SóProvas



Questões de Portaria nº 773 de 2015 - Concessão de Credenciais de Acesso aos Sistemas de Informação


ID
2555941
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

A Portaria nº 773/2015 dispõe sobre a concessão de credenciais de acesso aos sistemas de informação, recursos computacionais e de rede no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul. Acerca da referida Portaria, analise as assertivas a seguir:


I. É obrigatório o uso de identificador personificado aos usuários administradores, independentemente do sistema de informação ou recurso computacional administrado, garantindo sua rápida identificação nos registros e trilhas de auditoria.

II. A quantidade de usuários de nível “Administrador” deve ser o mínimo possível, sendo destinados somente aos funcionários que realmente necessitem de tal nível de acesso para consecução de suas atribuições técnicas profissionais.

III. A Secretaria de Tecnologia da Informação é a única área autorizada a possuir funcionários com nível de acesso “Administrador”, sem exceções.

IV. Não será permitido que usuários externos a Secretaria de Tecnologia da Informação, e que não possuam atribuição específica para administrar sistemas de informação ou recursos computacionais, possuam o nível de acesso de “Administrador” dos computadores fornecidos pelo Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul para seu uso laboral.


Assinale a alternativa que indica apenas as assertivas CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • A questão exigiu conhecimentos sobre a Portaria nº 773 de 2015, que dispõe sobre a concessão de Credenciais de Acesso aos Sistemas de Informação, recursos computacionais e de rede no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul.

     

    Vejamos:

     

    I) CERTO. Literalidade do art. 32:


    Art. 32. É obrigatório o uso de identificador personificado aos usuários administradores, independentemente do sistema de informação ou recurso computacional administrado, garantindo sua rápida identificação nos registros e trilhas de auditoria.

     

    II) CERTO. Literalidade do art. 32, § 1º:


    Art. 32, § 1º A quantidade de usuários de nível “Administrador” deve ser o mínimo possível, sendo destinados somente aos funcionários que realmente necessitem de tal nível de acesso para consecução de suas atribuições técnicas profissionais.

     

    III) ERRADO. Há exceções, nos casos estritamente necessários para a consecução da Missão do PJMS, devidamente autorizados pelo gestor do sistema de informação, mediante assinatura de termo de compromisso, vejamos:


    Art. 32, § 3º A Secretaria de Tecnologia da Informação é a única área autorizada a possuir funcionários com nível de acesso “Administrador”, salvo os casos estritamente necessários para a consecução da Missão do PJMS, devidamente autorizados pelo gestor do sistema de informação, mediante assinatura de termo de compromisso.

    IV) CERTO. Literalidade do art. 32, § 2º:


    Art. 32, § 2º Não será permitido que usuários externos a Secretaria de Tecnologia da Informação, e que não possuam atribuição específica para administrar sistemas de informação ou recursos computacionais, possuam o nível de acesso de “Administrador” dos computadores fornecidos pelo PJMS para seu uso laboral.

     

    Logo, gabarito correto, alternativa A.