SóProvas



Questões de Os Elementos do Estado: População x Povo; Território; Finalidade; Nação; Soberania


ID
2705452
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

Julgue o item a seguir quanto ao pós-estruturalismo.


O pós-estruturalismo francês das décadas de 60 e 70 do século passado sofreu forte influência do filósofo Nietzsche.

Alternativas

ID
2717626
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

A conquista do Estado com o predomínio do poder soberano indica que o processo foi concretizado pela força, na concepção de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    O famoso Leviatã.

  • O surgimento do Estado dotado de poder soberano implica o uso da força porque sugere que um determinado grupo, dotado de vantagens em relação a outros grupos de indivíduos em um território, sejam vantagens econômicas ou militares, se impôs em relação aos demais estabelecendo regras que sujeitem todos ao Estado.

    Um Estado Soberano hoje deve ser dotado de força ostensiva (as polícias), para controle e segurança da população, e força militar, para imposição de limites a outros Estados Soberanos.


ID
2822359
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

(...) tem-se sempre, de um lado, o saber formulado intelectualmente, e de outro um estado de coisas que deve ser apreendido sob ele, e esse subsumir, esse produzir da relação entre a mera percepção ou constatação do estado de coisas e a estrutura conceitual de nosso saber se chama a sua explicação teórica.

(HORKHEIMER, Max. “Teoria tradicional e teoria crítica”. In: Max Horkheimer - Gesammelte Schriften. Frankfurt am Main: Fischer, 1988 [1937], v. 4, p. 167).


A teoria crítica da sociedade, desenvolvida por Max Horkheimer, Adorno e outros membros da “Escola de Frankfurt”, compreendeu a relação entre sujeito e objeto:

Alternativas
Comentários
  • Gab: B


ID
3748942
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

Para o reconhecimento do Estado perfeito se faz necessário a presença de três elementos constitutivos. NÃO é um deles:

Alternativas

ID
4853431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

Acerca da conceituação doutrinária de sociedade civil e de Estado, julgue o item a seguir.


De forma sintética, para o filósofo Norberto Bobbio, a sociedade civil compreende a esfera de relações entre indivíduos, classes e grupos sociais não reguladas pelo Estado.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Segundo Norberto Bobbio, "Na linguagem política de hoje, a expressão "sociedade civil" é geralmente empregada como um dos termos da grande dicotomia sociedade civil/Estado. O que quer dizer que não se pode determinar seu significado e delimitar sua extensão senão redefinindo simultaneamente o termo "Estado" e delimitando a sua extensão. Negativamente, por "sociedade civil" entende-se a esfera das relações sociais não reguladas pelo Estado, entendido restritivamente e quase sempre também polemicamente como o conjunto dos aparatos que num sistema social organizado exercem o poder coativo". (BOBBIO, Norberto. Estado, Governo e Sociedade: Para uma teoria gera da política. Editora Paz e Terra. p. 33.)

  • Uma forma de definir a sociedade civil, seria dizer que é a sociedade organizada pelo mercado. Ou que a sociedade civil é o próprio mercado. Este tipo de definição é interessante, mas leva a confusões; Na verdade, a sociedade civil incorpora a vida familiar, que é regulada pelo Estado através do direito civil, e pela vida produtiva ou econômica, que é regulada pelos mercados e pelo Estado. Conforme Bobbio ensina, "negativamente por sociedade civil entende-se a esfera das relações sociais não reguladas pelo Estado".

  • Se pensarmos nos dias atuais, o que o estado mais faz é nos controlar, proibir até de trabalhar.