interpretação de Oracy Nogueira para a questão racial no Brasil buscou na cultura uma chave explicativa e tratou a raça como um fato social total, na melhor tradição maussiana.

Alternativas

ID
4118521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Quanto à questão racial no Brasil, julgue o item que segue.


A desmontagem teórica do mito da democracia racial não significa que ele desapareceu ou não deva ser mais objeto de atenção teórica. Para os antropólogos, o mito é um conjunto de idéias e valores que orienta a percepção do mundo e de posicionamento nele. Por isso, a insistência em tomá-lo como questão importante vai além de sua desmontagem; significa também recuperar as formas de sociabilidade nas quais se manteve o princípio de classificação hierárquica sustentado por relações de intimidade.

Alternativas

ID
4118524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca do campo da antropologia política.


A coletânea organizada por Fortes e Evans-Pritchard chamada Sistemas Políticos Africanos representa um marco da antropologia política porque seus autores propuseram pela primeira vez uma abordagem hermenêutica para o estudo dos sistemas políticos africanos.

Alternativas

ID
4118527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca do campo da antropologia política.


Os primeiros esforços da antropologia inglesa para tratar sistematicamente o domínio político produziram a dicotomia, que se tornou clássica na Antropologia, entre sociedades sem Estado e sociedades com Estado.

Alternativas

ID
4118530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca do campo da antropologia política.


Por meio dos rituais de rebelião, muitas sociedades africanas dão expressão às contradições inerentes à ordem política, sem contudo transformá-la. Trata-se de uma forma simbólica de sancionar a ordem política existente.

Alternativas

ID
4118533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca do campo da antropologia política.


Entre os Kachins, estudados na obra clássica de Edmund Leach chamada Sistemas Políticos da Alta Birmânia, a estrutura política é pendular, variando entre dois modelos ideais: o gumsa (uma ordem política aristocrática) e o gumlao (uma ordem igualitária e democrática).

Alternativas

ID
4118536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca do campo da antropologia política.


A indistinção entre o domínio político e o domínio doméstico e, com isso, a impossibilidade teórica de uma antropologia política constituíram um argumento defendido vigorosamente em toda obra de Fortes.

Alternativas

ID
4118539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca do campo da antropologia política.


Nas monografias de Evans-Pritchard e Edmund Leach sobre os Nuer e os Kachins, respectivamente, observa-se uma reflexão acerca das relações entre o meio ambiente e a estrutura política. Nas duas obras, os autores demonstram que as condições físicas do ambiente determinam a estrutura política da sociedade.

Alternativas

ID
4118563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

No que se refere às contribuições de Roberto Cardoso de Oliveira sobre o contato interétnico na sociedade brasileira, julgue o item subseqüente.


A dimensão política do contato interétnico não se resume à dicotomia dominador-dominado (usualmente sob a forma da dicotomia sociedade nacional-sociedade tribal). Ela deve levar em conta, ainda, as contradições e tensões existentes no interior dos grupos em contato.

Alternativas

ID
4118566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Julgue o seguinte item, referente à teoria antropológica.


Em Antropologia, o estruturalismo francês está associado à teoria da descendência nos sistemas de parentesco; a escola britânica de antropologia social está associada à teoria da aliança.

Alternativas

ID
4995817
Banca
UFPR
Órgão
CBM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Antropologia
Assuntos

Considere o seguinte excerto da obra O povo brasileiro, do antropólogo Darcy Ribeiro:


A classe dominante empresarial-burocrático-eclesiástica, embora exercendo-se como agente de sua própria prosperidade, atuou também, subsidiariamente, como reitora do processo de formação do povo brasileiro. Somos, tal qual somos, pela forma que ela imprimiu em nós, ao nos configurar, segundo correspondia a sua cultura e a seus interesses. Inclusive, reduzindo o que seria o povo brasileiro, como entidade cívica e política, a uma oferta de mão-de-obra servil. Foi sempre nada menos que prodigiosa a capacidade dessa classe dominante para recrutar, desfazer e reformar gentes aos milhões. Isso foi feito no curso de um empreendimento econômico secular, o mais próspero de seu tempo, em que o objetivo jamais foi criar um povo autônomo, mas cujo resultado principal foi fazer surgir como entidade étnica e configuração cultural um povo novo, destribalizando índios, desafricanizando negros e deseuropeizando brancos. Ao desgarrá-los de suas matrizes, para cruzá-los racialmente e transfigurá-los culturalmente, o que se estava fazendo era gestar a nós brasileiros tal qual fomos e somos em essência. Uma classe dominante de caráter consular-gerencial, socialmente irresponsável, frente a um povo-massa tratado como escravaria, que produz o que não consome e só se exerce culturalmente como uma marginália, fora da civilização letrada em que está imerso.

(RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1995. p.178-179.)


Levando em consideração a hipótese do autor, em relação à formação da sociedade brasileira, às dinâmicas sociais e às formas de dominação, é correto afirmar:

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