SóProvas



Questões de Diretriz De Procedimento Permanente n.º 037/2015/CMDO G


ID
2488018
Banca
PM-SC
Órgão
PM-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Assinale a alternativa correta, de acordo com o previsto na Diretriz de Procedimento Permanente nº 037/2015/CMDO G e na Apostila de Documentos Operacionais - CFSd 2016:

Alternativas
Comentários
  • a) não lavra-se BO-TC em casos de violência doméstica, será BO-COP ou BO-PA.

    b) nos casos de crimes militares, terá o código penal militar descrevendo os crimes propriamente militares, isso não quer dizer que militares não possam cometer alguma contravenção penal que seja caso de BO-TC.

    c) V

    d) não lavra-se BO-TC para menor de idade. 

    e) a PMSC confecciona o BOAT sim em estacionamentos de universidades, shoppings, e supermercados, pois são locais privados mas abertos ao público.


ID
2488030
Banca
PM-SC
Órgão
PM-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Sua guarnição de serviço foi acionada para atender uma ocorrência em que Julieta havia acabado de ser ameaçada de morte por seu vizinho Romeu. Essa ameaça foi presenciada por Willian, um outro vizinho que acabou chamando a polícia. Ao chegar no local da ocorrência, sua guarnição se deparou com Willian e com Julieta, que confirmaram o ocorrido. Romeu não estava mais no local, o mesmo fugiu e não mais foi encontrado naquele dia. Qual a alternativa que indica as providências corretas a serem adotadas, conforme o previsto na Diretriz de Procedimento Permanente nº 037/2015/CMDO G e na Apostila de Documentos Operacionais - CFSd 2016:

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada, hoje não é mais necessário acionar a PC nesses casos.

  • Gab C.

    Mas contribuindo com o colega Jefferson, realmente encontra-se desatualizada.

    c) Boletim de Ocorrência na forma de Comunicação de Ocorrência Policial (BO-COP) Documento operacional destinado ao registro e encerramento de ocorrência de comunicação de qualquer tipo de infração penal (crimes ou contravenções), não importando o grau da ofensividade (maior ou menor potencial ofensivo), desde que não estejam presentes as condições que permitam a lavratura do Termo Circunstanciado ou a Prisão/Apreensão de Adolescente.

    Fonte: DIRETRIZ DE PROCEDIMENTO PERMANENTE N.º 037/2019/CMDO G

    Art. 17. Nos casos de ocorrência dos crimes abaixo elencados, desde que não seja caso de encaminhamento de pessoas ou bens/objetos à Delegacia de Polícia, a central de operações da Polícia Militar deverá dar conhecimento concomitante à Delegacia de Polícia Civil da área, por meio de ligação telefônica:

    I – Homicídio doloso consumado e tentado;

    II – Latrocínio consumado e tentado;

    III – Tráfico de substâncias entorpecentes;

    IV – Roubo a banco;

    V – Sequestro ou Cárcere privado;

    VI – Extorsão;

    VII – Crimes praticados por organizações criminosas ou associações criminosas

    Fonte: Portaria 85 SSP/SC 2019

  • Atualmente a resposta seria a letra A, arrolando a mulher como vítima e o vizinho como testemunha.