SóProvas



Questões de Lei nº 10.972 de 2004 - Autoriza o Poder Executivo a Criar a Empresa Pública Denominada Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia - HEMOBRAS e Legislação Específica


ID
1274395
Banca
FCC
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Decreto nº 5.402/2005, a HEMOBRÁS contará com uma Procuradoria Jurídica, órgão responsável pela execução, supervisão e coordenação das atividades jurídicas em geral, pelo assessoramento jurídico e a representação judicial. As licenças do Procurador-Geral serão concedidas

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Atualmente a questão se encontra desatualizada, tendo em vista que o Decreto nº 5.402/2005 foi revogado. Todavia, o atual regimento interno da HEMOBRÁS reza que "conceder férias aos seus membros e ao Procurador-Geral, conforme disciplinado pelo Conselho de Administração" é uma atribuição da Diretoria Executiva.

    Atente-se que o dispositivo fala em "férias", e não em licença. Mas essa é a atribuição mais próxima a do enunciado, por isso fiz questão de trazer ao debate.

  • REGIMENTO INTERNO DA HEMOBRÁS APROVADO PELA RESOLUÇÃO Nº 008/2011 – CADM. Alterações processadas – 2° Reunião Extraordinária do Conselho de Administração.

    Art. 10. A Diretoria-Executiva é órgão colegiado de execução, competindo-lhe:

    (...)

    XII - conceder férias aos seus membros e ao Procurador-Geral, conforme disciplinado pelo Conselho de Administração; 


ID
1274398
Banca
FCC
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei nº 10.972/2004, exercer o controle social da HEMOBRÁS é competência do

Alternativas
Comentários
  • gab: letra D

  • Gabarito: D.

    Lei nº 10.972, de 2 de dezembro de 2004 - Autoriza o Poder Executivo a criar a empresa pública denominada Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia - HEMOBRÁS e dá outras providências.

    Art. 13. A HEMOBRÁS sujeitar-se-á à fiscalização do Ministério da Saúde e entidades a este vinculadas, da Secretaria Federal de Controle Interno e do Tribunal de Contas da União.

    Parágrafo único. Compete ao Conselho Nacional de Saúde exercer o controle social da HEMOBRÁS, apontando ao Ministério da Saúde situações de desvirtuamento dos objetivos da empresa e de descumprimento das diretrizes do Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados - SINASAN.